Foto: Ilustrativa
A chegada do inverno sempre traz a vontade de resgatar a panela de fondue guardada nas prateleiras mais altas da cozinha. Afinal, quem resiste a pedacinhos de file-mignon envolvidos por creme de queijo quente ou frutas embebidas em chocolate derretido?
Mas e se fosse possível tornar essa delícia ainda mais saborosa? Pois é! Harmonizar o fondue com cervejas especiais é uma grande sacada para deixar a experiência gastronômica muito mais intensa e alguns estilos são perfeitos para tal combinação. Confira as possibilidades abaixo.
Fondue de queijo
O fondue com queijo pode ser feito com queijos mais leves, mais pesados ou com a mistura pronta do supermercado. Para cada caso, há uma cerveja específica que se encaixa melhor na harmonização. Se o fondue for feito com queijos mais pronunciados como o gorgonzola, o ideal é uma cerveja igualmente mais robusta como a Triple Secrets Des Moines. No estilo belgian trippel, o rótulo tem aroma frutado, sabor delicado, deliciosa acidez e equilíbrio perfeito com 8% de teor alcoólico.
Queijos mais adocicados como o Emmental ou Gruyere pedem uma cerveja mais leve e fácil de tomar. Estilos como o weiss, belgian ale, pilsen e blonde ale são os mais indicados. No estilo blonde ale, a Crew Republic Munich Summer, que é produzida com os lúpulos Tradition, Citra, Cascade, Comet, Amarillo e com os maltes Pilsener Malt, Munich Malt, Crystal Malt, cumpre a harmonização perfeitamente. A cerveja tem 22 IBU e 4,8% de teor alcoólico. Este rótulo também pode ser harmonizado com a mistura pronta de supermercado.
Fondue de chocolate com frutas
Para harmonizar o fondue com chocolate, a dica é uma cerveja mais encorpada, que tenha notas de torrefação e teor alocoólico mais elevado. A 8 Wired IStout, no estilo russian imperial stout, tem alto amargor e 10% de álcool, o que casa totalmente com a sobremesa, e o chocolate, por sua vez, destaca as características naturais da cerveja.
Fondue com molhos condimentados
Depois de fritos os pedaços de carne, é comum combiná-los com molhos condimentados, como o barbecue, mostarda, mango chutney etc. Nesses casos, a harmonização deve ser feita com uma cerveja mais lupulada e com teor alcoólico mais elevado, como é o caso da Fuller´s India Pale Ale, uma IPA com 5,3% de teor alcoólico, aroma floral e leve toque de lúpulos picantes que terminam num tom frutado. A Fuller´s IPA tem alto amargor, no entanto, o retrogosto não é agressivo, mas bastante refrescante.
Fonte: Noticia Expressa
(Post sugerido por Renan Santiago – Noticia Expressa. Você pode mandar as sugestões de pauta para o Papo de Brejeiro e Papo de Rockeiro através do email [email protected], com o assunto do nome da sessão, ou nos chame pelo INBOX da Fan Page do Facebook e Twitter!)