fbpx

Chegamos na edição 35 do nosso resumão cervejeiro da semana e claro, separamos o que foi assunto nesse mundão aqui no beerewind, bora começar?

Colab

Foto: Divulgação

Líquido extraído na prensagem da mandioca durante a produção de farinhas e tapioca, e utilizado na culinária do Norte do Brasil, a manipueira será a base de uma produção coletiva e simultânea de 33 cervejarias artesanais brasileiras em dez estados. O lançamento oficial do projeto, apoiado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), aconteceu na última quarta-feira (31/8), em evento na Cervejaria Nacional, em São Paulo.

O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi. A partir de uma receita comum, os cervejeiros adicionarão leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da manipueira. A ideia é que os micro-organismos de cada localidade sejam protagonistas no produto final, que ficará pronto dentro de 12 meses – depois da fermentação e de um período de maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.

“É muito importante para o amadurecimento do mercado cervejeiro trazer discussões como terroir, levedura selvagens, com ingredientes da multiplicidade que o universo da diversidade brasileira tem como um todo. Seja de madeira, de fruta, de leguminosas, de raízes, de folhas, etc.

Poder mostrar isso no universo da cerveja aproxima mais de um público diverso, aproxima da gastronomia, dos sabores que são tão nossos e também saberes dos povos originários, tradicionais e que estão aqui a tanto tempo, estavam esquecidos e trazer essa homenagem.

Este projeto é importante por toda essa diversidade de temas e toda essa dimensão de saberes e sabores, que homenageia e traz para discussão científica brasileira, trazendo muita maturidade para o mercado de cerveja.” explica Aline Smaniotto sommelière de cervejas e antropóloga

Cada cervejaria buscou fontes de manipueira em sua cidade ou região e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que serão usados na a cerveja. A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

“Neste primeiro ano, já conseguimos a adesão de mais de 30 fábricas, e a tendência é crescer nas próximas edições. Nosso objetivo é, mais do que isso, aprimorar a ideia de cerveja brasileira, ou melhor, de cervejas brasileiras, já que cada cidade terá a sua própria e única cerveja”, avalia Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

SON Estrella Galicia

O SON Estrella Galicia, iniciativa da cervejaria espanhola, que estimula a cena cultural, reunindo nomes do cenário brasileiro e internacional, retornou no último dia 19 de agosto com a participação especial da dupla Anavitória. Em novo formato e dividido em quatro episódios, o projeto trás uma entrevista exclusiva com as cantoras, um bate papo sobre cerveja, o encontro com o cantor e compositor Rubel e uma música inédita, gravada especialmente para celebrar a parceria com a Estrella Galicia. A transmissão será realizada pelo Youtube e terá cobertura especial no Instagram e Facebook. Confira:

Investimento

Foto: Gustavo Andrade / Divulgação

O crescimento do mercado virtual de cervejas artesanais foi bastante acelerado durante a pandemia do Covid 19. Com os bares fechados, muitos queriam tomar aquela cerveja especial, sua marca preferida, mas estava mais complicado. Isso impulsionou a venda no auto-serviço, com supermercados e lojas especializadas sendo alternativas, mas esse contexto também fomentou o processo de implantação de sites e lojas virtuais. O e-commerce é uma tendência em vários segmentos de mercado. Muitos estão investindo nessa forma de relacionamento com o público, estruturando seu e-commerce, que será mais uma fonte de renda para as marcas, além de poder expandir o mercado das cervejarias para todo o Brasil.

A cervejaria Capim Branco estreou seus sites para a Cerveja Lagoon – https://lojalagoon.com.br e e seu destilado o gin Noveau- https://nouveaugin.com.br/

“Percebemos o crescimento nas vendas pela internet e por isso, resolvemos melhorar esses canais e criar um para cada bebida”, fala Thiago Carneiro, gerente comercial das marcas. A previsão é de franca expansão para outros rótulos e souvenires de diversas marcas produzidas dentro da planta da Capim Branco. A proposta é que os sites sejam um grande portal de venda de bebidas artesanais e Premium de Minas Gerais. O site já está no ar e tem combos diferenciados. As novidades não vão parar nos próximos meses. Com segurança e de fácil navegação, os sites aceitam cartão de crédito, pix e boleto bancário como forma de pagamento e atende todo o território nacional.

Rock In Rio

A Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, apresenta o bar proprietário instalado na Cidade do Rock ao lado do Palco New Dance Order, dedicado à música de pista.

Desenvolvido em parceria com a Agência Atenas, o local tem um design que é inspirado no estilo solar punk, tendência arquitetônica da era modernista. No espaço, plantas e leds se unem em uma ambientação futurista que destaca o já conhecido verde da Heineken e ajuda a transmitir as mensagens de sustentabilidade que compõem esse e demais espaços da marca no festival.

“O DNA inovador da Heineken está presente em todas as iniciativas da marca no Rock in Rio e não seria diferente no bar próximo ao NDO, onde temos ainda mais proximidade com o público que curte música eletrônica. Lá também transmitiremos, de forma dinâmica, nossas metas de sustentabilidade e a mensagem sobre a importância de cidades e festivais mais verdes”, finaliza Guilherme Bailão, Head of Brand Experience & Sponsorship da Heineken no Brasil.

“O insight que tivemos para criar o bar próximo ao NDO foi transformá-lo em um bar do futuro, em uma cidade do futuro, que imaginamos ser mais sustentável e que está 100 anos à frente do primeiro Rock in Rio, realizado em 1985. Entendendo esse “look and feel”, trouxemos esse olhar futurista, que mistura o urbano, com a tecnologia e a sustentabilidade através das plantas: a personificação do solar punk”, explica Rafael Najm, Diretor de Atendimento da Atenas.

A Heineken montou uma verdadeira força-tarefa para garantir o abastecimento de chope para o público presente no Rock in Rio Brasil 2022. A megaoperação é considerada a maior na história da marca, superando a edição de 2019, a última realizada antes da pandemia. A expectativa é que, neste ano, 1,3 milhão de litros da bebida sejam comercializados. A estrutura inclui tubulações, chopeiras e equipamentos necessários para a dispensação do produto com a temperatura e qualidade Heineken, o que inclui a presença de duas Beer Stations. São mais de 80 pontos de vendas, entre espaços proprietários da marca e bares e restaurantes parceiros espalhados pelo evento.

E por falar em Heineken e Rock In Rio…

Foto: Divulgação

Heineken apresenta o espaço Biosfera no Rock District: uma experiência única de imersão com a natureza dentro da Cidade do Rock, unindo música e sustentabilidade em uma de suas principais ativações na 9ª edição do festival.

Durante os sete dias de evento, o público terá a oportunidade de compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica dentro de um domo localizado ao lado do Espaço Favela. (clique aqui)

Reabriu!

Foto: Divulgação

O aniversário de Blumenau (SC) celebrado na última sexta-feira (2) foi marcado pela entrega de um novo equipamento turístico para a região. O Museu da Cerveja reabriu ao público completamente reformulado. Excepcionalmente nesta data, moradores da cidade com comprovação de residência não pagam pela entrada. (clique aqui)

Crescimento

Foto: Divulgação

O Brasil atingiu a marca de 1.549 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2021, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior (1.383).

Os dados e números constam no Anuário da Cerveja 2021 – estatísticas do setor cervejeiro no Brasil – divulgado na quarta-feira (31), durante evento “Confraria Sindicerv: Números do Setor”, realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, em parceria com o Mapa, em São Paulo. (clique aqui)

Vagas

Em uma nova edição e ainda mais conectado com a estratégia de negócio. Assim será o Programa de Trainee 2023 da Ambev que está com as inscrições abertas.

Nesse ano, além do treinamento dentro das nossas cervejarias e centros de distribuição, os participantes terão oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única, fora do país. (clique aqui)

E por falar em AmBev…

A maior frota de caminhões elétricos do país chegou ao metaverso para uma missão sustentável, que vai gerar uma conexão transformadora entre o universo virtual e a vida real. A Ambev convocou um time de gamers que transportaram, na última quarta-feira (31), um carregamento de sementes no Eurotruck, que serão plantadas na vida real por meio do Bacias e Florestas, programa da Ambev em parceria com a The Nature Conservancy, prefeituras, ongs e parceiros locais.

Maka, Ookina, Smzinho, Lipão, Ingrid Rodrigues e Akumoto formaram o time virtual da Ambev e cumpriram uma série de desafios na rota Electric Mission, entre elas abastecimento dos caminhões no primeiro ponto de recarga elétrica no mapa do Brasil do Eurotruck, criado especialmente para essa ação. Com transmissão ao vivo, destinada ao público adulto, a live aconteceu de maneira simultânea pelo canal dos gamers participantes, na Twitch e no Youtube. Agora, o público também poderá aproveitar a experiência de dirigir virtualmente os caminhões elétricos da Ambev no simulador do Eurotruck.

A frota de caminhões elétricos da Ambev, operados por parceiros logístico e 100% dedicados à nossa distribuição*, já é a maior do Brasil e, com ela, podem ser poupadas até 2.800 toneladas de emissões de CO2 por ano. Com a conclusão da missão virtual, será realizado o plantio das 80 mil árvores até o primeiro semestre de 2023, o que se compara poupar o meio ambiente da emissão de 650 toneladas de carbono.

*Dados de emplacamento da FENABRAVE até junho de 2022

Dinner in the Sky

Foto: Divulgação

A Black Princess é a cerveja oficial da próxima edição do Dinner in the Sky, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 1º de setembro e 18 de dezembro. Os convidados poderão harmonizar os diferentes estilos da cerveja com o menu comandado pelo chef Renato Machado, em até 50 metros de altura, com vista para o Pão de Açúcar, um dos mais privilegiados cartões postais da cidade. Em terra, para receber os visitantes com conforto e sofisticação, haverá um lounge assinado pela Artefacto, expert em design de interiores.

A família Black Princess tem oito rótulos fixos que poderão ser apreciados durante as refeições, de acordo com a harmonização do menu proposto pelo chef. São eles: Black Princess Gold, Dark, Doctor Weiss, Let’s Hop, Miss Blonde, Back to the Red, Tião Bock e APA-82. Além disso, a marca levará uma novidade para o evento: o chope Puro Malte.

“Depois de uma edição marcante em São Paulo, que teve os ingressos esgotados em todas as subidas, chegar à Cidade Maravilhosa é uma grande alegria. Temos certeza que os cariocas vão amar a experiência do menu harmonizado com as nossas cervejas especiais nas alturas”, comenta Nathalia Cajueiro, coordenadora de Marketing da marca Black Princess.

Serão sete subidas por dia, de quinta a domingo, divididas em café da manhã, brunch, dois horários de almoço, coquetel, sunset para aproveitar o pôr do sol, e ainda mais duas opções de jantar. O tempo de duração varia entre 40 e 70 minutos.

A última edição, em São Paulo, levou mais de 20 mil pessoas às alturas, com ingressos esgotados em todas as subidas. A plataforma tem capacidade para 22 pessoas sentadas em assentos tipo Fórmula 1. Para apreciar a paisagem, os assentos se movimentam 180 graus permitindo a captura de imagens belíssimas e seguem rigorosas normas de segurança, como por exemplo, os cintos de três pontas, garantindo total proteção e conforto em todos os momentos.

Os ingressos já estão à venda pelo site: www.dinnerinthesky.com.br

Lançamento

Reprodução: Instagram

A cervejaria Dádiva trouxe o rótulo Royal, série faz uma homenagem às IPAs e suas cores. A primeira IPA vem com perfil dank, tropical e um toque resinoso. O aroma tem notas de abacaxi e limão siciliano, e no sabor, toques suaves de maracujá e pêssego. O final é seco e o amargor mediano. Disponível na cervejaria em Várzea Paulista, bares parceiros e e-commerce.

Papo de Brejeiro

E o assunto foi quatro cervejas que foram lançadas este ano com estilos bem curiosos. (clique aqui)

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana35

 

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.