Enfim chegamos na última edição do nosso resumão cervejeiro da semana no BeeRewind, bora começar?
Primavera Sound
A primavera deste ano nem acabou no Brasil, mas já dá para começar a se planejar para a de 2022, quando o Primavera Sound, apresentado por Beck’s, desembarca no país se confirmando como um dos festivais de música mais aclamados do mundo. (clique aqui)
Aquela Pausa
Tem o último episódio da temporada do IG Hora do Gole, que nesta edição conversa com Aline Silva, mentora de hospitalidade que vem impactando o setor de hotelaria com seu trabalho, e que vai mostrar como podemos mudar o mundo. Confira:
Chope grátis!
No aniversário de 1 ano da franquia Dogma Jardins, que compareceu por lá, ganhou um chope de 180ml na faixa em celebração a data. Você foi?
Pensamento verde
As mudanças climáticas são um dos desafios mais urgentes da sociedade. Em mais um avanço nesta agenda, a Ambev quer zerar emissões de carbono de toda sua cadeia de valor até 2040, ou seja, escopos 1, 2 e 3. O plano para alcançar Net Zero integra ações que estão em andamento desde 2017, quando a companhia firmou compromissos focados em ação climática, gestão de água, agricultura e embalagem circular. O anúncio global foi feito nesta segunda-feira (6/12), junto com a apresentação do novo propósito da companhia: “Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar.”
Para zerar as emissões de carbono até 2040, a companhia estabeleceu um plano de Ação Climática baseado em três frentes, alinhado ao Science-based Targets Initiative (SBTi), que consiste em contribuir para conter o aquecimento global em 1,5 grau. São elas:
• Engajamento do ecossistema de parceiros: colaboração com fornecedores, parceria com startups com soluções inovadoras e envolvimento com a indústria em geral continuarão sendo chave para avançar na descarbonização da cadeia de valor. As frentes de economia circular e inovação em embalagens continuam sendo grandes aliadas nesse processo.
• Soluções baseadas na natureza: o envolvimento de agricultores ligados à sua cadeia de abastecimento para escalar práticas de agricultura regenerativa para enriquecer a saúde do solo e melhorar a capacidade de captura de carbono. Além disso, a companhia continua apostando em soluções baseadas na natureza para melhorar a saúde das bacias hidrográficas.
• Foco no impacto local: redução das emissões locais em suas operações e em toda sua cadeia de valor, inclusive por meio de investimentos para impulsionar a inovação local.
Por falar em pensamento verde…
Conhecida por valorizar os ingredientes brasileiros em suas receitas e colaborar para a preservação do meio ambiente, a Cervejaria Colorado inova mais uma vez e traz para o mercado uma solução de embalagem sustentável produzida com reaproveitamentos agrícolas, basicamente palha de milho, de forma 100% mecânica e sem uso de químicos. A novidade pode ser descartada de maneira completamente compostável ou reciclada junto a cadeia do papel.
Para criar a nova embalagem, Colorado – cervejaria da Ambev – apostou em um biomaterial que possui um ciclo de vida completamente sustentável e consome 80% menos água na produção. Além disso, a nova solução reduz em 50 % as emissões de gás carbônico (CO2) e economiza 25% de energia elétrica em comparação com o papel cartão.
A novidade chega em edição limitada, exclusiva para Sleek lata 350ml, da linha Colorado Ribeirão Lager e está disponível apenas em São Paulo, na Toca do Urso.
Para viabilização desse projeto, a Ambev fechou uma parceria com a growPack, startup participante da segunda edição do programa Aceleradora 100+ em 2020.
Natal
Clima de fim de ano e a Cervejaria Nacional, com unidades no Tatuapé e Pinheiros, está preparada e apresenta um kit temático inspirado no folclore brasileiro como sugestão especial de presente para o Natal. Os cervejeiros podem adquirir o conjunto de cinco rótulos que presta uma homenagem às lendas brasileiras nas próprias casas ou no delivery. No caso de pedidos maiores como gifts de empresas corporativas, as solicitações podem ser realizadas via email.
Acomodadas em uma cesta, as cinco latas de 473 ml de cervejas clássicas da casa custam R$ 100 e R$ 120 pelo Delivery) . Entre os rótulos estão: Mula Ipa que é bem encorpada, de amargor elevado e generosa na quantidade de lúpulos americanos; o rótulo pilsen com a Yara, uma cerveja dourada, de espuma branca, que apresenta corpo médio pra baixo, de amargor delicado e sutil; Domina Weiss elaborada com maltes de trigo e cevada que é leve, refrescante e com aroma de banana e cravo; já a Kurupira Ale oferece notas frutadas, com malte, caramelo e lúpulos ingleses, e o aroma de toffee; na versão Stout, a Saci conta com maltes torrados, cor escura e no paladar
A Cervejaria Nacional segue com a operação até 23 de Dezembro. Entre Natal e Ano Novo, estará aberta de 28 a 30 deste mês. Em 2022, a casa reabre para o público no dia 04 de janeiro.
Você gosta de Lambic?
Há tempos a cena cervejeira brasileira não se via tão bem munida de belos exemplares de rótulos e estilos. Isso, claro, inclui as centenas de rótulos importados que, ano a ano, chegam às lojas.
Agora esse cenário acaba de ganhar um novo player de peso e focado em um dos estilos mais cultuados pelos apreciadores de cerveja. A iniciativa Lambic Brasil, lançada em novembro de 2021, vem com uma proposta inovadora e única de oferecer ao mercado consumidor um portfólio exclusivo de rótulos desse estilo belga que desafia os métodos tradicionais de se fazer cerveja.
O projeto traz como proposta não só oferecer uma adega vasta desse estilo de cerveja ácida, ofertando diversos rótulos exclusivos, mas também uma comunicação voltada ao público mais leigo, buscando esclarecer e propagar a cultura própria das lambics.
Mas o que mais chama a atenção dos conhecedores é sua recém importação exclusiva e inédita de duas grandes lendas – as cobiçadas cervejas da Gueuzerie Tilquin e De Cam – além de um dos mais novos produtores de lambics da Bélgica, a promissora e talentosa Lambiek Fabriek.
A iniciativa – que conta com seu e-commerce já ativo – promete lançar rótulos exclusivos todos os meses, incluindo algumas raridades com pouquíssimas unidades a disposição. Portanto, vale a pena ficar de olho nos lançamentos.
Segundo Adéssio Simioni – sócio, sommelier e beer hunter do estilo – o projeto “visa revelar ao Brasil, de forma inédita, todas as nuances do estilo de cerveja mais antigo ainda em produção no mundo”.
O site lambicbrasil.com.br já se encontra funcional com diversos rótulos de famosas gueuzeries e brasseries belgas, que incluem marcas já importadas há anos, como Boon, Timmermans, Hanssens e Oud Beersel, como as exclusivíssimas e inéditas no Brasil, Tilquin, De Cam e Lambiek Fabriek, que já se encontram disponíveis para compra no site, com grandes lançamentos nesse fim de 2021.
Parceria
A cervejaria catarinense LayBack, reconhecida marca de cervejas que tem como pontos de contato com os seus consumidores através do skate e do surf, agora terá sua produção estabelecida em Lauro Muller através da Lohn Bier, reconhecida pela qualidade e criatividade em seus produtos.
“O lifestyle da LayBack nos deu liberdade de pensar produtos diferentes, o lúpulo tem função de aroma e usar terpenos nas cervejas é uma tendência mundial. As cervejas estão ficando cada dia mais lupuladas e os óleos essenciais encontrados em outras plantas e frutas é uma alternativa para entregar produtos tão incríveis quanto aqueles desenvolvidos anteriormente. A American Pale Ale (APA) Lime Kush é apenas a primeira cerveja de uma série criativa, tão breve uma COLD IPA que é uma tendência americana também estampará os rótulos da LayBack, uma cervejaria que já admiramos e agora caminhamos juntos.” comenta Richard Westphal Brighenti, Head Brewer da Lohn.
As cervejas da LayBack serão de cinco estilos distintos e um leve rebranding nos rótulos acontecerá em função da nova parceria com a Lohn Bier, além de um novo modelo de embalagens. Uma Catharina Sour, especialidade da Lohn, promete surpreender pela característica exótica e inusitada, e deve agradar novos e jovens consumidores.
A LayBack está expandindo sua marca pelo Brasil através dos LayBack Parks e suas vertentes – Casa Dipraia, Surf House, Basement, Pátio, Mirante e Brewpub – lugares de compartilhamento e vivência da cultura da marca pelo Brasil, estando presente em 4 estados com 13 unidades. Além de gastronomia, as casas são centros culturais que oferecem espaço para artes, música e é claro, esportes como o skate, recentemente incluído nas olimpíadas e que tem o medalhista olímpico Pedro Barros como sócio e embaixador da marca.
“Estar junto com a Lohn nessa nova jornada é um sonho, e a Layback é uma cerveja que nasceu inserida nessa cultura de inovação! Na parte medicinal, matérias primas, óleos e muitas outras funções que terpenos especiais tem a nos oferecer!”, comenta André Barros, fundador da LayBack.
As cervejas serão distribuídas no formato chope em dezembro e alguns estilos devem estar disponíveis também em garrafas no mesmo mês.
Para saber mais sobre os produtos e as disponibilidades, acompanhe as cervejarias nas redes sociais: @lohnbier e @layback.official.
E por falar em LayBack…
A LayBack lançou uma cerveja feita exclusivamente para o campeonato Red Bull Skate Generation, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro. O evento, um dos mais icônicos de Skate Park do mundo, foi realizado em Florianópolis, berço da LayBack, e reuniu os melhores skatistas nacionais e internacionais.
A cerveja, chamada de ‘Catharina Sour Generation’, traz elementos típicos do Brasil, como a fruta blueberry, cujo sabor está muito presente nas bebidas mais energéticas, fazendo um ótimo contraponto com a base levemente ácida da cerveja. Além disso, é Low Carb, com apenas 60 calorias, e traz um final frisante, com leve sutileza dos maltes, que a torna adequada para ser a primeira a ser tomada e uma ótima opção para quem acabou de fazer uma atividade exaustiva.
A Catharina Sour Generation é limitada, e ficou disponível apenas no campeonato. =/
Look cremoso
Chegou o fim do ano e com ele aquelas preocupações: onde passar o Réveillon e qual a melhor roupa para usar na virada? Se a primeira pergunta ainda está um pouco difícil de ser respondida, a segunda pelo menos já tem solução! Brahma leva toda sua cremosidade para o mundo da moda e lança o Look Cremoso, aquela combinação perfeita para o Ano Novo, repleta de Brahmosidade.
Para aderir à moda e chegar ao visual perfeito não é preciso inventar muito. Basta juntar uma peça branca, na parte de cima, e combiná-la com outra amarela ou dourada, embaixo. E assim, nem só paz e dinheiro no bolso farão parte dos desejos para 2022. Seu Look Cremoso também vai garantir muita Brahma, já que a união dessas duas cores traz todos os aspectos da cerveja, com toda a cremosidade que só a Brahma tem.
Assinada pela agência Africa, a ação faz parte da campanha que busca levar o conceito de Brahmosidade, a cremosidade de Brahma, para diferentes esferas entre o público, sempre traduzido de forma bastante sensorial e visual. Afinal, o que poderia vir após o Cabelo Cremoso, que virou tendência nas cabeças de jogadores de futebol e fãs do esporte?
O Look Cremoso já começou a conquistar o coração das celebridades. De forma inusitada e divertida, Sarah Andrade e Boca Rosa foram as primeiras a entrar na onda no primeiro dia de festa da influenciadora GKay, quando até chegaram a usar a mesma roupa. Já Sabrina Sato mostrou a roupa perfeita para esperar a chegada do próximo ano.
Confira:
Sucesso!
A Marina da Glória se despediu da 11ª edição do Mondial de la Bière Brasil. Durante os quatro dias de festa, 35 mil pessoas circularam pelos estandes das principais cervejarias artesanais do Brasil e do mundo, sem esquecer da grande tenda de alimentação gourmet e do palco com atrações do roque ao bloco de Carnaval. A modalidade de ingresso Cervejeiro Solidário arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos somente neste ano, desde 2017, quando a parceria com o Projeto Sesc Mesa Brasil começou já são mais de 150 toneladas.
A vista da nova casa do festival rendeu milhares de fotos nas redes sociais. O público desfrutou dos shows cinematográficos no Palco Mondial by Black Princess com o Pão de Açúcar ao fundo. Muitos seguiram o conselho, levaram cangas e sentaram nos gramados verdes para curtir as atrações musicais e a vista inconfundível da Cidade Maravilhosa. Outros tantos dançaram e pularam muito ao som das bandas e DJs de diversos estilos musicais. A festa foi democrática e agradou a todos, não só nos palcos, mas também teve estande de drinque artesanal e comidinhas leves.
“O Mondial de la Bière retornou em grande estilo, um presente para os amantes da cerveja artesanal e para o Rio de Janeiro. O público e as cervejarias foram essenciais para a linda atmosfera que presenciamos nos quatro dias de evento, e a Marina da Glória foi o palco perfeito para este reencontro, onde famílias e grupos de amigos puderam brindar com os mais belos cartões postais da Cidade Maravilhosa, e ao som de inúmeros ritmos. Além dos milhares de litros de cerveja consumidos, também é gratificante chegar ao final e ver que a solidariedade faz parte dessa celebração, foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos através dos ingressos do Cervejeiro Solidário.” Comenta Gabriel Pulcino, Diretor do Mondial de la Bière Brasil.
Seis dos 11 rótulos premiados logo na primeira noite pelo MBeer Contest Brazil acabaram ainda durante o evento, refletindo o interesse e a confiança que o público tem pelo concurso. Somente entre os premiados, foram consumidos cerca de 720 litros.
No domingo, o sambinha de Roberta Espinosa foi seguido pelo bloco Desliga da Justiça, e levou o gostinho do Carnaval ao público da Marina da Glória. Já a banda Venus Café não decepcionou os roqueiros de plantão com refrões que fizeram a galera cantar e querer mais. O DJ Julio Rodrigues encerrou a noite – e a edição – com tanta animação, que nem a chuva que caiu nos últimos 30 minutos fez a galera ir embora.
Agora, durante os 365 dias do ano, o Mondial de la Bière continua através da plataforma Cervejar.com. Muito conteúdo cervejeiro, com dicas de degustação e gastronomia, técnicas, mercado, além de histórias e conceitos.
Lançamentos
Satélite
A cervejaria traz o rótulo Double Space Machine, uma Juicy IPA, feita com os lúpulos El Dorado, Amarillo e Azacca, trazendo uma carga mais evidente de frutas amarelas, manga, maracujá, um corpo ainda mais suculento e um final surpreendentemente seco e refrescante. Disponível no e-commerce e bares parceiros da marca.
Também da mesma cervejaria, vem o rótulo Dark Quantum Series , uma Russian Imperial Stout com corpo médio/alto, notas evidentes de torra e adição massiva de morango e framboesa em sua receita.
Dádiva
A cervejaria Dádiva acaba de lançar a quinta cerveja da linha Ephemeral, composta por cervejas que equilibram acidez intensa com o dulçor da baunilha. Cada uma das receitas traz uma mistura inusitada de frutas variadas com a especiaria e neste novo rótulo a combinação foi com jabuticaba e cajá. Disponível em bares, empórios e em e-commerces de todo o país.
Macumbazilla & Bastards Brewey
Intitulada “Black Napalm”, a cerveja se trata de uma “Oatmeal Stout” com adicional de “Irish Whiskey”, tendo 12,1% de álcool e notas de chocolate com café. A partir do dia 15 de dezembro, estará disponível nos bares da marca e pontos de venda espalhados pelo Brasil.
UX Brew
Mal lançou e já vem premiada! A nova cerveja da UX Brew, é uma Juicy IPA de 6,7%, 46 IBU, duplo dry hopping de Idaho 7, Talus, Comet, Lupomax Citra e Idaho 7. O rótulo foi um dos três premiados no Best Brazilian Craft Beer 2021.
Atualizados? Semana que vem voltamos para uma edição extra do BeeRewind! Cheers!
#BeeRewindSemana49