Se liga que chegou a sexta edição do BeeRewind e claro que as notícias e novidades do mundão cervejeiro estarão resumidos por aqui. Começando…
Carnaval 2020
O momento esperado pelo público também da cerveja está chegando e algumas delas já estão preparando seus eventos, são elas…
Wonderland Brewery
Intitulada de ‘O Bloco da Alice’, a cervejaria está preparando diversas ações para o Carnaval a partir do dia 14 no Rio de Janeiro. A marca entra no ar o Mapa dos Blocos, que terá indicações de local e data dos principais blocos do Rio de Janeiro, além de indicações de bares próximos a cada festa que vendem Wonderland Brewery. No Instagram da cervejaria, o concurso de fantasias “Quem é Você?” premiará semanalmente os figurinos mais criativos. Além disso, até o dia 8 de março acontece a promoção Sorte da Rainha, uma raspadinha que distribuirá cerca de 800 prêmios Wonderland Brewery para os boêmios sortudos. As comemorações de carnaval incluem ainda um grande baile cervejeiro com bateria de bloco no dia 19/02, no Booze Bar da Lapa.
Krug Bier
Além do CarnaKrug, a cervejaria de BH irá patrocinar diversos blocos de Carnaval na cidade, dentre eles estão o pré-carnaval “Si Liga” está marcado para o dia 15 de fevereiro (sábado), no Mercado de Santa Tereza, a partir das 11h e, no domingo (16/02), às 22h, no dia 22 de fevereiro o Festival DaFlor com as presenças de Nando Reis, banda Melim, Velotrol, Banda Ca$h e DJ Junio Assisi, das 14h às 23h, no Mirante São Bento e o Domingo e Segunda oficial do Carnaval na 3ª Edição do Bloco do Marcão, no Mirante Raja, das 12h à 0h.
Cervejaria Nacional
Nos dias 22, 24 e 25 a Nacional programou diversas ações para os foliões que irão passar o Carnaval em São Paulo. A concentração começa no sábado, dia 22, às 12h00 com a 2a edição do Bloco do Concentra, mas não sai, com feijoada servida no dia até as 16h. No mesmo dia, terá o lançamento da Folia American Lager, feita com laranja e a Yara Pilsen com Jambu. Os foliões também poderão adquirir um porta copos de plastico de 400 ml para levar as novas cervejas nas ruas.
Na segunda, dia 24, a casa abrirá das 16h às 23h servindo suas duas novas cervejas e os combos de hambúrgueres, com música ao vivo. Na Terça, 25, com o mesmo horário de funcionamento e disponibilidade de combos, a casa recebe o DJ Jean Rebeldia tocando brasilidades, das 16h30 às 20h30.
Podcast
A Cervejaria Avós lançou na última semana o primeiro EP do Podcast ‘De Papo com a Véia’. Logo na sua estreia, a entrevista foi feita com o sócio do EAP – Empório Alto dos Pinheiros, Paulo Almeida. Confira:
Horário ampliado
Para quem conhece ou quer conhecer o Tap Haus da Bodebrown em Curitiba, agora o local terá seu horário expandido. partir de agora, o público pode aproveitar a estrutura, equipada com 20 torneiras de chope, de terça-feira até domingo. A Pizzaria Funiculare, instalada no local com receitas do premiado chef Dudu Sperandio, também traz boas novas: ampliou o cardápio e inaugurou Delivery próprio.
O novo horário de atendimento do Tap Haus e da Funiculare é o seguinte: de terça-feira a quinta das 18h às 23h, sexta das 17h às 23h, sábado das 10h às 23h e domingo das 18h às 23h. O Growler Day continua acontecendo exclusivamente sextas e sábados.
Recorde!
A edição de 2020 do Concurso Brasileiro da Cerveja irá contar com 634 marcas inscritas de 22 estados brasileiros. O número de cervejarias é 25% maior do que em 2019. Serão 3.284 amostras avaliadas.
Foram inscritas amostras em 146 estilos. Assim como nos anos anteriores, a India Pale Ale (IPA) será a mais disputada: são 235 concorrentes. O primeiro estilo brasileiro, Catharina Sour, está em segundo com 157 amostras. Seguem a lista: APA (132), Lager (108) e Wood- and Barrel-Aged Beer (102).
Entre as categorias, 435 são cervejarias, 160 são marcas ciganas e 39 são brewpubs. Geograficamente, o maior número de cervejarias inscritas está em São Paulo, seguido de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O julgamento acontece de 7 a 9 de março, em Blumenau (SC) e a premiação será no dia 10 de março. O concurso é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).
Corrão!
Está acabando as inscrições para o curso de Mestre Cervejeiro da Escola Superior de Cerveja e Malte que acontece em 2 de março até 11 de dezembro em Blumenau. O egresso terá duplo reconhecimento: diploma de Técnico em Cervejaria e certificado de Mestre Cervejeiro.
Na grade curricular do Mestre Cervejeiro estão todos os processos que envolvem uma cervejaria, desde maltaria, ingredientes até finalização e envase. A capacitação tem carga horária de 1,4 mil horas, sendo 1,2 mil horas aulas e 200 horas de estágios práticos, no qual o aluno vivenciará o dia a dia de uma fábrica.
Inscrições: https://www.cervejaemalte.com.br/curso/mestre-cervejeiro
Inaugurou
A Eisenbahn inaugurou na última semana em Porto Alegre seu primeiro bar conceito dentro da Fábrica do Futuro, coworking integrado com vários hubs de tecnologia, música e arte.
O bar é considerado conceito por possuir uma arquitetura única no Brasil, em estrutura térmica que lembra um vagão de trem. A composição está montada no pátio da Fábrica do Futuro e vai oferecer diversos tipos de cervejas, chope, drinks e sanduíches desenvolvidos com Eisenbahn, além de bebidas não alcoólicas.
Nova identidade
A Science Of Beer lançou sua nova identidade visual em seus 10 anos de existência. Conhecimento e troca de experiências, inovação, tecnologia e educação são algumas das palavras-chave que nortearam a criação da nova identidade, que passa a ser um guarda-chuva abrigando, além dos cursos e viagens cervejeiras, eventos e concursos voltados para aumentar, ainda mais, a profissionalização do mercado da cerveja.
A nova identidade também foi idealizada pensando no coletivo, em diversificar o estudo da cerveja e trazer não só mais mulheres para o mercado, mas também pessoas que historicamente não tiveram oportunidade de estudar cerveja – seja por preconceito da área, como é o caso de negros, indígenas e LGBTQI, seja por falta de estrutura econômica.
Concurso
A Cerveza Patagônia está realizando um concurso cultural para que um seguidor de suas redes sociais faça parte da comitiva brasileira que vai acompanhar a Colheita de Lúpulos 2020.
Para participar, o seguidor deve postar uma foto em seu feed do Instagram, em modo público, com o tema de aventura e exploração, marcando o perfil da Cerveza Patagonia e dizendo porquê seu perfil deveria ser selecionado para acompanhar a Colheita de Lúpulos na Argentina, seguido da hashtag #colheitadelupulospatagonia.
O ganhador, ganha o traslado de sua residência em qualquer lugar do Brasil, passagens aéreas para a Argentina, hospedagem em hotel e visita à fazenda de lúpulos. É possível realizar quantas publicações desejar, aumentando suas chances. A promoção encerra às 23h59 do dia 15 de fevereiro de 2020, e o resultado será divulgado no dia 16 no Instagram da marca (@cervezapatagonia.br). A viagem ocorre de 26, Quarta-feira de Cinzas, a 29 de fevereiro.
Para mais informações, consulte o regulamento do concurso: http://www.cervezapatagonia.com.br/concurso
Chuvas em BH
As unidades do Mr. Hoppy e Porks e Quermesse, em Belo Horizonte, realizaram uma ação conjunta para receber doações para as vítimas das chuvas na capital. Todos que ajudaram ganharam como agradecimento, um copo do chope Verace Pilsen. (clique aqui)
Chegando em SP!
Quem desembarca na capital paulista é a carioca Brewhood com sete rótulos e dois eventos especiais. Dia 11/02 no EAP e 13/02 no Soul Botequim. A cerveja foi criada no Texas mas nasceu no Rio de Janeiro.
Os rótulos que estarão em São Paulo são: Julie Tropical (Sour com frutas amarelas), Julie Wild (Sour com frutas vermelhas), Texas Oil (Black IPA), Pine Haze (Double NE IPA), Alpine Haze (Double NE IPA), Black Brunch (Imperial Porter com café) e a Coconut Candy (Imperial Porter com Coco queimado).
Lançamentos
Legacy Of Kain & Contrabando
O grupo lançou a limitada 41, uma Weiss em parceira com a paulista Contrabando. (clique aqui)
OCA
Já em clima Carnavalesco, a cervejaria lança dois novos rótulos, Ajubá e Guapuru. (clique aqui)
Cervejaria Nacional
Sucesso em 2015 e 2016, a colaborativa entre a Nacional e Blondine está de volta! É a Pé Vermeio, uma American Amber Ale com 6,5% ABV e 40 IBU. O lançamento acontece no dia 10 de fevererio na Cervejaria Nacional.
Bar do Cofre SubAstor & Blondine
O bar que fica embaixo do saudoso Banespa, ou melhor, Farol Santander no Centro de São Paulo, lançou na semana a cerveja em colaborativa com a Blondine. Serão três rótulos, Lager, Session IPA e Witbier. Ambas também terão drinks especiais feito com a cerveja no local. Bora?
Ver essa foto no Instagram
Cerveja Artesanal em debate
No último dia 5 de fevereiro a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Cervejeira realizou uma reunião extraordinária em Belo Horizonte (MG), para discutir sobre o caso da Cervejaria Backer.
O encontro contou com a presença de representantes do Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Sindbebidas.
Na ocasião, foi apresentada uma análise em mais de 100 rótulos vendidos em Minas Gerais, sendo eles nacionais, artesanais e importadas. O estudo, realizado pelo Mapa, concluiu que nenhuma das bebidas teve contaminação com dietilenoglicol.
Para Carlo Lapolli, presidente da Câmara Setorial e da Abracerva, isso mostra que esta crise é restrita à Cervejaria Backer.
A reunião também foi base para realizar algumas conclusões sobre o mercado artesanal e seus cuidados, apontados por Carlo Lapolli, presidente da Câmara Setorial e da Abracerva. São eles:
1 – Trata-se de uma situação restrita à Backer. “Não podemos permitir que essa crise coloque em cheque a qualidade da cerveja artesanal. Este foi um acontecimento inédito e totalmente isolado”, afirma o presidente da entidade.
2 – Segundo a análise feita pelo Mapa, as demais marcas comercializadas em Minas Gerais – sejam fabricadas ou não na região – estão livres de dietilenoglicol e monoetilenoglicol.
3 – Para Lapolli, este é o momento de revisar processos. “Precisamos estar cada vez mais atentos à segurança alimentar, reavaliar processos de controle de qualidade, analisar melhor os fornecedores para que situações como esta não se repitam”, comenta.
4 – A Abracerva se comprometeu em planejar novas ações de fomento a criação de plano de gestão de qualidade.
5 – É importante discernir a verdade das fake news. “Muitas questões foram levantadas durante a crise e é imprescindível que saibamos separar o que é real do que não é. Desde da criação de uma marca, registro, até o processo de produção da bebida, tudo é avaliado e fiscalizado pelo Mapa, tanto para uma marca independente como para a comercial (aquelas ligadas a multinacionais). Isso precisa ficar claro. A cerveja artesanal vem conquistando espaço no mercado justamente pela qualidade do produto e é isso que sempre prezamos dentro desse setor”, afirma Lapolli.
#RockBrejaNosRolê
Bora conferir alguns Pubs de SP que valem a pena a visita? (clique aqui)
Caso Backer
Ainda estamos acompanhando como andas o desfecho do triste caso que aconteceu com a cervejaria em Minas Gerais. Na semana houve novas atualizações sobre o ocorrido. Confira:
- O número de vítimas chegou a 31, sendo 4 casos confirmas sendo 1 morte, 27 casos suspeitos sendo 5 mortes.
- Ao todo são 41 lotes de cerveja da Backer que encontrou a substância.
- Não há previsão de conclusão do caso e a cervejaria continua fechada para o público.
- Backer ampliou seu atendimento as famílias e vítimas com novos casos aparecendo.
Saideira…
Na última semana houve um caso bem peculiar pela marca Hering no qual ela estava vendendo uma camiseta com os dizeres ‘Que se Dane a Cerveja Artesanal’. O climão chegou ao mercado artesanal e gerou um buzz grande nas redes sociais que grande perfis cervejeiros fizeram questão de marcar a empresa para alertar o assunto.
Horas depois a Hering se posicionou informando a remoção da camiseta e o pedido de desculpas ao público. Que Torta de Climão!
A camiseta….
A nota…
Atualizado! Semana que vem temos mais notícias e novidades no mundão cervejeiro!
Cheers!
#BRWD06