fbpx

Esta semana o resumão cervejeiro do BeeRewind está rapidinho, bora ler o que separamos na edição 44? Começando com…

Fora da Caixinha

Foto: Divulgação

No dia 26 de Outubro, a Skol lançou o Pack ‘Fora da Caixinha’ que é uma parceria com o músico Wesley Safadão que traz um single inédito na compra da cerveja.  O lançamento celebra também o primeiro trabalho assinado por Safadão em um contrato de cocriação com a cervejaria. Depois de oito anos como embaixador da marca, o cantor agora passa a cocriar projetos até 2022, com a previsão de um novo produto por ano.

Para comprar: https://app.maga.lu/D1e1

Oktober em Casa

Cervejaria Brahma realizou uma ação inusitada em Blumenau para a entrega de chopp aos clientes no mês da festa mais germânica do Brasil. Algumas pessoas foram surpreendidas na porta de casa com uma banda alemã ao vivo.

Os consumidores foram selecionados após fazerem seus pedidos via Zé Delivery, que acaba de chegar ao município, e tiveram um gostinho do projeto Oktober em Casa. Utilizando o carro Badwolfpeia, um brinquedo da Planetapeia, um grupo de músicos acompanhou o motoboy na entrega – já agitando quem passava pelas ruas -, e quando o cliente aparecia para receber o produto, a festa não tinha fim. O intuito da ação da Cervejaria Brahma e do app Zé Delivery foi ajudar a manter o espírito da Oktoberfest vivo entre os moradores mesmo em um ano tão adverso como 2020.

Confira o vídeo:

https://youtu.be/X9pzHngpFAc

Estrella Galicia & Lúpulo da Espanha

Foto: Divulgação

O cultivo de lúpulo na Espanha ocorreu após o início da Primeira Guerra Mundial quando, diante das dificuldades de fornecimento dessa matéria-prima essencial para a produção das cervejas, o engenheiro agrônomo Leopoldo Hernández Robredo e o empresário José María Rivera implementaram a inédita plantação de lúpulo na Galícia. As primeiras sementes inglesas chegaram à Coruña em 1913, embora a experimentação do seu cultivo tenha começado em 1915, plantando, entre outras variedades, a golding ou golden, que era a mais produtiva.

Mas o crescimento da produção ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, atingindo o pico mais alto em 1963, com 240 toneladas de lúpulo seco colhido. Desse ponto em diante, a produção de lúpulo declinou até seu desaparecimento no início dos anos oitenta

A recuperação da cultura do lúpulo começou em 2004 como uma homenagem da Estrella Galicia ao seu fundador e pioneiro do cultivo em Espanha, José María Rivera. Dois anos depois, coincidindo com o centenário da empresa, realizou-se uma colheita comemorativa. A iniciativa cresceu e a marca promoveu o investimento sobre o cultivo desta planta e de outras matérias-primas utilizadas na produção de cerveja e outras bebidas que comercializa, como a sidra e o vinho.

Somente agora, em setembro de 2020, a Estrella Galicia completou a colheita da flor do lúpulo, planta trepadeira responsável pelo amargor da cerveja e com longa tradição na região de Betanzos. A colheita durou duas semanas e, através desta iniciativa, a Hijos de Rivera Inversiones Corporativas lidera, juntamente com o Centro de Investigação Agrária de Mabegondo (CIAM) e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), o projeto de recuperação desta safra tradicional da região.

Os participantes na campanha também plantaram quatro novas fazendas de lúpulo, que representam mais 13,6 hectares dedicados ao cultivo, aos quais se somam os nove hectares próprios cedidos pela Estrella Galicia. Este ano, adicionalmente, as instalações contam com um sistema de bombagem de água de poços com fornecimento de energia eléctrica através de painéis solares. A cervejaria pretende apostar nas energias renováveis no meio rural da região.

Novidade no Soul Botequim

O Soul Botequim, já tinha suas portas para o universo do vinho natural, e agora ampliou de maneira significativa seu cardápio de vinhos com pouca intervenção enológicas e pét nats.

Entre as novidades está a participação, no dia 06 de novembro, da feira Naturebas, que acontece todos os invernos há oito anos. Em 2020, excepcionalmente, devido à pandemia, ela cairá em plena primavera e aderiu a um novo formato, com eventos presenciais e virtuais que acontecerão durante quase um mês. O primeiro bar a participar e ser palco neste ano é o Soul Botequim. A ação legítima a ponte entre a cerveja e o vinho e conta com a participação do sommelier e responsável pelo boteco Humberto Ribeiro.

O evento, que acontecerá das 14h00 às 16h00, será uma degustação de vinhos naturebas em parceria com a Família Kogan Wines, empresa que importa e comercializa rótulos de vinhateiros.

Já a cerveja artesanal, um dos principais atrativos da casa, também não poderia ficar de fora e chega de uma forma exclusiva, borrando as linhas entre cerveja e vinho. A OCA Cervejaria apresenta neste mês sua Grape Ale Amantikir, um produto elaborado com a fusão de uma cerveja maturada em barris de carvalho francês do estilo Flanders Red e uvas Syrah da Vinícola Terrassos, localizada em Amparo SP na Serra da Mantiqueira. A novidade estará disponível durante a feira Naturebas no Soul Botequim .

Vendeu…

A catarinense Sunset Brew teve 80% de sua marca vendida para o grupo paulista Turn Assessoria e a Avoxx Tax, onde os sócios serão os majoritários da cervejaria, além dos próprios cervejeiros continuarem na empresa. A produção irá continuar em Santa Catarina mas também será feita em uma cervejaria parceira em São Paulo.

Lançamento

Bodebrown

Reprodução: Instagram

A cervejaria paranaense traz o novo rótulo, O Mundo, cerveja do estilo Paterbier, que são mais leves que uma Dubbel e Tripel.

Black Princess

A marca traz o rótulo Braza Hops, cerveja do estilo German Pilsen feita com lúpulos brasileiros cultivados no Centro Cervejeiro da Serra. Disponível no site Bom de Beer em quantidade limitada.

Blondine

Na celebração do Halloween, a cervejaria trouxe Gostosuras! Desta vez foi o rótulo Candy, uma Fruit Beer com adição de Amora e Morango. Disponível para todo o Brasil.

Qual eu Bebo?

A degustação da semana é com o rótulo da Lohn Beer feito com lúpulo brasileiro. (clique aqui)

Atualizado? Semana que vem voltamos com mais resumão!

Cheers!

#BRWD44

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.