Foto: Divulgação


Três cervejas artesanais brasileiras foram consideradas as melhores do mundo dentro de suas categorias no World Beer Cup, o maior e mais prestigiado concurso internacional de cervejas, realizado anualmente pela Brewers Association, entidade que reúne as cervejarias independentes dos Estados Unidos. A premiação aconteceu dia 1º de maio, na cidade de Indianápoolis.

A cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), ganhou duas medalhas de ouro, nas categorias Belgian-Style Strong Specialty Ale, com sua Quadrupel 277, e na categoria Gose com a Canoa Quebrada. Já a Sim! Cerveja, de Campinas (SP), especializada em cervejas sem álcool, ganhou o prêmio máximo na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com o rótulo Melancia SOUR’n Salt.

Pelo segundo ano consecutivo os rótulos que recebem medalha de ouro na final da Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, ganharam inscrições para o campeonato estadunidense do ano seguinte. Dois deles já voltaram com medalha. Em 2024, a Canoa Quebrada foi considerada a melhor de sua categoria e a segunda melhor de todas as cervejas do Brasil. Em 2023, a cerveja Mandacaru Atômico, da cervejaria Caatinga Rocks, de Maceió (AL), foi a melhor de sua categoria no Brasil, no ano passado ela recebeu medalha de prata na categoria Specialty Berliner-Style Weisse no World Beer Cup.

“As premiações reconhecem a técnica das pequenas fábricas brasileiras, a criatividade dos cervejeiros e a diversidade de ingredientes. Nossa parceria com a Brewers Association permitiu que algumas de nossas melhores cervejas tivessem a oportunidade de representar o Brasil lá fora, valorizando o produto nacional, nossa cultura e gastronomia”, avalia do presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

As ganhadoras
A cervejaria 277 Craft Beer mostrou sua habilidade de produzir tanto bebidas leves quanto potentes. A Canoa Quebrada, inspirada no estilo gose alemão, é uma cerveja clara que leva maltes de trigo e cevada, recebeu adição do brasileiríssimo caju, tem baixíssimo amargor e é ácida e refrescante, com final salgado.

Já a Quadrupel 277 é escura e intensa e apresenta aroma de calda de frutas passas, lembrando principalmente tâmaras, ameixas e com notas de vinho do porto, consequência dos 12 meses de maturação em barril de Castanheira, previamente usado ne envelhecimento de cachaça. Recebe adição de melado e leva na receita maltes especiais e fermentação por levedura belga.

A Melancia SOUR’n Salt, da campineira Sim! Cerveja, mostra que sabor e refrescância andam juntas e reforça a tendência de crescimento de ofertas de cervejas sem álcool. O rótulo entrega acidez, sabor de melancia e um leve toque salgado, típico do Estilo Gose.

Fonte: OPA

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.