Ícone do site ROCKBREJA

Beers On The Table dá dicas de como organizar uma degustação de cervejas

A cerveja é uma paixão nacional. Atualmente existem inúmeros rótulos artesanais nacionais, além de diversos importados.

Mas, com tantas marcas e estilos da bebida, como fazer boas escolhas e como realizar uma ótima degustação com os amigos?

Se você é daqueles que quer organizar um evento desse tipo e não sabe por onde começar, não se preocupe.

Fabrizio Grasso, diretor da importadora Beers On The Table, que comercializa mais de 60 cervejas importadas e mais de 20 rótulos artesanais nacionais, lista algumas dicas importantes principalmente para os iniciantes:

 

1-     Para quem começou a degustar cervejas diferenciadas há pouco tempo, é fundamental iniciar com as lagers (de baixa fermentação) alemãs e as pilsens tchecas. “Também é possível arriscar e colocar uma Weiss (de Trigo) ou uma Witbier”, recomenda Grasso.

2-     O ideal é escolher apenas quatro rótulos, cinco no máximo por degustação.

3-     Evite comprar os produtos já gelados, principalmente se você for viajar de carro. A oscilação de temperatura é um dos fatores que pode estragar ou alterar o sabor da cerveja. “Adquira a cerveja poucos dias antes do evento e o ideal é escolher os rótulos que estão nas gôndolas e levá-los para a geladeira no dia da degustação”, diz Grasso.

4-     A temperatura em que a cerveja é servida é muito importante. Pesquise se o produto deve ser servido pouco ou mais gelado.

 

Se ela estiver ‘Estupidamente Gelada’, será muito difícil você perceber os seus pontos fortes, pois esse fator altera a percepção dos receptores gustativos da língua.

As pilsens e as demais lagers claras, além das witbiers devem ser apreciadas em uma temperatura variável entre 0 e 4ºC, enquanto as de trigo claras e as lambics de frutas tem que ser servidas entre 5 a 7ºC.

A temperatura ideal para as lagers escuras, ipas, pale ales, amber ales, trigo escuras, porters, vienna e bock fica entre 8 a 12 º C. Já as trapistas, Strong Ales, Imperial Stout e as bocks mais fortes devem ser degustadas entre 13 e 15ºC.

 

5-     Entre uma cerveja e outra a dica é beber água ou comer pão para que os sabores e aromas de bebida não se confundam na boca.

6-     Para determinar a sequência de rótulos a ser servida, comece pelas de baixa fermentação e com teor alcóolico mais baixo. “Nunca comece a degustação com as cervejas de corpo alto ou muito lupuladas”, explica Grasso.

7-     Ter o copo ideal para cada tipo de cerveja também é importante. “Caso não seja possível, utilize um copo com boca larga para que seja possível analisar melhor a cerveja”, orienta o diretor da Beers On The Table.

 

Outra dica é trocar o copo quando for degustar o próximo rótulo. O copo deve estar limpo e sem qualquer tipo de odor para não afetar o sabor do produto.

 

8-     Pesquise quais são os petiscos e pratos que harmonizam com os estilos de cervejas que serão servidos. “As lagers claras e as de trigo combinam com qualquer tipo de comida e petisco”, ressalta Grasso.

9-     Nunca avalie uma cerveja quando você já bebeu vários estilos, pois a análise ficará comprometida.

 

O que avaliar?

Para cada cerveja degustada analise fatores como a aparência, o aroma do produto e a espuma.

“Confira a cor, a transparência e se a sua espuma é cremosa e se possui queda lenta ou rápida. Para avaliar o aroma, cheire a bebida após ter sido colocada no copo. Nessa etapa é possível averiguar o que é mais característico: os maltes, os lúpulos ou o cheiro de frutas e especiarias”, ensina o diretor da Beers On the Table.

Ao beber a cerveja estude pontos como: qual é o sabor predominante, se ela é amarga ou mais adocicada, se o álcool é muito perceptível ou não.

No segundo gole compare as suas novas impressões com a primeira bicada, confira se o sabor inicial mudou e quais outras características da cerveja você notou.

Se pergunte se você tomaria outra cerveja dessa na sequência ou se é apenas é um rótulo para degustar apenas uma vez.

Não se esqueça de avaliar o retrogosto. Nele você deve perceber os sabores que a cerveja deixou em sua boca. Analise se ele é agradável ou não, se é doce, amargo ou seco e se é duradouro ou não.

 

Bons rótulos para experimentar

Confira algumas sugestões do portfólio da Beers On The Table para os iniciantes em degustação:

Amadeus, da Les Brasseurs de Gayant – Essa witbier francesa tem 4,5% de álcool e é muitor muito refrescante. Com coloração amarelo palha tem sabor intenso na qual prevalece o aroma cítrico de limão siciliano. Além disso, tem final seco e condimentado. Combina com pratos mais leves. É comercializada em garrafas de 330 ml.

Arcobräu Urfass Sem Álcool, da alemã Arcobräu – É uma boa opção para quem aprecia cervejas sem álcool. Com suave amargor tem sabor que prevalece os maltes de cevada. Combina com grelhados em geral, salames e salmão defumado. É vendida em garrafas de 500 ml.

Arcobräu Weissbier Hell, da Arcobräu – De coloração amarelo dourado e turvo,essa cerveja de trigo de estilo bávaro é muito refrescante. Muito equilibrada e de sabor intenso, ainda tem suave amargor e é levemente picante. Com 5,3% de teor alcóolico também possui espuma cremosa e duradoura e com aroma frutado. Deve ser servida com pratos com frutos do mar, saladas, peixes grelhados ou assados, pato assado, entre outros. Disponível em garrafas de 500 ml.

Arcobräu Schloss Hell, da Arcobräu – De estilo Munich Helles tem 4,9% de álcool. Com coloração amarelo dourado tem espuma bastante cremosa e duradoura. Bastante equilibrada, tem sabor levemente maltado e amargo. Combina com cuscuz, frutos do mar, lula frita, ovos mexidos ou omeletes, entre outros. É encontrada em garrafas de 500 ml.

Basement Tony Festival, daBasement Cervejas Especiais – De estilo Oktoberfest/ Märzen Beer, é uma cerveja produzida com quatro tipos de maltes e três variedades de lúpulo, que conferem um sabor maltado e aroma refrescante de ervas. Tem 6,5% de álcool e é comercializada em garrafas de 310 ml.

Eel River Organic Açai Berry Wheat Ale, da Eel River Brewing Company – Essa americana do estilo Wheat Ale é bastante leve e tem em sua composição o açaí orgânico brasileiro misturado com romã. O produto tem 4% de álcool e 15 IBUs e ainda conta com certificação orgânica da CCOF –California Certified Organic Farmers e também possui o selo da USDA Organic, um dos mais importantes dos Estados Unidos. Harmoniza perfeitamente com alimentos leves, saladas e até mesmo sobremesas. É encontrada em garrafas de 330 ml.

Matilda Weiss, da Mistura Clássica – Possui uma combinação perfeita dos maltes de cevada e trigo. Além disso, é uma cerveja que valoriza a interatividade do paladar amargo com as presenças marcantes de aromas e paladares de frutas e especiarias o que a torna ideal para ser apreciada principalmente no verão. Possui graduação alcoólica de 5% e harmoniza com salsichões e frutos do mar. Suas garrafas possuem 600 ml.

Partido Alto – Brazilian Samba Pils, da The Beers – Possui estilo American Pilsener, tem 5,3% de álcool e 32 IBUs. Refrescante e saborosa ainda tem aromas florais e notas de frutas cítricas. É vendida em garrafas de 355 ml.

Pilsen, da Mistura Clássica – Leve e refrescante é ideal para ser consumida em dias bastante quentes. Tem coloração amarelo palha, 4,2 % de álcool ainda possui aroma suave de lúpulo e pouco amargor. Combina com pratos feitos com frutos do mar. É comercializada em garrafas de 600 ml

Premium, da Mistura Clássica– Essa cerveja de baixa fermentação tem amargor marcante e aroma bem definido. De cor dourada é elaborada com ingredientes de primeira qualidade. Tem 4,5% de álcool e deve ser servida com frutos do mar e petiscos em geral. Disponível em garrafas de 600 ml.

 

Sobre a Beers On The Table:

Com cinco anos no mercado, a empresa com sede em São Paulo, comercializa 60 cervejas importadas e mais de 20 nacionais. Entre os rótulos exclusivos estão as brejas americanas da Moylan´s, Black Diamond, Eel River, High Water e Lost Coast; e as francesas da Les Brasseurs de Gayant. Também disponibiliza as consagradas belgas Deus, Duvel e Chimay e as nacionais da Basement, The Beers e da Mistura Clássica, que é a cervejaria artesanal brasileira com maior número de rótulos: 19.

E a venda das cervejas é feita diretamente para bares, restaurantes e também para o consumidor final, que pode visitar a loja que fica na Avenida Sargento Geraldo Santana, 181, Jardim Marajoara, São Paulo, SP.

Além disso, o diretor da empresa, Fabrizio Grasso, desenvolve rótulos e embalagens de cervejas especiais.

 

Beers On The Table:

(11) 4328-9948/ 4328-0687

www.beersonthetable.com.br

 
Fonte: Beers On The Table (Press)

Sair da versão mobile