Bora começar a semana conferindo o que separamos no mundão cervejeiro aqui no beerewind? A edição 36 começa com…
South Beer Cup
A edição de 2022 que foi realizada em Ribeirão Preto, anunciou no dia 10 de setembro os vencedores no evento Craft Beer Ribeirão. Na página oficial da competição já estão a lista dos vencedores, e claro, teve Brasil com medalhas! Confira:
Oktoberfest Blumenau
No dia 5 de outubro, Blumenau (SC) terá um reencontro com a sua mais tradicional festa: a Oktoberfest. Realizada desde 1984, a programação foi suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia e retorna em 2022 com as expectativas ampliadas pela saudade dos visitantes. A Cerveja Blumenau, uma das marcas artesanais presentes no evento, vai brindar esse reencontro levando pela primeira vez aos pavilhões a sua Oktoberfestbier.
O rótulo foi lançado em 2020, com o objetivo de homenagear o evento e, através do copo, celebrar a Oktoberfest mesmo com os consumidores em casa. Agora, uma reedição histórica vai coroar o retorno do público a uma das maiores festas de tradição alemã do mundo. Além dos barris disponíveis para o evento e para restaurantes parceiros, o estilo será envazado em garrafas.
A Oktoberfestbier tem graduação alcoólica de 5% e amargor de 23 IBUs (escala de amargor que vai de 0 a 120). De acordo com o cervejeiro Marcos Guerra, os lúpulos alemães conectam da Oktoberfest de Blumenau com a edição de Munique, na Alemanha.
No design, a Oktoberfestbier leva um dos momentos mais marcantes da Oktoberfest e que, certamente, será ainda mais emocionante em 2022: a sangria do barril, na cerimônia que dá início oficial ao evento.
Também na Oktoberfest Blumenau…
A Oktoberfest possibilitará aos visitantes uma experiência cervejeira única em diversidade e regionalidade em 2022. Um novo edital confirmou mais cinco cervejarias artesanais na festa, compartilhando um dos pontos comerciais do setor 3 do Parque Vila Germânica. Agora, 12 marcas do Vale da Cerveja estarão disponíveis para os visitantes na programação que vai de 5 a 23 de outubro de 2022.
O consórcio escolhido para a comercialização é formado por Balbúrdia Cervejeira, Berghain, Borck, Oma’s Haus e Segredos do Malte. Somam-se a essa lista as marcas Bierland, Cerveja Blumenau, Glasvoll, Holzbier, Scholer’s Bier, Schornstein e Wunder Bier já tinham sido selecionadas no edital divulgado em agosto, que definiu pontos de venda individuais.
Por falar em Oktoberfest…
Pegue sua caneca de cerveja favorita e a melhor lederhosen (clássico e tradicional traje bávaro), depois se dirija ao principal destino de entretenimento de Orlando — o ICON Park irá sediar sua primeira celebração anual da Oktoberfest! Esta celebração será a oportunidade perfeita para as famílias passarem tempo juntas enquanto desfrutam de experiências tradicionais.
Alinhado ao famoso festival Oktoberfest realizado todos os anos em Munique, na Alemanha, o ICON Park oferecerá — de 16 de setembro a 2 de outubro — cervejas especiais, comidas típicas e muito entretenimento. Durante esse período, a realização do evento ocorrerá às sextas-feiras, das 17h às 22h e aos sábados e domingos das 14h às 22h.
Durante toda a celebração, os visitantes do ICON Park podem se fartar de deliciosas cervejas alemãs. Quatro cervejas sazonais, por exemplo, estarão disponíveis no The Lawn Bar por 16 dólares. E quem estiver a procura de uma boa lembrança para levar e guardar, além da memória, uma caneca comemorativa de vidro (cheia até a borda com sua seleção favorita) pode ser comprada por 22 dólares. Para complementar a experiência é possível combinar os bons drinks com uma volta na The Wheel! Um cooler de seleção sazonal será oferecido no Sky Bar antes do embarque.
E as cervejas combinarão perfeitamente com os pratos tradicionais alemães que o ICON Park oferece no The Lawn. Escolha entre bratwurst e chucrute, schnitzel de frango, pretzels com queijo de cerveja e, claro, strudel de maçã.
Para os puristas, o ICON Park terá a autêntica música bávara de Stammtischler — desde o som Oom Pah de polca e valsas até as tradicionais Ländler e Boarischer. As crianças vão adorar ver os artistas tocarem o acordeão de botão bávaro com trompa tenor, colheres de madeira e a Alphorn. Esteja você dançando a noite toda ou apenas curtindo o som da verdadeira música alpina irá te transportar para Munique.
O ICON Park fica no centro do Distrito de Entretenimento de Orlando, convenientemente localizado perto da I-4, Turnpike e Beachline. Esse destino de entretenimento de primeira linha é de fácil acesso e oferece estacionamento gratuito para qualquer residente da Flórida Central ou turista de Orlando.
Rock In Rio
A edição acabou com diversas apresentações marcantes e teve um espaço inédito no local dedicado as cervejas artesanais da marca Heineken, a Craft Beer House.
No espaço contou com as cervejas Eisenbahn Unfiltred, Blue Moon, Lagunitas e Baden Baden, você foi visitar?
E por falar em Heineken…
A Heineken, que utiliza 100% de energia renovável em todo seu processo de produção, e tem como meta levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes parceiros de 19 capitais brasileiras até 2030, aproveitou o início do maior festival de música e entretenimento do mundo, que aconteceu no Rio de Janeiro, para criar um outdoor que gela a cerveja com energia solar.
A empresa instalou painéis solares em um outdoor conectado ao Brewteco, famoso bar carioca localizado na Gávea. Criada pela agência Le Pub, do grupo Publicis, a ação reforça, como um gesto simbólico, a campanha da Heineken, cujo objetivo é chamar a atenção para a utilização de fontes renováveis de energia. O projeto também visa destacar o Programa Heineken Energia Verde, destinado a facilitar o acesso à Energia Verde para consumidores de todo o país.
“Este outdoor está gelando sua Heineken. Cheers”, diz o texto no painel. A iniciativa consolida a meta de sustentabilidade da marca, segundo a qual 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030.
Além disso, a ação compõe também a plataforma de sustentabilidade e cultura da marca, GREEN YOUR CITY, lançada em 2021 com compromissos em três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável. Com isso, a Heineken passa a olhar não apenas processos internos, mas também como expandir a mensagem para toda a cadeia, incluindo os consumidores, tendo a energia verde como agente de transformação e mostrando que um futuro mais verde pode começar com pequenas ações, dentro de casa.
A jornada da Heineken na construção de um mundo mais verde teve sua gênese com o anúncio, realizado em dezembro de 2020, da produção e envase das cervejas Heineken com energia 100% verde nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP). Ao facilitar o acesso à energia renovável, a marca incentiva os consumidores a repensarem as formas de consumo, incluindo o consumo de energia dentro de casa.
Campanha
Um passeio pela história das conexões e da celebração em torno de uma boa cerveja. Tudo isso, com a icônica caneca de Spaten e a reconhecida mesa da Oktoberfest e de biergartens como elementos centrais, valorizando toda a tradição e a expertise cervejeira da marca. É com esses elementos que Spaten celebra a chegada dos meses mais cervejeiros do ano em sua nova campanha e convida as pessoas a experimentarem e viverem o estilo Munich Helles.
Com filme assinado pela LVL, a marca conta toda essa história e a evolução ao longo dos tempos por uma perspectiva interessante: a de uma caneca de Spaten que viaja no tempo por uma mesa infinita, iniciando a trajetória em 1810, na primeira Oktoberfest de Munique, passando por décadas até chegar a um grande brinde em um biergarten, em 2022.
“Spaten é uma cervejaria que se orgulha de sua história, sempre participando de momentos importantes ao longo do tempo e ajudando a construir essa cultura cervejeira reconhecida em todo o mundo. E é exatamente essa cultura cervejeira que queremos trazer para mais brasileiros. Dos biergartens, Oktoberfests até um estilo de cerveja pouco conhecido e criado pela própria cervejaria – o estilo Munich Helles“, afirma Joice Carvalho, head de marketing de Spaten.
“É uma campanha que tem muita verdade histórica e, mais uma vez, demonstra a autoridade de Spaten sobre o mundo da cerveja. Só quem estava na criação do biergarten, está na Oktoberfest e desenvolveu seu próprio estilo tem credenciais para trazer essas celebrações cervejeiras para o Brasil”, comenta Bruno Luiz, diretor executivo de negócios da LVL.
E para trazer todo o clima de Munique para o Brasil, Spaten prepara experiências únicas, como biergartens proprietários em três grandes capitais do país (Brasília, Belo Horizonte e Recife), presença nas Oktoberfests de Blumenau, segunda maior Oktoberfest do mundo, São Paulo e Santa Cruz do Sul, além de ativações em bares espalhados por todo o território nacional.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=sALGdrl8EDw
Fome no Brasil
33 milhões de pessoas passam fome no Brasil e não têm certeza de quando vão conseguir fazer a próxima refeição. O percentual, que está acima da média mundial, fez com que o Brasil voltasse a figurar no Mapa da Fome das Nações Unidas. Por outro lado, cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente no Brasil, segundo dados da FAO/ONU. (clique aqui)
Para ajudar a minimizar o desperdício e contribuir com a alimentação de brasileiros que não têm o que comer, a Ambev fez uma parceria com a startup social Comida Invisível que vai conectar quem quer doar alimentos — neste caso, estabelecimentos como restaurantes, bares, mercados e supermercados — com quem precisa. Os pontos de vendas da região oeste do Rio de Janeiro, cadastrados no BEES — plataforma B2B da Ambev — já podem solicitar seu cadastro junto à startup social, que atua com soluções de combate ao desperdício de alimentos.
“Sabemos que muitas famílias vivem em situação de insegurança alimentar e, por isso, buscamos um parceiro que nos ajudasse a dar destinação a uma parte de alimentos que normalmente seriam descartados. Temos consciência de que, com o nosso tamanho, conseguimos impulsionar muita gente para frente. Por isso, disponibilizamos aos nossos pontos de venda a possibilidade de contribuir com o trabalho realizado pela Comida Invisível”, conta Carla Crippa, Vice-Presidente da área de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev.
O cadastro dos PDVs na plataforma é financiado pela Ambev, que quer disseminar a cultura da doação de alimentos em seu ecossistema. Além disso, a companhia também participa com a doação dos alimentos de seu Centro de Distribuição.
A ideia é que, após a fase piloto no Rio de Janeiro, que deve durar 3 semanas, o projeto ganhe força e seja escalado para todo o país, podendo alcançar mais de 190 mil pontos de vendas parceiros da Ambev, com potencial de doações de 570 mil toneladas de alimentos por mês. Além disso, o centro de distribuição de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, vai doar 17 toneladas de alimentos nesse primeiro mês. O projeto prevê que a Ambev também faça doações mensais via Comida Invisível, tanto do CD do Rio, como dos outros 97 centros em todo país para destinarem alimentos às ONGs.
Prorrogada
A organização da Copa Cervezas de América divulgou a ampliação do prazo de inscrições para as cervejas finalistas que se encerraria nesta sexta-feira, dia 09. Agora, as cervejarias têm até a próxima quarta-feira, dia 14 de setembro, para garantirem sua participação na grande final da principal competição cervejeira da América Latina, que acontece no final de outubro, na cidade de Valdivia, no Chile. Ao todo, 74 cervejarias brasileiras estão na disputa, com 181 cervejas classificadas.
Informações: https://www.copacervezasdeamerica.com/pt
Mudanças
O mês de setembro marca uma mudança importante para uma das mais tradicionais cervejarias do Vale do Sinos. A Clandestina Craft Beer prepara sua mudança para um novo espaço, em Estância Velha. E para marcar a despedida da fábrica no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo, a cervejaria preparou uma ampla programação de shows no antigo endereço. Os eventos ocorrem todas as quintas-feiras do mês, com um momento especial de despedida no sábado, dia 24.
No novo prédio próprio, a Clandestina poderá aumentar a sua produção em 25% de forma imediata. São 750 metros quadrados divididos entre a nova cozinha, onde são produzidas as cervejas, escritórios em um novo tap room, espaço que funcionará como bar. “É uma nova etapa na história da Clandestina. Este novo espaço foi completamente projetado para as necessidades atuais e futuras da cervejaria, o que sustentará o nosso crescimento contínuo”, explica o sócio da Clandestina, Rafael Morello.
A expectativa é de que a produção da Clandestina chegue a 20 mil litros de cerveja por mês no novo espaço. Além disso, haverá a ampliação da programação de eventos. “Nosso tap se tornou tradicional na nossa antiga fábrica. Por isso, estamos preparando um novo, com mais espaço e mais conforto, mas sem perder a essência de ser um bar dentro de uma cervejaria”, ressalta o também sócio da cervejaria, Rafael Lima.
Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!
#beerewindSemana36