Já estamos na edição 39 do beerewind e isto quer dizer que entramos em contagem regressiva para saber os Melhores do Ano, mas antes…
Oktoberfest
Outubro é o mês em que se comemora a cerveja no mundo inteiro com a Oktoberfest, tradicional festa originária na Alemanha. No Brasil, a que ganhou muita expressão acontece em Santa Catarina. Mas, quem não pode ir pra lá comemorar, a dica é curtir o The Blue Pub – típico pub inglês com duas unidades em São Paulo – porque se o assunto é cerveja, o pub “está dentro”.
Além de música ao vivo de terça a domingo e cervejas de nove países diferentes no cardápio, o The Blue Pub estará com promoção para os fãs de Paulaner, até o dia 20 de outubro. No pub da Bela Vista, que pedir 4 pints de Paulaner, vai ganhar uma camiseta; se consumir mais 3, no total sete pints, leva também um copo. Já no Itaim é ao contrário: quem comprar 4 pints de Paulaner, ganha um copo; com mais três, vai comemorar com uma camiseta nova. Ambos personalizados.
Informações no Instagram: @thebluepub
Outubro rosa
O movimento “Outubro Rosa”, que tem a intenção de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, faz com que o mês seja cheio de programações especiais que destacam a importância de evitar a doença e identificá-la desde o início. Pensando nisso, o Porks – Porco & Chope, principal casa de chope e carne suína do país, vai promover uma ação de conscientização super especial, com mais de 50 mil litros de chope rosa.
Entre os dias 1º e 9 de outubro, todas as 43 unidades da rede no Brasil vão comercializar seu famoso Chope Pilsen, dessa vez na cor rosa, pelo preço normal do cardápio. Com R$ 1 a mais, o cliente poderá ajudar instituições locais de apoio ao câncer de cada cidade. Além disso, a rede vai compartilhar cartilhas educativas sobre o câncer de mama, com dicas sobre como realizar o autoexame e sinais de alerta para a doença, nas redes sociais.
Atualmente, a rede conta com unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelas cidades de Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Maringá (PR), Colombo (PR), Cascavel (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Itajaí (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Sinop (MS),Brasília (DF), Águas Claras (DF), Samambaia (DF), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Recife (PE) e João Pessoa (PA).
A ação de “Outubro Rosa” do Porks – Porco & Chope vai acontecer entre os dias 1 e 9 de outubro, em todas as unidades da rede no Brasil, Mais informações nos perfis oficiais das lojas e da rede no Instagram (@porks_brasil).
IPA Day Brasil
Após quase três anos de intervalo, a edição nacional do maior festival cervejeiro em homenagem às cervejas India Pale Ales, o IPA Day Brasil, volta a ser realizada em Ribeirão Preto (SP), dia 12 de novembro, sábado, no espaço Quintalinda. O evento surgiu há 10 anos e reúne na cidade cerca de 2 mil turistas e moradores amantes do estilo.
O festival IPA Day Brasil funciona no formato open bar de cervejas e água e inclui muita música e mais de 40 rótulos produzidos por cervejarias premiadas do Brasil. A curadoria do cardápio cervejeiro mescla IPAs com altas avaliações nos rankings nacionais e receitas elaboradas exclusivamente para o evento. A meta da organização é apresentar entre 30% e 50% e novos lançamentos.
“Ter receitas exclusivas e novidades tem como objetivo desafiar a criatividade das cervejarias mais desejadas. Também queremos sempre apresentar tendências novos lúpulos, tecnologias, insumos e sub-estilos que estão surgindo no mundo”, explica Rafa Moschetta, organizador do festival.
No line-up musical, o festival cumpre a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente. A brasilidade da banda Maria Orfina (@mariaorfina) abre o palco, às 14h. Na sequência, é a vez do Al Bud Trio (@albudtrio), eleita a atração do IPA Day SP 2022 com seu estilo Rockin’ Hillbilly. O rock nacional e internacional assume o som com a banda Kalize (@bandakalize). E o fechamento da noite fica por conta da Versão 2 (@versaodois) ao som de muito Rock’n Roll.
Além das cervejas, o festival reúne opções gastronômicas que harmonizam com a potência das India Pale Ales. Já estão confirmados o Ôôô Dog – Hot Dog (@ooodoghotdog), BrBQ – Brazilian Barbecue (@brbq.smokehouse), Komburguer (@komburguer), Vila Dionísio (@viladionisioribeirao), Ravenna Pizzeria Napoletana (@ravenna.cucina) e Beergadeiro (@beergadeiro016)
O IPA Day Brasil é um festival que envolve uma série de atrações durante o fim de semana do feriado de 15 de novembro. Entre eles estão o “Encontro dos Cervejeiros”, que acontece na sexta-feira (11), antecedendo o festival. No domingo (13), é a vez do já tradicional Porco no Rolete – os dois são realizados no brewpub Weird Barrel.
Como cerca de 85% dos frequentadores do festival são de outras cidades do Brasil, o evento criou também a Casa da IPA, o hotel oficial dos amantes do lúpulo. Também firmou parceria com uma agência de turismo, a LATZ Viagens, que oferece pacotes especiais com passagens aéreas e a hospedagem.
Ingressos aqui.
Save The Date
Os apreciadores de cerveja artesanal que estavam com saudade dos encontros presenciais já podem anotar o dia 5 de novembro na agenda. Os microcervejeiros gaúchos, com sede de retomada, agora tem um novo endereço para a tradicional festa cervejeira de Porto Alegre promovida pela produtora Matinê Cervejeira. Com o nome de ‘Ceva no Mercado’, o evento gratuito acontecerá no Mercado Paralelo (R. Frederico Mentz, 1561 – Navegantes), novo reduto gastronômico e cervejeiro na região do 4º Distrito.
Ao todo são 31 cervejarias participantes, desde as porto-alegrenses vizinhas do Mercado Paralelo, como a 4 Árvores, Veterana e Cubo Cia Cervejeira, como as da Região Metropolitana, Old Capitain e Zapata Cervejaria, até as conhecidas do Vale dos Sinos, Fat Bull e Imigração e, da serra gaúcha, Favorita e Uffenberg. Brewpubs, drinkerias e entre outras cervejarias gaúchas também fazem parte da programação.
Como é de lei em todas as edições do evento promovido pela Matinê, a música não pode faltar. Serão dois palcos com um line up de bandas locais gaúchas, entre elas, já confirmados, Tonho Crocco e Comunidade Nin-Jitsu. A gastronomia, desta vez, ficará por conta das operações que funcionam no Mercado Paralelo. O lugar é conhecido pela diversidade de opções nos 4 mil metros quadrados de área externa e interna que revitalizou o DC Shopping. São pelo menos 30 operações, entre elas, o 20 Barra 9, Startt & Brothers e Complex Skatepark.
A última edição do evento da Matinê Cervejeira em Porto Alegre aconteceu em 2019 e reuniu 12 mil pessoas em outro shopping da capital. Desde então, a produtora avaliava com cautela o momento para o anúncio da retomada das atividades. “Agora que estamos seguros, do ponto de vista sanitário, podemos prestigiar os produtores locais que conseguiram atravessar a pandemia, beber e comemorar. Será um momento de muita alegria e diversão para o público visitante e para as cervejarias”, comenta o proprietário da Matinê Cervejeira, Diego Masiero.
Acessibilidade e pertencimento
Um dos temas abordados durante o mês de setembro é a importância da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Declarado Setembro Verde, desde 2015 o mês recebeu o título por abrigar o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.
Sabendo da relevância do assunto, a Ambev reforça os seus compromissos para incluir e empoderar grupos tidos como minoritários e, entre as iniciativas promovidas pela companhia, está a criação de grupos de autenticidade que buscam fomentar ações voltadas à inclusão, e um deles é o IPA – Improve People Accessibility, especificamente formado para dar representatividade e inclusão a pessoas com deficiência.
O colaborador Lucas Silva Lopes, 26 anos, é PCD e há 2 anos faz parte do time responsável por atender as demandas jurídicas da Ambev CSC – operação localizada na cidade de Jaguariún, São Paulo. Ele é um dos membros do IPA e, antes mesmo de trabalhar na companhia, já tinha olhar atento à mobilização da empresa para as iniciativas de Diversidade e Inclusão.
“Na Ambev eu encontrei ambiente muito acolhedor, com mega abertura para construção de um ambiente inclusivo e que me ajudou a entender que também tenho o direito e o potencial para sonhar grande. Estamos avançando nas pautas de reconhecimento e remoção de barreiras para entender que há múltiplas formas de se fazer existir no mundo, de fazer as coisas e que todas elas são válidas. Afinal, um belo brinde só é possível quando você tem muitas pessoas e diversidade para compartilhar com você.”, ressalta Lucas.
Responsável por engajar ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência e corpos não normativos, o IPA é composto por colaboradores (com e sem deficiência) de diferentes regiões do País e representantes da alta liderança. Nele, os participantes têm a oportunidade de endereçar ações voltadas para o alinhamento sobre acessibilidade arquitetônica e comunicacional, além de contribuir para o letramento dos colaboradores sobre a pauta como um todo.
Busca
O fortalecimento da cena cervejeira latino-americana é um dos principais pilares da Copa Cervezas de América. Para estimular novas iniciativas empreendedoras e empresariais que tragam soluções aplicáveis ao mercado cervejeiro, a Copa promove o “Desafío de Innovación Ecosistema Cervecero 2022 – Los Ríos, Chile”. São esperados projetos que levantem ideias ou protótipos que possam ser realizados e ajudem a resolver problemas em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que as empresas do setor cervejeiro possuem, como o uso mais eficiente dos recursos hídricos e novos destinos e usos dos resíduos provenientes da produção de cerveja. Os interessados poderão inscrever seus projetos através deste link até o dia 23 de outubro.
Os 30 projetos finalistas receberão o subsídio de 100 mil pesos chileno. Já os três ganhadores terão direito a 5 milhões de pesos chilenos para sua execução. Vale considerar que mil pesos chilenos equivalem a cerca de 1 dólar americano.
Esse desafio faz parte do projeto FIC 22-09: “Fortalecimiento de gestión de nodos de negocios de productos regionales”, que é financiado pelo Fundo de Inovação para a Competitividade (FIC) do Governo Regional de Los Ríos, em Valdívia, no Chile, e seu Conselho Regional, e executado pela Universidad San Sebastián, com financiamento da Cervejaria Kunstmann.
Para Daniel Trivelli, presidente da Copa Cervezas de América, o investimento em conhecimento e inovação é fundamental para explorar o potencial dos países da América Latina no cenário global de produção artesanal de cerveja. “Só a região de Los Ríos, no Chile, conta com uma tradição de mais de 100 anos na produção de cervejas artesanais. Atualmente existem mais de 40 marcas registradas. Com o apoio do governo regional, queremos deixar um legado não apenas de incentivo e visibilidade aos projetos inscritos, mas também servir como exemplo para outras iniciativas”, explica Daniel.
Tá chegando!
Dizem que “as melhores coisas vêm com o tempo”. Mas vai muito além disso e, quando o assunto é o universo cervejeiro, ele nos traz novos aromas, texturas e experiências. E, para mostrar como o tempo nos ajuda a descobrir percepções até então desconhecidas, Goose Island traz para as pessoas o momento mais aguardado de todo o ano: a chegada da nova safra Bourbon County em solo nacional, dessa vez, com a edição de 2021. Então, chegou a hora de desacelerar, apreciar melhor e com moderação!
Com sua cerveja mais icônica e especial, Goose Island convida as pessoas a desacelerar para sentirem o sabor do tempo, tudo isso embalado pelo movimento slow. Afinal, se as melhores coisas da vida levam um período para maturar e serem apreciadas, com a safra de 2021 de Bourbon County não é diferente. Com 14,4% de teor alcoólico e 60 IBU, a nova edição passou pelo processo de envelhecimento em barris de bourbon de três destilarias (Heaven Hill, Wild Turkey e Buffalo Trace). Com isso, ela traz sabores de chocolate e baunilha, carvalho, whisky e melaço, seguidos de caramelo, frutas vermelhas e amêndoas.
E para celebrar o lançamento, a marca promete novidades e grandes experiências para os apreciadores. O pré-lançamento, com venda limitada, acontece a partir do dia 07 de outubro e, para ter acesso as vendas, é necessário se cadastrar no recém lançado programa de fidelidade da marca, o Goose Crew: https://www.gooseisland.com.br/goose-crew.
“A cada ano, a safra de Bourbon County chega para surpreender ainda mais os consumidores por seus sabores complexos e únicos. Essa cerveja é um convite para as pessoas desacelerarem e verem como o tempo deixa tudo ainda mais saboroso. Em uma época que todos estão sempre com pressa, queremos valorizar esses momentos únicos”, afirma Eduardo Mahtuk, gerente de marketing de Goose Island no Brasil.
Criada pelo filho do fundador de Goose Island, Greg Hall, a Bourbon County é uma das mais raras cervejas do mundo, lançada em edições especiais a cada ano. Uma Imperial Stout maturada em barris de Whisky Bourbon, explorando ainda mais a complexidade da cerveja.
Sua raridade se dá pelo fato da produção acontecer apenas uma vez por ano, o que a torna uma das cervejas mais especiais do mundo. Inclusive, uma de suas safras já foi considerada a melhor do planeta no World Beer Cup, um dos principais prêmios cervejeiros do mundo.
Lançamentos
Sigilo Total Brewing
Vindo do projeto Abraço Mágico, que vem para conscientizar um problema que atinge a população infantil brasileira, as doenças sanguíneas, a cervejaria traz o rótulo especial, uma India Pale Lager com perfil seco e amargo no final do gole, ou seja, uma Lager com muito mais foco no sabor e aroma de lúpulo. Foi utilizado o lúpulo Hallertau Blanc, com aromas e sabores florais e cítricos como maracujá e notas de vinho branco. Disponível no bar da marca no ABC, bares parceiros e e-commerce.
Vintage Craft Beer
A cervejaria traz o rótulo Cenoura Atômica, cerveja do estilo Sour com adição de Cenoura, Pepino e Gengibre. Disponível nos bares parceiros da marca.
Bodebrown & Trooper
E saiu o segundo rótulo da parceria Iron Maiden e Bodebrown, a Aces High! A cerveja foi criada pelos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, cervejeiros da Bodebrown, com participação direta do vocalista Bruce Dickinson. Antes de iniciar a turnê brasileira, ele visitou a fábrica da cervejaria curitibana, no dia 24 de agosto, e provou em primeira mão sua versão final, aprovando a receita final.
A Aces High é uma cerveja refrescante e saborosa, que une a tradição cervejeira britânica com a exuberância tropical e a criatividade brasileira. Leve, possui 4,6% de teor alcoólico e baixo amargor. Foi elaborada com três tipos de maltes, incluindo a adição de lúpulo Mosaic no processo de Dry-Hopping.
Augustinus
Em referência ao filme Dia dos Mortos (Day of The Dead) de 1985, a cervejaria traz o rótulo The Dead Will Walk the Earth, cerveja do estilo Double New England IPA feita com os lúpulos Bravo e Strata Hop Hash na parte quente e um dose generosa de Citra, Amarillo Fruit Punch e Strata no dry hop. Disponível nos bares parceiros e e-commerce.
5 Elementos
A cervejaria traz em dose dupla os rótulos, Blueberry Cheesecake Sour, Imperial Sour mirtilo e lactose, e a Guava Cheese Cake Sour, Imperial Sour de goiaba. Ambas estão disponíveis nos bares parceiros e e-commerce.
OCA
Na série que homenageia os pássaros brasileiros, a cervejaria traz o novo rótulo ‘Guará Vermelho’, uma Double New England IPA com 8,2%. Estará disponível nos bares parceiros da marca na próxima semana.
Seven Hands
A cervejaria traz o rótulo EXPERIENCE OAK, cerveja do estilo Hazy IPA, feita pelo processo Cryo Pop® Original Blend que garante alta concentração de lupulina, óleos aromáticos e a adição de Carvalho Americano durante a maturação. Disponível nos bares parceiros da marca e e-commerce.
Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!
#beerewindSemana39