Há poucos meses, Brunno Monteiro lançou seu mais recente clipe, “Desperto”, voltado para a gravação que consta no lado b do seu “Compacto”, vinil de 7” que antecipa o formato e canções de seu próximo disco. O vídeo, gravado em uma fábrica abandonada no Rio, trazia bailarinos envoltos em luzes e criava a ambiência exata para a gravação que contou com participação de Lucas Vasconcellos e produção de JR Tostoi. Os synths, o arranjo suspenso, os ruídos, tudo se encontrava. Agora, perto de lançar seu segundo disco, o artista lança novo vídeo. A música é a mesma (Desperto), mas a gravação base para o material é a versão lado a da canção, que consta no “Compacto”. Com pegada mais intensa e roqueira, a gravação ganhou registro também na medida: ao vivo, em estúdio, com a banda que o acompanha.
> Confira o vídeo inédito: “Desperto” – lado a – ao vivo em estúdio:
> Assista também o clipe para a versão lado b de “Desperto”:
Sobre o “Compacto” e a gravação dupla:
Meses atrás, Brunno Monteiro não sabia exatamente como arranjaria as canções que havia feito para seu próximo trabalho. Querendo explorar mais a pegada ao vivo de sua banda, que ele viu funcionar ao longo da dezena de shows que fez de seu primeiro disco, mas também com o desejo de investigar sonoridades mais suspensas e experimentais, o artista definiu a estética do seu segundo álbum, com lançamento previsto para o meio do ano. Teria parte das canções resolvidas ao vivo, com a banda, numa pegada com vigor roqueiro, e outra parte explorada com recursos de estúdio, com experimentações de pós produção. Mas antes de lançar o disco, o artista resolveu testar esse caminho em “Compacto”, vinil de 7” que traz três gravações de duas canções inéditas. No lado a gravou “Desperto” ao vivo, em estúdio, com baixo, bateria, guitarras e teclado. Além dela, também registrou “Sem meandros”, outro rock sob essa formação. Já no lado b, quis repetir “Desperto”, mas dessa vez sob uma leitura menos direta: convidou Lucas Vasconcellos e, sob produção de JR Tostoi, experimentou synths e uma série de texturas que ralentaram a gravação.
Seu próximo disco, com lançamento previsto para o meio do ano, tem essa mesma organização: parte dele se dá dentro de uma dinâmica firme, crua, pautada por sua orientação roqueira. A outra metade do álbum tem tom minimalista, colocando a canção sob camas experimentais.
Ouça “Compacto”:
https://soundcloud.com/escutebrunnomonteiro/sets/brunno-monteiro-compacto-2015
Fonte: Dobra