fbpx

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição 35 do BeeRewind? Começando o resumão da semana com…

The Town

Como uma das patrocinadoras oficiais do The Town 2023, a Heineken® está montando uma enorme operação de chope em São Paulo. Para garantir que o público tenha a melhor experiência, o Grupo traz uma novidade: além de chope Heineken, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo contará com o chope Lagunitas, IPA da Califórnia que está conquistando o Brasil. Será o primeiro grande evento com chope Heineken e Lagunitas em todos os grandes bares do evento.

“Nós teremos o maior festival de São Paulo, com cerca de 100 mil pessoas/dia; portanto, tínhamos que fazer a nossa maior operação de chope na cidade. O chope é o nosso produto mais fresco e para disponibilizá-lo, temos um grande desafio a ser operado, tanto pela estrutura, quanto pelo ambiente e local. Neste ano, decidimos contar com duas marcas para que o consumidor tenha a melhor experiência em um grande evento”, conta Fabio Antonio Scapin Cittolin, gerente nacional técnico Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O trabalho para montagem e instalação de toda a estrutura de tubulações, chopeiras e equipamentos necessários para a distribuição do produto com temperatura e qualidade Heineken, o que inclui a presença de três Beer Stations na Cidade da Música, oito estruturas de caminhão a granel e onze pontos de atendimentos, terá o investimento de cerca de R$ 5 milhões. A operação é considerada a maior na cidade de São Paulo e a expectativa é comercializar 500 mil litros da bebida.

Dentre as novidades trazidas pelo Grupo Heineken, o The Town 2023 será o primeiro grande evento de São Paulo que contará com copo 100% reutilizável “A Operação Heineken não terá copo descartável, trabalharemos somente com copo reutilizável. O cliente comprará a sua primeira bebida e já receberá o copo que deverá ser utilizado durante todo o festival. Esta iniciativa faz parte do nosso objetivo, a agenda ESG é quem alavanca a relação entre o consumidor e nossos produtos”, explica Cittolin.

Beer Station da Heineken conta com 2 tanques, 12 torneiras de chope e capacidade para 6 mil litros, e é uma atração à parte: o caminhão com 15 metros de comprimento e mais de 4 de altura tem 2 telões de led com iluminação e som próprios. “Além das 3 Beer Stations e 14 carretas com capacidade de movimentar cerca de 35 mil litros de chope, temos 170m² para guardar os barris de chope, com capacidade de 20 barris por metro quadrado. Atuaremos em 8 pontos grandes, nos bares e com mochilas. Nossos equipamentos são preparados para produzir 100 litros de chope por horas. Contamos com duas fábricas para fazer a maior operação de chope em São Paulo garantindo que a bebida esteja gelada em todos os pontos do festival”, comenta.

A montagem da estrutura é comandada pela área de operações de Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil “Vale lembrar que todo o planejamento, execução e monitoramento do evento é feito 100% pelo time Heineken. Cada funcionário tem seu papel e sua área de atuação para cobertura e assistência aos parceiros”, finaliza o gerente nacional.

Além disso, para proporcionar aos fãs da marca a experiência de provar uma cerveja impecável tirada como chope, a Heineken®, patrocinadora master e cerveja oficial de The Town 2023, traz para o festival 12 bartenders holandeses do Heineken Experience, em Amsterdã. Os profissionais, chamados de HEXs, irão dar um show à parte no lounge do Good Times Brouwerij, na Tirolesa e no lounge do Skyline, difundindo o Star Serve, metodologia global para tirar a bebida perfeita.

Além da Heineken®, durante os cinco dias de festival, as cervejas das marcas craft Blue Moon, Lagunitas, Baden Baden e Eisenbahn Unfiltered estarão presentes no cardápio do Market Square, na Cidade da Música, disponíveis para compra e consumo, harmonizando com o cardápio selecionado do evento.

Hip Hip Hurra!

Foto: Divulgação

Inaugurada no dia 28 de agosto de 2020, a oitava unidade fabril do Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional do País, localizada em Uberaba, completa três anos em operação. Com investimento total de aproximadamente R$ 1,5 bilhão desde o início do projeto, a fábrica de Uberaba comemora a geração de cerca de 4,9 mil novos empregos criados, direta e indiretamente, desde sua inauguração.

A unidade atende os estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Além disso, produz as marcas Lokal, Crystal, Itaipava, Petra, Cacildis e Black Princess.

A fábrica conta com seis linhas de produção e possui capacidade média de produzir cerca de 12 milhões de hectolitros/ano, e impulsiona fortemente o desenvolvimento e a economia local. E mais: a unidade possui 108 mil m² de área construída, o que equivale a quase 15 campos de futebol, com 14 edificações administrativas e 22 industriais. É a oitava unidade do Grupo Petrópolis e a maior planta fabril da companhia.

Os equipamentos de todas as linhas de produção foram adquiridos na Alemanha e são os mais modernos do mundo, da marca Krones, líder mundial no fornecimento para as indústrias de bebidas. Só com seus equipamentos de alta tecnologia é possível atingir a meta de 3,0 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional.

O gerente geral da unidade, Everaldo Miranda, destaca os investimentos do grupo em equipamentos de última geração, que demonstra atenção às questões de sustentabilidade e que, consequentemente, aumenta o protagonismo da maior cervejaria com capital 100% nacional no Brasil.

“Nossas operações são extremamente robustas em diversos cantos do país, sempre colocando foco em disponibilizar cada vez mais produtos de qualidade no mercado em que atuamos E isso só é possível com equipamentos com tecnologia de ponta. Para a fábrica de Uberaba, o Grupo Petrópolis prioriza a contratação de profissionais do próprio município, gerando oportunidade para o primeiro emprego, treinamentos, capacitação e evolução dos seus colaboradores”, destaca Miranda.

Plantação de Lúpulo – Na unidade aniversariante, vale ainda destacar o plantio de mais de 5 mil mudas de lúpulo, cujo projeto começou em março deste ano. A iniciativa faz parte do Programa do Lúpulo, que visa expandir o cultivo desse que é um dos mais importantes insumos para a produção de cervejas premium e artesanais.

O plantio em Uberaba tem sido feito em uma área de inicialmente de 2 hectares, com mudas das espécies comet e cascade. Com a ação, o Grupo Petrópolis segue o cronograma das ações que foram iniciadas ainda no ano de 2018, quando o primeiro cultivo foi feito na cidade de Teresópolis (RJ). Na ocasião, a companhia realizou o plantio de 21.400 mudas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco. O principal objetivo com a iniciativa é desenvolver e fomentar a cultura da produção nacional de lúpulo, já que a indústria cervejeira brasileira é uma das maiores referências globais.

O Grupo Petrópolis investe cada vez mais na qualidade de seus mais de 130 produtos presentes no portfólio e em mais de 10 categorias diferentes. Suas unidades produtoras estão distribuídas de forma estratégica nos municípios de Petrópolis (RJ), Boituva (SP), Teresópolis (RJ), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA), Itapissuma (PE), Uberaba (MG) e Bragança Paulista (SP).

Com esta estratégia a empresa busca atender o mercado de forma plena e com grande capilaridade perante o mercado consumidor.

Por falar em Grupo Petrópolis…

Foto: Divulgação

As cervejas Petra Origem e Black Princess Doctor Weiss, do Grupo Petrópolis, foram premiadas no Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos de cerveja da América Latina, realizado na última semana em Florianópolis (SC). A cerveja Petra Origem ganhou a medalha de prata na categoria Australasian Latin American or Tropical – Style Light Lager e a Black Princess Doctor Weiss recebeu a medalha de bronze no estilo South German – Style Kristal Weizen.

Organizado pelo Science of Beer Institute, o concurso contou com mais de 2 mil inscrições de cervejas brasileiras e do exterior. A edição teve um total de 335 cervejarias de 11 países participantes, como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, que foram avaliadas por mais de 80 jurados, responsáveis por analisarem 2034 rótulos.

“O Grupo Petrópolis conta com operações em todo o território nacional e utiliza equipamentos com tecnologia de ponta para disponibilizar produtos de qualidade no mercado em que atua. A premiação aponta que estamos no caminho certo com nossas cervejas”, afirma Ana Paula Nicolino, especialista em Análise Sensorial no Grupo.

Ainda este ano, com a Black Princess, o Grupo Petrópolis foi premiado durante o Festival Brasileiro de Cerveja, evento que avaliou mais de 4 mil amostras de cerveja. Na ocasião, a Tião Bock recebeu a medalha de prata na categoria Specialty Beer, enquanto que a Dark foi medalha de bronze na categoria American-Style Dark Lager.

Para conferir todos os vencedores, clique aqui.

Quem também foi premiada…

A Estrella Galicia, cervejaria centenária e 100% familiar, aumentou seu portfólio de prêmios após a conquista no Brasil Beer Cup, um dos mais importantes concursos de cervejas do país. Nesta edição levou a medalha de prata na categoria Internacional Pilsener. O evento foi ainda mais especial pois foi liderado pela primeira vez por um time exclusivo de mulheres. Mais de 80 jurados de 16 nacionalidades foram responsáveis por avaliar os mais de 3 mil rótulos inscritos ao longo da última semana, que resultaram em 380 medalhas. A noite de celebração aconteceu no hotel Rede Mar Canasvieiras, em Florianópolis (SC).

“Amamos a cerveja sobre todas as coisas e por isso a respeitamos ao máximo. Nossa cerveja é extremamente equilibrada, reflexo do nosso cuidado na seleção das matérias primas e do processo de fabricação, seguindo critérios tradicionais, ‘a fogo lento’, mais tempo de maturação que a média 30 dias e aproveita as melhores tecnologias disponíveis e com uma visão de inovação”, destaca Rodrigo Sawamura, gerente do Time de Cultura Cervejeira da Estrella Galicia do Brasil.

O Brasil Beer Cup acolhe cervejarias de todas as escalas e perfis, desde as pequenas e artesanais até as grandes produtoras, incluindo cervejarias ciganas e brewpubs. A competição adota os critérios estabelecidos pelo Guia de Estilos de Cerveja da Brewers Association (BA) – Edição 2022. Além de dois (2) estilos do BJCP (Catharina Sour e Dorada Pampeana) e também os estilos Brazilian Beer descritos no regulamento.

“O Brasil Beer Cup é um evento único para celebrar a diversidade de sabores, estilos e criatividade que a cultura cervejeira tem a oferecer. Unimos nossas forças para criar um espaço inclusivo e inspirador onde cervejeiros, independentemente de seu porte ou origem, possam mostrar seu talento e compartilhar suas paixões. E mais uma vez nos considero muito bem-sucedidos neste desafio”, reforça Amanda Reitenbach, idealizadora do evento e CEO do Science of Beer.

Por falar em premiação…

A Wäls, uma das principais marcas de cerveja artesanal da Ambev, ganhou o título de a melhor cerveja do mundo em duas categorias: “World’s Best Specialty Beer” e “World’s Best Brut Beer” com estilo Brut. Além dela, a marca Bohemia Reserva ganhou o título de “World’s Best Dark Barley Wine” e a marca Colorado ganhou de “World’s Best Flavoured Honey & Maple” com a cerveja Appia.

Os títulos brasileiros foram conquistados na etapa mundial do World Beer Awards 2023. A premiação reconhece a excelência na indústria cervejeira global, destacando as melhores criações em diversas categorias, como a Specialty Beer que engloba um conjunto de estilos que são fora da curva das receitas cervejeiras mais tradicionais.

“A Brut é verdadeiramente uma jóia da cervejaria brasileira e estamos orgulhosos por ela ter sido reconhecida. Essa conquista reflete a dedicação e a paixão da nossa equipe, mas também destaca a qualidade da indústria cervejeira brasileira e a nossa capacidade de produzir cervejas amadas para muito além de nossas fronteiras. Ela é um exemplo do talento e da inovação do Brasil para o mundo” afirma Karina Rodrigues, Head of Craft Beer da Ambev.

O World Beer Awards é um evento globalmente reconhecido que celebra a diversidade e a qualidade das cervejas produzidas em todo o mundo. A competição envolve uma rigorosa avaliação de especialistas do setor que conduzem avaliações cegas, garantindo que as cervejas sejam avaliadas apenas pelo seu sabor e qualidade.

Vem aí!

Foto: Divulgação

Entre os dias 11 e 15 de outubro, de quarta-feira, pré feriado, a domingo, o Mondial de la Bière volta ao Píer Mauá, celebrando dez anos de paixão cervejeira. Desde 2013 atuando no Brasil, o principal festival de cerveja artesanal da América Latina cresceu gradativamente até chegar à marca atual de 70 mil visitantes e 250 marcas conectados durante os 5 dias de festival.

A edição comemorativa e especial trará diversas marcas e uma experiência de entretenimento ainda mais latente em 2023. Além do retorno ao Píer Mauá, na região central do Rio de Janeiro, onde o festival nasceu em terras brasileiras, ele acontecerá durante um feriado nacional, potencializando ainda mais o turismo da região. E os números mostram que há muito o que brindar, já que, em uma década, a festa somou cerca de 500 mil visitantes, 2250 participações de, 16 mil rótulos, 180 patrocinadores e apoiadores e mais de 200 toneladas de alimentos doados para instituições carentes com o ingresso categoria cervejeiro solidário.

Lançado em 1994 em Montreal, no Canadá, o Mondial de la Bière chegou ao Brasil em 2013, no Rio de Janeiro. Em 2018, expandiu seus horizontes para São Paulo tornando o país o único a ter duas edições ao ano, tendo como combustível a cerveja artesanal e a variedade de rótulos artesanais levados pelas cerca de 200 cervejarias nacionais e importadas, que apresentam seus últimos lançamentos durante os dias de festa.

Diferentemente dos anos anteriores, a cerimônia de premiação do MBeer Contest Brazil acontecerá um dia antes do início do festival. Trata-se de uma competição voltada para cervejarias participantes do festival, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificam o estilo da cerveja e dão notas para: aroma, sabor, sensação na boca e prazer proporcionado. Já o MBeer Contest Public, conta com a avaliação dos visitantes sobre os mais de 1.500 rótulos do festival. Entre os já confirmados no corpo de jurados, nomes como os dos mestres cervejeiros Bernardo Gava e Filipe de Paula, o consultor e professor Francis Mainardi, a somelière Jéssica Gomes, o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, a cervejeira e gerente industrial Mônica Mendonça, a fundadora e mestre cervejeira Debora Lenhen, da Cervejaria PROA de Salvador, e o mestre cervejeiro da cervejaria Overhop, Rodrigo Baruffaldi.

Além de marcas fortes do setor cervejeiro já confirmadas, como Goose Island, Bodebrown, Hocus Pocus, Trilha, Croma e Armadillo, dentre muitas outras, o Mondial de la Bière oferece ainda diversas opções gastronômicas e de mixologia, que dialogam perfeitamente com o universo da cerveja. Além disso, uma programação extensa de shows é imprescindível para animar os dias de festa. Em 2023, serão dois palcos, além da praça experiência “pé de mé”, da Cacilds, entre os armazéns 3 e 4, e diversas outras ativações de parceiros. Entre as atrações musicais, já estão confirmados a banda Sweet Guns, no dia 11, a dupla Vooduo, nos dias 12 e 14, o sambista Marquinho Nunes e Baile do Zen, no dia 13, e fechando no dia 15, pagode da Beta e a banda Tchopu. Serão mais de 40 horas de música, dentre as mais diversas bandas e DJs, passeando por todos os estilos.

Lançamento e promoção

O brasileiro ama viajar, festejar e claro, apreciar uma boa cerveja gelada. Foi pensando nisso, que Zé Delivery, o maior aplicativo de entrega de bebidas do país, e Spaten, a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau, se uniram em uma promoção exclusiva que promete levar seus consumidores a viverem experiências incríveis na 38ª edição da festa mais alemã das Américas que celebra a cultura cervejeira.

A promoção, que já está disponível em todo Brasil nas cidades atendidas pelo Zé Delivery e mediante disponibilidade do produto, tem o jornalista Felipe Andreoli como porta-voz e funciona da seguinte maneira: os consumidores que comprarem 1 (um) engradado de 24 unidades de Spaten no Zé Delivery – long neck ou lata de 350 ml – ganham uma caneca exclusiva de Spaten para celebrar em grande estilo*. Dentre todas disponíveis, cinco serão premiadas! Os sortudos que encontrarem as canecas premiadas ganharão uma viagem para duas pessoas, com tudo pago, para viver toda a celebração da festa alemã em Blumenau, Santa Catarina.

“Como especialista da diversão, não poderíamos ficar de fora dessa mecânica de promoção inédita que vai fazer com que nossos consumidores vivam grandes momentos. Junto a umas das nossas marcas parceiras, continuamos oferecendo experiências incríveis e mostrando que o Zé está cada vez mais presente na vida do consumidor em momentos especiais, desde um jogo de futebol em casa ou no estádio até na maior experiência cervejeira das Américas” afirma Luiza Moura, diretora de Mídia do Zé Delivery.

A caneca de Spaten, disponível por enquanto apenas no Zé Delivery, tem um design exclusivo e promete ser o grande destaque da próxima edição da Oktoberfest de Blumenau, que acontece em outubro. Com detalhes que reforçam códigos da marca e conferem à caneca uma experiência única, o design ainda conta com uma curvatura interna que ajuda a direcionar o líquido para a ponta da língua – região mais sensível ao sabor do malte, traz linhas que ajudam a deixar a cerveja ainda mais refrescante e um fundo mais espesso que mantém o líquido gelado por mais tempo.

A promoção está valendo até o dia 30/09, em todo o Brasil. Os ganhadores viajam para Blumenau entre os dias 12 e 15/10.

*Consulte as condições da promoção

Vem aí 2

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o parque de Exposições da Gameleira recebe a 10ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura. Um dos maiores eventos do país dedicado a cerveja e que envolve o trade do turismo, todo o mercado cervejeiro, movimentando ainda setores culturais e gastronômicos do estado de Minas Gerais. Mais de 150 rótulos estão escalados de diversas cervejarias convidadas até de outros estados. O evento sempre apresentou opções premiadas e destacadas das melhores marcas do mundo.

O FICC 2023 trará como novidade a tecnologia do serviço do autoatendimento já conhecido em alguns Tapsbeer do mercado cervejeiro. Ess edição terá como novidade atendimento totalmente automatizado através de máquinas que aceitam cartões.

Você passa no equipamento e ele libera a dose certa de sua cerveja. Entre as ações que compõe o evento está a feira do lúpulo, mostrando o crescimento do cultivo da planta no Brasil que em um passado não muito distante era impensável, sendo o lúpulo um ingrediente fundamental de boa parte das cervejas artesanais. Agora, este segmento já tem força e impressiona.

Haverá ainda feira de vinil, para os amantes da boa música impressa nas bolachas, e feira de empreendedores locais. Além dessas, para os amantes do Café, o projeto TOMEI GOSTO criado pelo jornalista e comediante Mário Alaska vai marcar presença com uma Feira de Café e afins.

Um marco dessa edição, está sendo parceria firmada com a Associação Brasileira de Criadores do Mangalarga Marchador que traz ainda mais força para o FICC, que trará com uma das atrações nos três dias o 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais do Cavalo Mangalarga Marchador na modalidades de Ranch Sorting, Maneabilidade, baliza e tambores, trazendo o festival novamente para Gameleira. Em 2018 o evento já havia acontecido lá, e teve seu recorde de público com mais de 30 mil pessoas , sendo um local com estrutura completa para receber o público com conforto.

Na área gastronômica serão dez restaurantes convidados com uma atração especial: a Alameda do Fogo, onde seis estações de churrasco vão esquentar a festa. Haverá também vinhos e drinks.

Serão mais de trinta horas de evento e trinta bandas foram convidadas para subirem nos três palcos, sendo o principal o Palco FICC, o palco Confece, em homenagem a Confraria Feminina de Cerveja já tradicional em Belo Horizonte e o palco Street Hop que trará a energia e experiências dos músicos de rua inspirado na cidade americana de New Orleans.

Seis dj’s foram convidados para os intervalos. Entre as bandas já confirmados temos: Audergang, Lurex, Velotrol, Carne Nua convidando Maurinho Berro D’água, Bronnco Billy e Rodrigo Borges e Ian Guedes representando a nova geração do Clube da Esquina, Be Souza, Little Buther, Osmar Sousa e Blues, Coisas da Rita com um tributo a Rita Lee, Back To Black com tributo a Amy Winehouse, Dias de Truta, Trinta Acústico, Ablusadas, Lady Vinil, Cianna, Glasgow9, Gritta, Ca$h, Viraruts, Thunder Blues entre outros nomes que ainda estão sendo confirmados. Jimmy Duchowny e Mark Lambert, com Jazz, diretamente dos EUA. Para as crianças terá pista de skate, espaço kids e escola de circo.

Os ingressos já estão disponíveis e há carga de lotes gratuitos, com entrada programada e combos com copo incluso. (Ingressos aqui)

Segunda edição

Foto: Gil Silva

A Ambev está realizando a segunda turma do seu programa de aceleração de lideranças negras, o Dàgbá – líderes do futuro, que vem fomentar a diversidade étnico-racial de profissionais em cargos de liderança. A iniciativa, que faz parte de uma longa jornada de evolução cultural da companhia, passou por uma expansão e, neste ano, contará com 90 participantes, um número 25% maior se comparado à primeira edição.

Com um espaço de aprendizagem centrado na pessoa negra, o Dàgbá envolve uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills. Nessa turma, os encontros serão realizados até novembro e o programa tem o objetivo de ampliar as fronteiras das disciplinas e promover uma trilha mais humana e consciente no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto social.

“O Dàgbá é um projeto que já possui resultados positivos. Ele vem criar sentimento de pertencimento e liberdade para ser e, ao mesmo tempo, fortalecer o nosso potencial e negritude, gerando visibilidade e estruturando conhecimento. Ambev já é farol para o mercado em diversidade, equidade e inclusão e com esse programa estamos oferecendo oportunidades reais para que as pessoas negras da companhia se sintam confortáveis para ocupar cargos e espaços de liderança”, afirma Michele Salles Villa Franca, diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev.

Lançado em 2022, o programa está sintonia com os valores da companhia, como colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo, e com o programa de inclusão produtiva da Ambev que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda.

O Dàgbá também conta com o apoio da Kyvo Design – consultoria global de inovação que habilita organizações a prover experiências valiosas, e que, desde o começo do projeto, vem auxiliando a Ambev em todas as etapas e atividades.

“Ter uma segunda turma de Dàgbá, com número ainda maior de participantes do que foi no ano passado, potencializa a construção de uma narrativa de liderança a partir de outra perspectiva cultural, para além da ideia de liderança branca. Com isso, temos mais 90 novas oportunidades de trabalhar a representatividade de negros numa empresa de mais de 30 mil funcionários, sendo uma parcela expressiva dela, formada por negros”, afirma Carol Zatorre, Co-Ceo da Kyvo.

Na primeira turma, inicialmente, o Dàbgá contou com a participação de 70 líderes em níveis e setores variados, 57 chegaram ao final do programa. Ao todo, foram 56 horas de conteúdo em atividades, debates, imersões e treinamentos. Destes, 12 profissionais já foram promovidos nas suas áreas de atuação.

Por falar em Ambev…

Depois de passar por uma transformação no seu negócio, a Ambev chegou em um novo capítulo da sua história e hoje é uma plataforma, com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e gera crescimento para todo o seu ecossistema.

Nessa jornada de desenvolvimento, a Ambev On – plataforma de aprendizagem da companhia, é uma forte aliada. Dividida em dois grandes pilares de conhecimento voltado para os colaboradores e público externo, a plataforma permite que as pessoas acessem conteúdos variados voltados ao crescimento profissional e individual.

“Quando iniciamos o processo de transformação do nosso negócio para plataforma, e da evolução cultural da Ambev, entendemos que precisávamos ‘sair de uma empresa que sabe tudo, para uma empresa que aprende tudo’, e por isso a Ambev ON é tão importante para gente. Acreditamos na cultura de aprendizagem contínua, conceito que mostra que as pessoas podem continuar aprendendo ao longo da sua carreira, sem necessariamente ter cursos formais sentados em uma sala de aula, mas sim, que podem aprender em qualquer momento, no seu tempo, com o formato que é mais adequado para cada um. Assim, nosso time se desenvolve, e continua evoluindo nosso negócio, com soluções inovadoras, gerando mais valor para o business”, afirma Illana Kern, People Design Director da Ambev para América do Sul.

Com intuito de gerar aproximação com públicos diversos, a Ambev On vem explorando novos canais e acaba de lançar uma Trilha de Agilidade, criada em parceria com a Ambev Tech, para ser disponibilizada no perfil da plataforma no TikTok. Com conteúdo nanolearning, os vídeos terão duração de até dois minutos, para serem consumidos de forma prática e descomplicada, fugindo dos formatos tradicionais maçantes de treinamentos corporativos.

“Acreditamos que o aprendizado pode ser de várias formas. Por isso, estamos usando uma rede de entretenimento para falar de educação corporativa por meio de conteúdo didático, de qualidade, com técnicas e metodologias úteis para o dia a dia das pessoas”, explica Illana Kern, People Design Director da Ambev para América do Sul.

Além dos perfis oficiais no LinkedIn, YouTube, Instagram e TikTok, Ambev On também conta com o podcast ‘Café No corre’, canal em que conta com a participação de convidados internos e externos, e que tem a proposta de promover conversas sobre o quanto o hábito da aprendizagem constante é importante. Para conhecer mais, basta acessar o site de Ambev On.

Roteio cervejeiro

Foto: Divulgação

Conhecida e reconhecida por ser o principal destino enoturístico do Brasil, a Região Uva e Vinho também vem se destacando na produção das cervejas artesanais, com rótulos premiados internacionalmente. Nos últimos anos a bebida artesanal produzida com lúpulo ganhou espaço, um público apaixonado e curioso, e agora também tem um roteiro exclusivo na Serra Gaúcha, o ‘Circuito do Malte’.

O passeio foi desenvolvido pela Giordani Turismo, empresa especializada em roteiros na Região Uva e Vinho, e conduz o turista a uma experiência visitando três marcas locais em uma imersão completa. Experiências sensoriais acompanhadas de Mestres Cervejeiros, conhecimento sobre as etapas de fabricação, desde a seleção dos ingredientes de alta qualidade até os intrincados processos de fermentação em busca da cerveja perfeita, e degustação dos rótulos premiados mundialmente.

O ‘Circuito do Malte’ tem visita guiada nas cervejarias artesanais, degustação harmonizada com chocolates; almoço em uma cervejaria; degustação de geléias e cervejas, transporte e guiamento durante todo o passeio. O roteiro é destinado apenas a maiores de 18 anos, tem duração de seis horas e saída aos sábados, às 9h30. O valor por pessoa é de R$ 650,00.

Lançamento

Foto: Divulgação

A Cervejaria Filosofia fez sua grande estreia no último sábado, 01 de setembro, na Cervejaria Buriti, localizada na Vila Bastos, em Santo André. A Filosofia, marca de cerveja recém criada, chega ao mercado com a sua primeira receita totalmente original, uma New England IPA.

A Neipa tem 5% de álcool e 27 IBU, possui aparência clara e opaca, e é derivada da IPA (India Pale Ale), um dos sabores mais consumidos no Brasil e no mundo. Quem estiver presente no lançamento, ganhará uma porção de joelho de porco na compra de uma Filosofia. No local, a banda Mojobox também estará presente tocando muito rock, em perfeita sintonia com a cerveja.

Com influência de marcas como MAALI e Hocus Pocus, a cerveja tem amargor leve e lúpulos com aroma tropical com notas de frutas cítricas e amarelas e foi idealizada pela dupla de engenheiros, Renan Bosque e José Lucas Berretta, que comentam sobre a ideia de lançamento da marca. “Acreditamos que qualquer pessoa que já tenha sentado em uma mesa de bar e pedido uma cerveja, saiu de lá com uma grande filosofia. Esse é o intuito de remeter o ‘ato’ de filosofar ao nome da marca. No rótulo, utilizamos a figura de Platão, que tem a barba feita de lúpulo e uma coroa na cabeça feita de cevada, os principais ingredientes utilizados na IPA, que é o que a deixa mais amarga e encorpada”, explicam.

Você também pode encontrar a Cerveja Filosofia disponível no Gorilla Beer House, na Vila Mariana, em São Paulo. Em breve, outros lançamentos serão anunciados.

Craft Beer Ribeirão

Foto: Divulgação

Esta é a última semana para adquirir ingressos para o Craft Beer Ribeirão Preto, que acontece no próximo dia 9 (sábado), na Arena Eurobike. O festival, promovido pelo Polo Cervejeiro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), traz 80 rótulos, 10 horas de música e o aguardado resultado da Copa Paulista da Cerveja, que vai premiar as melhores marcas do estado.

O valor da entrada, para quem não é da cidade, é de R$ 20 (compra pelo site Sympla). Para quem é de Ribeirão, o ingresso é solidário e basta doar 1 kg de alimento em alguma das cervejarias participantes.

A lista de pontos para troca inclui as 12 integrantes do Polo Cervejeiro do Programa Empreender da Acirp: Alquimia Cervejaria, BR Brew, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cervejaria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co., Wolfes Bier, Pata da Onça e Sales Bier. No ano passado, o Craft Beer reuniu cerca de 8 mil pessoas no Shopping Iguatemi.

Em 2023, a edição vem com um line-up animado e 10 horas de muita música. Estão confirmados o som do Maracatu Chapéu de Sol, o estilo dançante da Banda Balaco e todo o rock do cantor Ameslari.

Para matar a fome, food trucks com vários estilos de gastronomia. E enquanto os adultos curtem todos os rótulos e atrações, a criançada vai poder se divertir bastante no Espaço Kids preparado pelos organizadores.

“O Craft Beer é o Festival de Cerveja de Ribeirão e confirma a vocação da cidade como polo produtor e turístico da bebida”, afirma Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.

Se programe!

Foto: Divulgação

Após 12 meses de fermentação e maturação em barris de madeira, o Projeto Manipueira, que reúne dezenas de fábricas do todo o Brasil para a experiência inédita de fermentar cervejas com micro-organismos da mandioca, irá apresentar nesta quarta-feira (6), a partir de 16 horas, no Empório Alto Pinheiros, na capital paulista, os primeiros 21 rótulos do projeto coordenado pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.

A manipueira, que dá nome ao projeto, é o líquido resultante da prensagem da mandioca para produção de farinhas e tapioca. A ideia da Abracerva com a ação é incentivar cervejarias locais a utilizarem a microflora de suas cidades para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e micro-organismos selvagens, em busca do terroir da bebida no Brasil.

No evento serão apresentados 20 rótulos de cervejarias artesanais de oito estados e do Distrito Federal. A cervejas foram produzidas na mesma época, no início da primavera de 2022, e passaram pelo processo de fermentação lento, em barris de madeira, que é típico das cervejas selvagens. As brassagens da 2ª safra, que será lançada em 2024, já começaram.

“Teremos produções anuais de cervejas únicas e autênticas do Brasil o que é o início de um trabalho para o reconhecimento do segundo estilo brasileiro de cerveja, a Manipueira Selvagem”, explica Diego Rzatki, coordenador do projeto.

“Estamos muito honrados em realizar esse evento e com muita expectativa no resultado das cervejas. É um momento emocionante na história da cerveja no Brasil,” avalia Paulo Almeida, sócio do Empório Alto Pinheiros.

Apresentarão Manipueiras Selvagens no EAP as cervejarias Ade Bier (PR), Caatinga Rocks (AL), Cerveja Pestana (SP), Cervejaria Lobos / Funky Folks (PR), Cervejaria Prisma (SP), Cervejaria Tarantino (SP), Cervejaria Uçá (SE), Cozalinda (SC), Cruls (DF), Cybeer (SP), Fermentaria Local (SP), Hill Beer (MG), IFSP – Sertãozinho (SP), Marek Cervejaria Artesanal (RS), Nacional (SP), Piwo Cervejaria Rural/Botânica/Aurora (ES), Quinta do Belasca (SC), São Sebastião (MG), Trilha (SP), ZalaZ (MG), Zapata Cervejaria Rural (RS).

Na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8), a Abracerva realiza com o apoio do Conselho Federal de Química o evento o II Encontro Selvagem, composto por palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado, dialogando sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas.

O evento será realizado na Cervejaria Tarantino no bairro do Limão e terá transmissão online a gratuita. Os ingressos presenciais podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde também está a programação completa do Encontro.

A 1ª Feira Selvagem será no sábado (9), também na Tarantino, com entrada a R$ 165,00, já no segundo lote, mais a taxa de conveniência, e dá direito a uma taça exclusiva para provar os mais de 70 rótulos de 30 cervejarias do Brasil e do exterior.

Cervejeiros de todo país estarão presentes também com objetivo de aproximar fabricantes de profissionais do setor de gastronomia como bares, empórios, hotéis e restaurantes. O evento abre 12h para estes profissionais e às 14h para o público em geral. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!

#BEEREWINDSemana35

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.