Gastronomia, cultura ferroviária e cervejas artesanais, três temas tão ricos como apaixonantes, se reúnem no evento “Gastronomia sobre trilhos”, que a Bodebrown e a Serra Verde Express realizam no dia 3 de maio, às 20h, na Estação Rodoferroviária de Curitiba. A programação traz mini passeio de trem e jantar temático inspirado na culinária belga, harmonizado com cervejas da Bodebrown. Entre elas, o mais novo lançamento da premiada cervejaria curitibana, a Ferrovia Curitiba-Paranaguá 140 anos.
O valor do jantar, incluindo a harmonização com cervejas da Bodebrown, é de R$ 389 por pessoa. Ingressos podem ser adquiridos no seguinte link: www.serraverdeexpress.com.br/train/gastronomia-sobre-trilhos
Esta é mais uma ação colaborativa da Bodebrown com a Serra Verde Express, que juntas, realizam há mais de 10 anos o já consagrado Beertrain. Agora, com o “Gastronomia sobre trilhos”, as duas marcas querem oferecer mais do que um jantar, uma experiência completa ao público.
Cerveja, história e ferrovia
O evento começa com uma recepção ao som de jazz e degustação da cerveja FruttiSour. Em seguida, os passageiros embarcam no trem da Serra Verde para um mini tour de trem. A bordo, serão servidos queijos e frutas secas, harmonizados com um segundo rótulo, a Blanche de Curitiba.
Na volta, uma estrutura especial montada na plataforma recebe o jantar harmonizado, que celebra a cultura da Bélgica, um dos principais países produtores de grandes cervejas artesanais. Como prato principal, será apresentado o Carbonade Flamande, um ensopado de carne bovina cozido na cerveja que está entre as instituições gastronômicas belgas. Com um sabor marcante, tradicionalmente é acompanhado por batatas fritas. Será seguido pela sobremesa Cocada artesanal.
Nas taças do jantar, quem estrelará a noite é a cerveja que a Bodebrown criou em parceria com a Serra Verde Express para comemorar os 140 anos da ferrovia Curitiba-Paranaguá. A novidade resgata o estilo Grisette e tem como diferencial o toque de mosto de uvas brancas, flertando com o mundo dos vinhos.
Grisette é um tipo de cerveja originário da região da Valônia, no sul da Bélgica, e ficou conhecida como a cerveja dos mineradores e metalúrgicos. “Na época, século XIX, a indústria ferroviária passava por grande expansão e aquela região belga era um dos epicentros da indústria dedicada aos trens e estrutura das estradas de ferro. Na construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, boa parte das pontes e viadutos de aço veio da Bélgica. Então resgatamos esta ligação histórica para criar a cerveja”, conta o CEO da Bodebrown, Samuel Cavalcanti.
“O nome grisette também tem uma história interessante: como os mineiros geralmente estavam cobertos de fuligem cinza, a cerveja que eles costumavam beber acabou sendo apelidada de ‘grisette’, que significa acinzentada em francês”, completa o cervejeiro. “Nossa receita tem 6,1% de álcool e traz 20% de mosto de uvas sauvignon Blanc”.
“A ferrovia Curitiba-Paranaguá é um ícone da engenharia do Brasil e por esses trilhos passaram vários ciclos econômicos do nosso país. A parceria com a Bodebrown é uma oportunidade única de resgatar a memória histórica e cultural da nossa região, celebrando a tradição ferroviária com inovação e gastronomia de alta qualidade. Com o Gastronomia Sobre Trilhos, a Serra Verde Express reforça seu compromisso com a preservação da história, a promoção do turismo e a valorização das experiências autênticas”, afirma Adonai Arruda Filho, Diretor Geral da Serra Verde Express.
Fonte: FC