Ícone do site ROCKBREJA

beerewind #05

Chegamos em nossa quinta semana de resumão cervejeiro e o que foi assunto, separamos aqui no beerewind, bora começar?

Novo embaixador

Foto: Divulgação

A Cerveja Campos do Jordão traz, como Embaixador da marca e responsável por novidades sazonais na produção, Matheus Aredes. Com um currículo extenso, o profissional é mestre cervejeiro e mestre malteador formado pela VLB Berlim, sommelier de cervejas formado pelo IBD de Londres, mestre em estilos e avaliação sensorial pela Siebel Chicago e juiz certificado pela BJCP – Beer Judge Certification Program, com experiência em julgamentos e organização de concursos, sendo considerado um dos melhores mestres cervejeiros do Brasil.

Ele também será responsável pelos conteúdos da página oficial da empresa no Youtube, entre outros canais da marca. Esses conteúdos vão contemplar assuntos relacionados aos produtos da Cerveja Campos do Jordão e ao universo cervejeiro, em geral: estilos, processos de fabricação, harmonização, equipamentos e tecnologias utilizados nas produções, etc. Esses materiais serão feitos em parceria com a escola cervejeira Brau Akademie.

Em parceria com Matheus, a Cerveja Campos do Jordão desenvolveu novos estilos de cervejas artesanais, que serão produzidas de forma sazonal. Os cinco primeiros estilos foram lançados nesta quinta-feira, 27/01, na festa de abertura das torneiras, no PlayPub, que contou com a presença de convidados e influencers do universo cervejeiro. Na ocasião, os presentes receberam uma rodada gratuita de degustação das novas cervejas, harmonizadas com petiscos.

Os rótulos sazonais que chegam são: Black IPA, New England IPA, Oatmeal Stout, Session IPA e Sour com Maracujá.

Novidades

A Escola Mineira de Sommelieria, EMS, abre as inscrições para a sua 21ª turma do já reconhecido curso de Sommelier de Cervejas com uma grande novidade: a escola vai iniciar seus trabalhos em 2022 em sede própria. Localizada na Rua Antônio de Albuquerque, 155 – Loja 1, em um ponto privilegiado na Savassi, o local conta com três andares bem estruturados que acabam de passar por reforma para atender às necessidades dos cursos especializados de bebidas.

“Pretendemos fazer da EMS um completo Centro de Educação Cervejeira, para ser referência no mercado mineiro e,em um futuro breve, nacional.Um projeto ousado que vai refletir positivamente no mercado.Neste espaço, além das aulas de Sommelier de Cervejas, teremos umco-working cervejeiro para fomentar negócios, aprendizados, treinamentos sensoriais e experiências gastronômicas, enfim, será um local todo destinado para o fomentar o mercado cervejeiro”, explica Jaqueline Oliveira, proprietária da escola.

O curso de Sommelier de Cerveja é ministrado pelo renomado Professor Carlos Henrique Faria de Vasconcelos e conta com profissionais de diversas áreas que agregam ao currículo do curso. Novos cursos como Gestão de Cervejarias e Abertura e Gestão de Micro cervejarias estarão nas grades curriculares da E.M.S. , serão ministrados por Ramon Garcia. Além de curso de produção, cursos mais rápidosque atendam ao público que tem descoberto e se encantado pela cerveja artesanal, jantares harmonizados e experiências com outras bebidas como café, cachaça e vinho.

As vagas para o curso de Sommelier de Cerveja já estão abertas e a nova turma começa em fevereiro. Para mais informações, só entrar em contato pelo WhatsApp (31)98402-6452 ou pelo e-mail emscerveja@gmail.com.

Chegou chegando!

O mercado cervejeiro nacional está crescendo, são novas marcas surgindo toda semana, cervejarias consolidadas lançando tendências e as importadoras trazendo os clássicos. Você já pensou como seria prático comprar em um local que tenha tudo isso para oferecer, com envio rápido para sua casa e frete único. Assim é a Central da Cerveja, um marketplace focado nas novidades e nos clássicos, que atende aos desejos do consumidor que está iniciando sua jornada no mundo cervejeiro, até o beer geek que fica atento aos lançamentos!

Com o slogan “todas as cervejas em um só lugar”, a Central da Cerveja pretende aproximar os produtores e importadores dos consumidores. Na prática isso acontece com a concentração de todas as mercadorias em um único hub localizado na cidade de São Paulo, com armazenamento refrigerado, reduzindo o tempo de entrega e garantindo assim uma melhor experiência sensorial do consumidor. E o melhor de tudo, todas essas novidades com frete único!

Entre agora na Central da Cerveja e faça seu pedido www.centraldacerveja.com.br

Pós

De acordo com o último Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Rio Grande do Sul tem mais de 250 fábricas da bebida. O segundo estado com maior número de cervejarias tem ainda outras centenas de marcas ciganas, que produzem de forma terceirizada nestas plantas. Para profissionalizar ainda mais o mercado cervejeiro local, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está levando para o estado uma turma do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira.

As aulas acontecem em formato híbrido, com apresentações teóricas online e práticas na cidade de Caxias do Sul (RS), com a finalização do curso nos 12 laboratórios da ESCM em Blumenau (SC).

O curso leva aos alunos o domínio sobre o processo produtivo de cervejas, desde as matérias-primas até a análise de qualidade. Os formados desenvolverão a habilidade de planejar e organizar a produção de uma fábrica, elaborar receitas e estruturar os empreendimentos cervejeiros com segurança. A pós-graduação em Tecnologia Cervejeira tem 360 horas de aulas com professores com experiência no mercado nacional e internacional da bebida.

Para mais informações, o link é: cervejaemalte.com.br/pos-graduacao-em-tecnologia-cervejeira-em-caxias-do-sul/.

Vem aí?

Foto: Divulgação

Já nos primeiros contatos com a bebida artesanal, os apreciadores descobrem a tradição secular das cervejas trapistas. Supervisionados pela Ordem Trapista e produzidos em 11 mosteiros, os rótulos são reconhecidos pela qualidade e pela história. Um movimento inédito inspirado neste contexto pode levar as Irmãs Trapistas de Boa Vista a se tornarem as primeiras mulheres trapistas a criarem e produzirem cerveja. Um único movimento similar aconteceu na Abadia de Maredret, na Bélgica, onde há produção de rótulos criados pelo cervejeiro John Martin.

A comunidade, que fica em Rio Negrinho (SC), já produz chocolates e geleias para comercialização, com o intuito de manter as atividades e apoiar outros espaços no mundo. Para a construção do mosteiro, elas receberam apoio, inclusive, de mosteiros belgas que produzem cerveja.

Foi a partir do contato com estes abades que surgiu a ideia de desenvolver a produção de cerveja para o mosteiro catarinense. Ao conhecer a iniciativa, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está subsidiando cursos e equipamentos para que as irmãs obtenham mais conhecimento técnico e possam dar início ao projeto. Elas já concluíram uma formação à distância e agora estão presencialmente na instituição, em Blumenau (SC), ampliando os estudos.

Zulema Jacquelin Jofre Palma é uma das monjas que está estudando na ESCM. Chilena, ela vive no Brasil há 12 anos e foi pega de surpresa com a missão. “Nós conhecemos e estudamos os mosteiros que produzem cerveja, mas não pensamos que seria possível nos envolvermos nesse projeto. Como gosto muito de estudar, estamos buscando conhecimento para evoluir e apoiar a nossa comunidade e outras comunidades no mundo”, diz.

Também monja e aluna da ESCM, Raquel Watzko comenta que a cerveja é uma forma de transmitir ao público que a vida monástica também é composta de alegrias. “Quero que, quando provem a nossa cerveja, as pessoas se conectem também com uma visão mais leve e feliz do que significa a nossa vocação religiosa, porque nós somos muito felizes vivendo desta forma”, diz.

A comunidade das Irmãs Trapistas de Boa Vista ainda não faz parte da International Trappist Association (ITA), que designa oficialmente as cervejas trapistas no mundo.

Por viverem do seu próprio trabalho e desejarem apoiar outras comunidades, elas passaram a produzir geleias e chocolates comercializados através do e-commerce www.trapistasboavista.com.br. Antes da pandemia, o mosteiro funcionava também como hospedaria.

Brassagem colaborativa

A agenda começa pela manhã, das 10h às 12h, quando Janish conduzirá uma palestra sobre como maximizar os aromas e sabores do lúpulo. A palestra tem como eixo central os resultados de diversos experimentos, testes de laboratório, discussões com pesquisadores e entrevistas com cervejeiros a respeito do lúpulo e a produção de cervejas intensamente lupuladas. Entre os assuntos que serão abordados no encontro estão a seleção dos ingredientes, técnicas e dicas práticas para se produzir Hazy IPAs de excelente qualidade, discussões aprofundadas sobre técnicas de lupulagem a quente e a frio — incluindo as descobertas científicas mais recentes sobre o tema — e temas amplamente discutidos na atualidade, como a biotransformação e as influências de cada composto do lúpulo no aroma, sabor e amargor de cervejas.

O evento acontecerá na sede da Sinnatrah Cervejaria Escola, na Avenida Pompéia, 2021, na zona oeste de São Paulo.

No mesmo dia, das 13h às 16h, Janish conduzirá uma brassagem coletiva na Cervejaria Kinke, na Rua Venâncio Aires, 1091, também na zona oeste paulistana. Os participantes poderão acompanhar todo o processo de produção, da escolha dos lúpulos e técnicas utilizadas até a transferência da cerveja para o tanque de fermentação.

Link do Sinnatrah: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-maximizando-aromas-e-sabores-de-lupulo/1470370
Link da Kinke: https://www.sympla.com.br/evento/brassagem-com-scott-janish/1470462

Lançamentos

Blumenau

Foto: Divulgação

A cervejaria traz o novo rótulo da série Mestres do Tempo, a Fruit Lambic Blend #10. Ela tem aroma de framboesa, notas florais, funcky, frutas secas e uvas rubi. No paladar, traz destaque para frutas vermelhas, com acidez assertiva e final seco. O teor alcoólico é de 7,5% e a graduação de amargor é de 6 IBUs (teor que vai de 0 a 120).

Satélite

Reprodução: Instagram

O primeiro lançamento da cervejaria em 2022 é a Galactic Valley, uma Juicy IPA que traz uma seleção dos melhores lúpulos dos produtores diretamente para a sua cerveja, são fazendas que disponibilizam safras com rico terroir e chegando em quantidade limitada ao país.

Everbrew & Mestre-cervejeiro.com

Reprodução: Instagram

A colab saiu o rótulo Skull Master, uma Juicy IPA de 7% ABV e disponível nas unidades da Mestre-Cervejeiro.com do país.

Avós

Reprodução: Instagram

A cervejaria traz o rótulo As Pils da Véia #3, a terceira da nova linha de cervejas da Avós, uma imersão no mundo das Pils, Pilsens, Pilsners. Desta receita, foi utilizado o lúpulo Nelson Sauvin e ficou com 7,3% de teor alcóolico que a coloca como uma Double New Zealand Pils.

Tarantino

Foto: Divulgação

Dos tanques paulistas, vem o rótulo Sour Maracujá e Mate (4,2%, 5 IBU), a cerveja é leve e refrescante, porem traz uma complexidade e equilíbrio no conjunto da acidez láctica e cítrica com um herbal agradável de chá verde, aroma de fermentação bem limpo, dando destaque para o maracujá e o chá mate, em equilíbrio.

Bora votar?

Corre que ainda dá tempo de você votar nas 50 Cervejas de 2021! A votação vai até o dia 21/02. (clique aqui)

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewind05

Sair da versão mobile