A Brahma Extra, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), inicia nesta semana a primeira turma do curso de “Sommeliers Extraordinários”.
A turma conta 20 alunos matriculados. São pessoas de diversas localidades do país, com profissões variadas e até universitários. Como é o caso do fotógrafo João Maia, de 42, responsável pelo site Fotografia Cega e único profissional com deficiência visual a fotografar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ou mesmo o universitário Carlos Eduardo, de 25, que perdeu quase toda a visão por conta de uma leucemia, mas segue estudando.
A adaptação inclui desde a tradução das apostilas para os formatos Braille e digital acessível, até taças do curso com Braille em sua base. A infraestrutura do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), local das aulas, também foi adaptada com um chão tátil para orientação dos alunos. Isso sem contar a impressão de uma maquete 3D que ilustra uma cervejaria. Para melhor amparar os estudantes, os professores contaram com um treinamento prévio da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Na fase de desenvolvimento do curso, em abril, uma turma de cinco alunos participou de todo o processo. Eles passaram por análises sensoriais, aulas de história da cerveja, degustações e puderam testar alguns dos materiais desenvolvidos especialmente para eles. Os interessados em participar da próxima turma podem registrar interesse no site https://www.brahma.com.br/campanhas/sommeliers-extraordinarios.
Fonte: InPress