Ícone do site ROCKBREJA

beerewind #48

Final de ano chegando e nosso resumão cervejeiro da semana faltando 2 edições para o fim, mas enquanto isso, bora começar o beerewind?

Beba com Moderação na Copa!

Enquanto a seleção mostra como se joga futebol na Copa do Mundo, a torcida brasileira também faz bonito fora de campo. Durante os eventos de marcas, como Brahma e Budweiser, a Ambev fortalece o seu compromisso com o consumo moderado e lança a campanha “Aja com Razão”. O objetivo é reforçar que as comemorações nos dias de jogo sejam embaladas pelo ritmo do hexa e com responsabilidade.

A iniciativa quer contribuir com a conscientização do público sobre a importância do consumo moderado de bebidas alcoólicas, fazendo com que a diversão e a celebração por ver o Brasil seguindo rumo ao hexa seja aproveitada por mais tempo e de forma mais inteligente. E nada de cartão vermelho! Para seguir até o hexa, é preciso se hidratar. Para isso, serão disponibilizados bebedouros envelopados com a mensagem para que as pessoas bebam água e não exagerem.

Além disso, um vídeo de conscientização será exibido no telão, que é o maior de alta definição do Brasil, com 1.000 polegadas, com narração da apresentadora Sabrina Sato, que dará dicas de como aproveitar os jogos sem exagerar. A regra é clara: comemoração com moderação é muito melhor!

No palco, a ação ‘Minuto de Moderação’ vai rolar durante o intervalo do jogo buscando imagens de torcedores bebendo água e dando o tempo de 1 minuto para se hidratarem e fazerem aquela famosa intercalada da cerveja com a água para aproveitar todos os minutos do jogo. A mensagem de consumo responsável também será passada por meio de cartazes espalhados pelo local do evento.

Em sua jornada de mais de 20 anos trabalhando para incentivar o consumo moderado de bebidas alcoólicas, a Ambev conta também com iniciativas que fomentem políticas públicas voltadas ao consumo inteligente. A campanha “Aja com a Razão” conta com o apoio do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH), parceiro da Ambev em ações de consumo moderado.

Vai ter Copa no Mondial!

Foto: Divulgação

Quem comprou ingresso para o Mondial de la Bière 2022 para os dias 9 e 10/12 vai ganhar três horas a mais de festival. No clima da Copa do Mundo, o evento vai oferecer uma experiência completa para os cervejeiros que poderão aproveitar a torcida degustando alguns dos mais de 1.500 rótulos do festival. Na sexta-feira e sábado, as portas serão abertas às 11h.

A 12ª edição do Mondial de la Bière está de cara nova: este ano, além do protagonismo da cerveja artesanal, o festival também amplia seu espaço para a gastronomia, a mixologia e a música, transformando-se em um verdadeiro programa de entretenimento para todos os públicos. Com a participação de cervejarias novas e tradicionais dos quatro cantos do país, inúmeros rótulos serão apresentados para a degustação dos amantes da cerveja no evento, que ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro.

“Além das novas atrações gastronômicas, teremos música e vamos permitir que todos possam chegar mais cedo, na sexta ou no sábado, para que possam aproveitar assistindo o jogo do Brasil no clima do Mondial de la Bière”, comenta Gabriel Pulcino, gerente da GL Exhibitions e responsável pela realização do festival.

Uma das inovações são os restaurantes comandados por chefs renomados: o apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, o chef paulista vencedor do “Cook Island – Ilha do Sabor”, do GNT, Paulo Yoller, e o chef baiano, Kaywa Hilton, Ex-Mestre do Sabor. Já o embaixador da área de Mixologia, Tai Barbin, promete um cardápio sofisticado de drinks para abraçar mais paladares.

A estrutura do evento foi planejada para otimizar todos os espaços ao ar livre e o visual oferecidos pela Marina. Nas áreas externas, dois palcos garantem boa música do início ao fim, com ritmos que vão do samba ao rock, e a apresentação de dezenas de artistas durante os cinco dias de festival. O DJ e apresentador Rapha Lima fica à frente da área de entretenimento do festival. A ideia é explorar a difusão da arte com pluralidade, trazendo bandas e artistas que vão animar a área externa do festival com boa música para todos os gostos e públicos.

Para garantir conforto e comodidade, a quantidade de banheiros será duas vezes maior do que na última edição e a estrutura foi planejada de forma a facilitar o trânsito de pessoas entre as diferentes áreas do festival. Os gramados serão ocupados por áreas amplas e convidativas para descanso e o espaço será inclusivo como um todo, não só com acessibilidade, mas também com funcionalidades favoráveis até para famílias com crianças de todas as idades. No Mondial de la Bière, menores de 18 anos não pagam e só entram acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Os ingressos podem ser comprados no site do evento e em bares espalhados nas zonas Sul, Norte e Oeste do Rio, além de Niterói. Há ainda a modalidade cervejeiro solidário: o público paga um valor promocional e, no dia do evento, contribui com 1 kg de alimento não perecível. Mais de 200 toneladas de alimentos já foram arrecadadas pela organização, que as distribui a instituições necessitadas em parceria com o SESC Mesa Brasil.

Por falar em Mondial…

A 12ª edição do Mondial de la Bière, principal festival de cervejas artesanais do país, chega com uma série de novidades ao mundo cervejeiro. Com a participação de cervejarias novas e tradicionais dos quatro cantos do país, inúmeros rótulos serão apresentados para a degustação dos amantes da cerveja no evento, que ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro.

Com rótulos inspirados nas praias da Península de Maraú, na Bahia, a Cervejaria Maraú lança a Algodões Weiss: produzida a partir do malte de trigo, é leve, com 4,7% de teor alcoólico e coloração clara. A cara da primavera/verão, a cerveja produzida com insumos brasileiros é inspirada nas espumas brancas do mar e na maciez da areia da Praia de Algodões, na Península de Maraú, no Baixo Sul da Bahia.

Esse é o quarto rótulo da cervejaria, que foi criada em março e estreia este ano no Mondial. Outra aposta da marca para a estação é a Taipu de Fora Session Ipa que, com 5,5% de teor alcoólico, é refrescante e tem aroma e sabor marcados pelo frescor das frutas cítricas.

Cerrado Mineiro: Criada em setembro, a novata mineira Armadillo Brewery faz sua estreia justamente no maior evento cervejeiro do país. Com diferentes aromas e sabores, são nove rótulos de lançamento que prometem despertar a curiosidade e agradar o paladar dos cervejeiros mais exigentes. As cervejas são produzidas de forma sustentável, com água potável de cisterna e energia solar renovável, não pasteurizada, não filtrada e sem conservantes.

Cada lata faz alusão a um animal do cerrado mineiro, região natal da marca, e conta uma história: a gonden ale Suça (suçuarana), a blond ale Canastra Sweet Mule (lobo), a american pale ale Mammalia (veado), a american stout Athene (coruja), a session ipa Folivora (bicho-preguiça), a ipa juice Peba Mango (tamanduá), a new england ipa Galango Haze (calango), a american red ipa Atta (formiga) e a double Ipa Saruê (saruê).

Carioca Brewing: A cervejaria lança o seu 82º rótulo no Mondial de la Bière. A Witgal, witbier em homenagem ao Vidigal, é a quinta cerveja da marca com referência a um bairro da cidade do Rio. O leque da marca já conta com a Lapa, a BG (Baixo Gávea), a IPAnema e a Leblon.

Com aroma frutado, a receita da novata reúne casca de laranja, coentro e camomila, e promete agradar aos paladares mais treinados. Inaugurada em 2014, a Carioca Brewing tem pontos de venda em todos os estados do país, além de também atuar na Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica e Suíça.

Cervejaria Enseada: Para deixar o festival no clima da Copa do Mundo, a Cervejaria Enseada lança a Ipa do Hexa, um chope produzido exclusivamente para o festival e que conta com seis lúpulos diferentes no Dry Hopping. São eles Galaxy, Mosaic, Simcoe, Ekuanot, Azacca, Idaho7. Apesar de ser uma Ipa com 5,5% de teor alcoólico, a novidade tem sabor refrescante: um atributo dos rótulos da marca. A cerveja harmoniza com hambúrgueres, churrasco, queijos mais duros e até comida mexicana.

A Enseada também vai estrear a Sour Caju, mas os detalhes do rótulo só serão apresentados aos que estiverem presentes no maior evento cervejeiro do Brasil.

Cervejaria Búzios: Também em referência a Copa do Mundo, a Cervejaria Búzios anuncia a Búzios Brasil: com teor alcoólico de 5,1%, a APA com lúpulos, maltes e levedura brasileira também será exclusividade do Mondial de la Bière.

“Um gole basta”

Foto: Divulgação

Nesta última terça, 29, a Colorado lançou uma nova campanha que promete valorizar os ingredientes brasileiros de sua receita e fazer o consumidor se apaixonar ainda mais pela cerveja. Mais que falar em seus anúncios sobre a brasilidade de Colorado, a marca convida as pessoas a darem um gole nos seus sabores de Colorado. Afinal, um gole vale mais do que mil imagens.

“Sabemos que quando o consumidor experimenta Colorado pela primeira vez, ele desiberna para tudo que a cerveja pode ser. Com essa iniciativa, queremos convidar o consumidor a se apaixonar pelos ingredientes e pelo sabor de Colorado, que são incomparáveis no mercado”, destaca Thomas Debeus, Head de Marketing de Colorado.

Mas como experimentar? O QR Code especial pode ser encontrado no filme da campanha, disponível nas redes sociais da marca e no canal do YouTube. Além disso, entre os dias 29 de novembro e 22 de dezembro, Colorado irá instalar “outdoors bebíveis” em diversos locais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em cada um desses lugares, há um QR Code, então, basta direcionar seu celular e escaneá-lo para gerar o cupom.

O resgate dos goles pode ser feito nas unidades do Bar do Urso, em bairros tradicionais de São Paulo e em cidades paulistas como Franca, São Bernardo, Mogi das Cruzes, além da famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Vitória (ES) e Maringá (PR).

“Não importa o que a gente diga, nada é mais convincente sobre o sabor de Colorado do que fazer alguém experimentar essa cerveja. Por isso, fizemos uma campanha que vai direto ao ponto. Em vez de argumentos, demos goles”, Rogério Chaves, Diretor de Criação da David.

Pronto! Você está convidado para apreciar o primeiro gole de uma Colorado.

Consumo na Copa

Grandes eventos tendem a impulsionar o consumo de latas de alumínio para bebidas e, às vésperas do maior campeonato mundial de futebol, a expectativa do setor é otimista, especialmente com o consumo de novas bebidas, além da tradicional cerveja, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

De acordo com a entidade, na última Copa do Mundo, em 2018, mesmo com temperaturas mais baixas — junho e julho — o evento trouxe um crescimento nas vendas de praticamente 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o brasileiro está acostumado com os rótulos que se diferenciam trazendo campanhas, imagens e símbolos do Brasil. “O mercado da venda de latas está muito ligado a boas temperaturas climáticas e festividades, o que teremos nas próximas semanas com os jogos da Copa e festas de fim de ano”, afirma Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.

“O consumidor brasileiro cada dia mais está se aproximando das latinhas. Seja por ser a mais reciclada, seja pela variedade dos novos produtos e tamanhos, ou simplesmente pela praticidade que exige os novos tempos”, ressalta Cândido.

Atualmente, estão disponíveis para consumo mais de 20 produtos de bebidas em latas de alumínio. “Além disso, são 13 tamanhos de latas oferecidos ao mercado, sendo cada uma adaptada para dar a melhor experiência ao consumidor. Por exemplo, a lata de 269ml, aquela um pouco mais fina, já corresponde a 30% do total das latinhas no Brasil”, explica o presidente da Associação.

Uma das novidades que vem se fortalecendo é a água mineral em lata que hoje está presente até nos estúdios de TV, com seu barulhinho inconfundível ao ser aberta. O crescimento das vendas de água na latinha já começa a ser notado no terceiro maior mercado do mundo de com um total de 33,4 bilhões de latas no ano passado. Outro produto que conquistou o consumidor brasileiro foi o vinho em lata, que vem chamando atenção nos supermercados, postos de gasolinas e varejos que vendem bebidas.

“O vinho em lata veio para complementar a experiência com o produto. Não para substituir o consumo tradicional do vinho em vidro, que é consumido a vários séculos. O vinho em lata é para aquela ocasião diferente: um passeio ao ar livre, na praia, na piscina, num parque em família. A latinha ganha a preferência do consumidor pela segurança, facilidade e alta reciclagem”, conclui Cátilo Cândido.

Pesquisa

O quão valioso é para um mercado conhecer o hábito de consumo de seu público? Sem a pretensão de achar respostas definitivas, mas com o objetivo de colaborar com as tomadas de decisão do setor cervejeiro nacional e provocar reflexões, os criadores do podcast Surra de Lúpulo, Ludmyla Almeida (do perfil @IPAcondriaca) e Leandro Bulkool, promovem desde 2020 a pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas. A 3ª edição, que acaba de ser divulgada, quebrou recordes e recebeu 4.388 respostas, mais do que o dobro das 2.023 do ano anterior, de todos os estados do Brasil. Os resultados já podem ser baixados pelo link: https://bit.ly/3FiTZsY

A pesquisa aconteceu durante o mês de agosto e contou com dois questionários — um para as pessoas que bebem exclusivamente cervejas populares (como Brahma e Heineken) e outro para quem também bebe as artesanais —, que abordaram temas como perfil demográfico, ocasiões de consumo, local de compra e gasto mensal.

No geral, entre as pessoas que bebem tanto cervejas comuns quanto artesanais, a pesquisa aponta que a decisão de compra é principalmente motivada pelo estilo, seguido pela relação custo-benefício, pelo preço e por indicações de amigos. Isso vai ao encontro da informação sobre o gasto deste grupo, no qual 35,75% afirma ter um custo mensal entre R$ 201 e R$ 400. Já entre os que só consomem cervejas comuns, 29,82% disseram gastar até R$ 100 por mês.

A pesquisa confirma que a cerveja é conhecida por ser uma bebida social. O maior percentual de consumo é entre amigos, independentemente do sexo do respondente, chegando a 85%. Os homens tendem a tomar mais cerveja sozinhos (61%) do que as mulheres (50%).

Sobre a ocasião de consumo, quanto mais “especial”, mais pessoas optam por beber cerveja artesanal, assim como em aniversários e jantares românticos. Porém, em eventos esportivos, shows, boates e churrascos, a opção mais marcada foi “tanto faz”.

Para a compra, os locais preferidos são bares ou lojas especializadas, seguidos pelos supermercados. Os brewpubs e fábricas aparecem como a terceira opção. Aqui há uma inversão com relação à pesquisa de 2021, onde os supermercados apareciam em primeiro lugar, seguidos dos bares e lojas. Os brewpubs seguiam em terceiro.

Para Ludmyla Almeida, além de tentar entender quem são os consumidores de cerveja, a pesquisa procurou mapear quais são os gargalos que merecem investimento do mercado para ampliar a base de consumo das artesanais. “Nós investimos muitos esforços para alcançar um espectro mais amplo de pessoas. Como resultado, trouxemos alguns insights, como o principal motivo apontado para o não consumo de artesanais ser a falta de informação sobre o produto (39,72%), e não o preço (24,82%); o fato de homens e mulheres preferirem os mesmo elevada do público, já que 58,13% dos consumidores têm entre 36 e 55 anos; e o alto nível de escolaridade deste consumidor (68,01% têm superior completo, sendo que 31,69% dessas pessoas também são pós-graduadas)”, explica Ludmyla, que desde 2017 produz conteúdo digital focado em cerveja no perfil do Instagram @IPAcondrica.

Já Leandro Bulkool ressalta a importância de analisar os dados apresentados pela pesquisa, mas principalmente debatê-los em busca de uma função prática para o crescimento do mercado. “Os dados mostram que temos avanços consideráveis, porém a cerveja artesanal ainda constitui um universo majoritariamente masculino (73,56%), branco (77,98%) e cada vez menos jovem. A longo prazo isso pode ser preocupante. Existe muita margem de crescimento se usarem estratégias mais inclusivas”, conclui Leandro.

Além dos dois idealizadores, a pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 teve em seu corpo técnico Lucas Fernandes, mestre em estatística pela UnB (2013) e sommelier de cervejas pelo Science of Beer (2022); Guilherme Oliveira, bacharel em sistemas de informação; e Roberto “Bob” Fonseca, jornalista, idealizador e realizador da pesquisa Melhores do Ano na Cerveja por 10 anos.

A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 conta com os seguintes apoios: MyTapp, Bier Held, Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.

Tá teno!

Foto: Divulgação

Desde 01/12, mais de 25 restaurantes em seis cidades do Brasil vão oferecer pratos especiais e cheios de representatividade além dos seus menus tradicionais – é o Circuito Uncomfortable Food, promovido por Stella Artois dentro do movimento Juntas na Mesa, criado para promover uma gastronomia com mais protagonismo feminino e equidade de gênero. Os pratos – que ficam disponíveis por apenas um mês com preços a partir de R$ 34,80 – foram criados por chefs mulheres que, a convite da cerveja da Ambev, ressignificaram em experiências gastronômicas os desconfortos e desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais apenas pelo fato de se identificarem como mulheres nesse mercado. Participam estabelecimentos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Curitiba, cada um com seu prato autoral e criado 100% por mãos femininas.

Antes de chegar a esses restaurantes parceiros pelo país, Uncomfortable Food nasceu a partir da união entre chefs de cozinha referências no segmento, que juntas foram as primeiras a oferecerem em seus restaurantes criações que transformam o manifesto por uma gastronomia mais equalitária em pratos inéditos e sofisticados, mostrando sua potência e paixão pela profissão. Entre elas estão a baiana Bela Gil, as cariocas Kátia Barbosa e Andressa Cabral, a paulista Bel Coelho, a piauiense Cafira Foz, a mineira Bruna Martins, a indígena sul-mato-grossense Kalymaracaya Nogueira, a acreana Amanda Vasconcelos, a catarinense Michele Crispim e a baiana Nara Amaral.

O nome Uncomfortable Food foi criado em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto. Esse tipo de comida normalmente é relacionado às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece.

Voltando ao Mondial…

Depois de uma estreia em grande estilo na edição de 2021, a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, retorna ao Mondial de la Bière em 2022 apostando na experiência do consumidor. Com um estande que contará com degustações e desafios sobre conhecimento cervejeiro, a participação da Academia chega para apresentar novas formas de aprender e ensinar sobre o universo da cerveja aos visitantes do festival, que acontece entre os dias 7 e 11 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Além da interação, o stand contará com venda de souvenires exclusivos, como camisetas, acessórios cervejeiros e produtos educativos relacionados ao universo da cerveja. Os produtos também poderão ser adquiridos pelo e-commerce da Academia com entregas para todo o Brasil. Além da Academia da Cerveja, outras marcas da Ambev marcarão presença no festival como a Cerveza Patagonia, Wäls, Colorado, Bohemia, Goose Island e Hoegaarden. Serão mais de mais de 40 rótulos diferentes e inovações especiais para o evento.

“Falamos muito em democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura cervejeira no Brasil. A Academia da Cerveja nasceu com essa missão de não só ensinar, como também aprender e estimular as trocas em ambientes diversos. O Mondial de la Biere é o maior festival cervejeiro do país e o ambiente ideal para gerar essas conexões. Estamos muito animados e felizes em estar de volta nesta nova edição”, afirma Laura Aguiar, Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

Por falar em Ambev…

Depois de superar a meta de aumentar o número de fornecedores pretos e pardos, estabelecida em 2021, a Ambev segue avançando em sua agenda para promover a equidade racial dentro e fora da companhia. Atualmente, a empresa trabalha para promover a diversidade também no seu ecossistema de parceiros e fornecedores, e conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente durante este ano, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores pretos.

Para contribuir ainda mais com o seu ecossistema, recentemente a Ambev lançou o Bora, programa de inclusão produtiva pelo qual pretende impactar a vida de cinco milhões de pessoas nos próximos dez anos, gerando oportunidades de capacitação, emprego, renda e crescimento compartilhado.

Maurício Delfino, fundador da marca “Da Minha Cor” – site multiprodutos que comercializa produtos inovadores e socialmente inteligentes para a comunidade negra – é um dos fornecedores parceiros da companhia. Segundo ele, a parceria com a companhia proporciona senso de pertencimento, igualdade e segurança aos profissionais. “Com o fortalecimento das boas práticas de ESG na Ambev, mais especificamente no quesito de diversidade de raça, culminando no maior acesso da população, se faz necessário fornecer EPI — Equipamento de Proteção Individual, como toucas descartáveis adequadas para cabelos afro, desenvolvidas e patenteadas pelo Da Minha Cor. Dessa forma iniciamos nossa parceria com a Ambev.”, explica.

A marca fundada por Maurício é uma das empresas que estão participando da campanha recém-lançada “Novembro Preto”, iniciativa em que a Ambev destina parte dos seus espaços de mídia na TV Globo e nas redes sociais da Ambev para a valorização de empreendedores negros da sua base de parceiros e fornecedores. A ação tem o objetivo de reforçar o compromisso da companhia pela equidade racial e promover a inclusão produtiva.

Segundo ele, a campanha é um apoio admirável ao empreendedor negro. “Sozinhos não teríamos condições de realizar uma ação como essa. O movimento é a demonstração na prática de que o ESG é muito além de uma sigla e está em sinergia com o nosso propósito de fomentar nosso negócio para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos produtos que pensamos e desenvolvemos para a comunidade negra.”, afirma.

Outros parceiros reais também participaram da ação. Inicialmente, as ativações foram com a participação de dois bares e cinco fornecedores de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro — Zanzi Bar (BA), Barkus Educacional (RJ), Boteco da Dona Tati (SP), Boutique 08 Eventos (SP), FR Brindes (SP), Diversidade Io (SP) e Da Minha Cor (SP).

Beatriz Santos, sócia-fundadora da edtech “Barkus Educacional” – criada para democratizar o acesso à educação financeira por meio da tecnologia, relata que os empreendedores negros precisam de apoio como este. “Está sendo bem interessante poder participar de uma ação que busca destacar empreendedores negros, porque são essas pessoas que mais precisam de visibilidade. Para além da evidência, precisamos pensar e executar ações de fomento ao empreendedorismo negro, além de dar apoio, por meio de cursos, mentorias e orientação financeira. Nós da Barkus Educacional estamos participando enquanto startup selecionada pela Aceleradora 100+, programa de inovação aberta da Ambev para startups de impacto socioambiental, e sei o quanto essa aproximação foi benéfica para nós. Fico feliz por fazer parte desse movimento e espero que seja apenas o início. Só deste modo, alcançaremos a igualdade racial”, afirma.

Carol Sá Fortes, fundadora da Boutique 08 Eventos, também reconhece a importância do projeto e ressalta que participar da iniciativa é uma realização. “Para nós da Boutique 08, foi gratificante demais ter a oportunidade de organizar o encontro do MOVER para a Ambev e, consequentemente, ser uma das empresas divulgadas no movimento Novembro Preto. Estar ao vivo no programa Encontro com Patrícia Poeta e aparecer no intervalo do Jornal Nacional nos deixou extremamente felizes. A atenção com a agenda de equidade racial – e estar entre os parceiros selecionados pela Ambev – mostra que nosso empenho e dedicação em cada projeto é notado e valorizado. Queremos agradecer publicamente ao time Ambev pelo convite, pois entendemos que mais portas vão se abrir após essa divulgação.”, destaca.

A campanha “Novembro Preto” foi criada pela Agência Africa e conta com filmes e ativações na grade de programação da emissora e em programas como o Encontro com Patrícia Poeta, É de Casa e Domingão com Huck. Para conhecer mais sobre o movimento Novembro Preto e a base de empreendedores parceiros da Ambev, clique aqui.

Cerveja de Novela

Foto: Divulgação

Criada e escrita por Gloria Perez e com direção artística assinada por Mauro Mendonça Filho, a novela ‘Travessia’ traz em sua trama grandes nomes como Chay Suede, Lucy Alves, Romulo Estrela, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Alessandra Negrini e Rodrigo Lombardi. Este grande elenco agora dividirá as cenas com mais uma grande protagonista de novelas da nove: a Itaipava.

Já reconhecida como “Cerveja de Novela”, a marca do Grupo Petrópolis preparou diferentes ações de conteúdo e inserções para ‘Travessia’, marcando presença em diferentes núcleos e momentos da trama. Essa é a quinta vez consecutiva que a marca está presente em novelas da faixa das nove, tendo passado por ‘Amor de Mãe’, ‘Império – Edição Especial’, ‘Um lugar ao Sol’ e ‘Pantanal’.

“Entendemos que as novelas da TV Globo são sempre uma boa oportunidade para entrar em uma conversa que está presente na casa dos consumidores brasileiros diariamente. E a Itaipava já vem se estabelecendo como acompanhante oficial dos momentos em que eles param para ver sua trama favorita. É uma oportunidade de estar na jornada do consumidor de forma divertida, com entretenimento e até mesmo com inovação, especialmente em uma trama tão moderna e instigante, que é ‘Travessia'”, explica Naiara Brugneroto, coordenadora de Marketing da Itaipava no Grupo Petrópolis.

Criada em parceria com a Globo e assinada pela WMcCann, a primeira aparição de Itaipava em ‘Travessia’ se deu na última quarta-feira (30), junto a revelação do novo personagem Haroldo, o robô garçom que finalmente chegou em Vila Isabel, prometendo revolucionar o bar Encanto da Vila. Para o enredo, a marca ainda prepara ações de conteúdo e visualizações que reforçam sua participação no universo da teledramaturgia.

Se não guenta, bebe leite (literalmente)!

Foto: Divulgação

É hora de reunir a família, os amigos e os vizinhos para assistir às partidas de futebol. Porém, como algumas partidas estão rolando pela manhã e faz parte do ritual brasileiro apreciar uma cervejinha enquanto torce e vibra, Petra lança uma ação especial e apresenta o ‘Leite de Petra’, edição limitada de bebida láctea não-alcoólica, elaborada com a cevada que dá origem ao Petra Malte. (clique aqui)

Traz o Hexa Brasil!

Foto: Leandro Arruda/ FCA

Seis pontos: check! Vaga nas oitavas de final: check! Mais um contêiner garantido para o Brasil: check, check, check! E dessa vez, foi a cidade de São Paulo, mais precisamente o Parque do Ibirapuera, que amanheceu com essa surpresa de Budweiser, na terça-feira, dia 29. Cerveja oficial da Copa do Mundo FIFA™️, a marca segue cumprindo a promessa: quem conquistar o Mundial vai receber um carregamento especial no país! (clique aqui)

Lançamentos

Birrificio Del Ducato

Chegando ao Brasil via TodoVino, a importadora trouxe dois rótulos da cervejaria italiana, a Verdi Imperal Stout e a Frambozschella. A Verdi Imperal Stout foi a vencedora da categoria Imperial Stout na European Beer Star 2018 e se consagrou como a primeira cerveja artesanal italiana a ganhar uma medalha de ouro em uma competição internacional. O seu diferencial é a adição da pimenta que oferece um toque picante e provocativo. No paladar, possui corpo alto, textura macia, álcool bem inserido, final seco e persistente e, no aroma apresenta, notas de tosta, café, chocolate amargo, alcaçuz e tabaco.

Já a Frambozschella encanta os seus apreciadores desde a sua aparência, que se destaca pela tonalidade de rosa intenso. Entres os processos de produção, a cerveja é deixada para macerar em framboesas por um longo período, garantindo o diferencial da tonalidade e sabor do rótulo. No paladar, possui acidez láctica, leves notas cítricas e gosto de framboesa, que se destaca também no aroma junto com groselhas vermelhas, morangos silvestres e romã.

Bodebrown

A saga dos imigrantes italianos no Brasil ganha sua terceira homenagem em forma de cerveja especialmente criada pela Bodebrown. A premiada cervejaria curitibana apresenta a Luppolo Italian Pilsener, que resgata um estilo clássico cervejeiro e o mistura com inspirações da Itália, sua cultura e seu povo. Ela já pode ser encontrada no Paraná e em Santa Catarina nos supermercados Condor Super Center, no formato de latas de 473 ml. O preço de lançamento é de R$ 20 em média.

Uma cerveja ideal para o verão, a Luppolo Italian Pilsener é leve, com 4,6% de teor alcoólico. Sua receita parte de uma tradição tcheca do século XIX que depois ganhou nova roupagem na Itália.

Sigilo Total Brewing

A cervejaria traz a nova versão da Kashmir, agora intitulada de New Kashmir. Ela é uma Juice Ipa Triple Melon de 8.6% de potência alcoólica, 25g/L de lúpulo Cashmere e muita adição dos melões Pele de Sapo, Orange e Cantaloupe. Disponível no bar da marca no ABCD, bares parceiros e e-commerce.

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com o penúltimo resumão da semana de 2022! Cheers!

#beerewindSemana48

Sair da versão mobile