Devido a baixa na moeda rublo, que está sofrendo consequências é a Cervejaria Carlsberg que vem tendo perda no valor do mercado.
Em menos de um mês, a empresa perdeu cerca de US$ 2 bilhões no valor do mercado. Até o dia 17/12, já tinha caído 15%, com uma capitalização de mercado de 70 bilhões de coroas (US$ 12 bilhões). Segundo Trevor Stirling, isso se deve inteiramente a desvalorização do rublo, aonde a moeda teve uma perda de 27% de seu valor em relação ao euro.
A cervejaria gera um terço de seu lucro na Russia. E agora que está com o pior desempenho entre as quatro maiores cervejarias do mundo, a Carlsberg está buscando alternativas para compensar o impacto pela queda do rublo.
As ações da cervejaria haviam perdido 25% neste ano até o dia 17/12, ao contrario das outras três maiores do mundo, Anheuser-Busch InBev NV, a Heineken NV e SABMiller Plc, que tiveram um bom desempenho no mesmo período.
Em comunicado ao clientes, a empresa informa que se o rublo não se estabilizar, poderá cair ainda mais as ações. Uma boa tática para os investidores que estão usando a moeda que está em desvalorização como indicador-chave quando negociam ações da Carlsberg.
Fonte: Exame