Ícone do site ROCKBREJA

BEEREWIND #32

Bora conferir as notícias do mundão cervejeiro na edição 32 do BeeRewind? A gente começa o nosso resumão da semana com…

Hotel 5 Bilhões de Estrelas

Foto: Divulgação

Para despertar o explorador que existe em cada um, a Cerveza Patagonia reabre seu Hotel 5 Bilhões de Estrelas, que no último ano levou convidados para desfrutarem uma experiência única, com vista privilegiada do céu estrelado, afinal, por que ir a um hotel 5 estrelas se é possível ter um com 5 bilhões? Desta vez, o check-in será feito somente por quem verdadeiramente abraça o espírito de aventura, pois, para conseguir sua reserva, primeiro é necessário encontrar as recepções, escondidas em lugares secretos em meio a natureza.

Com barracas no topo de uma montanha, o hotel ao ar livre traz a proposta de trocar o luxo de um hotel tradicional pela simplicidade e beleza da paisagem natural. O menu assinado por chefs se torna um assado no fogo de chão, o ar-condicionado é substituído pelo ar natural das montanhas, e a TV com definição 4K perde espaço para o espetáculo de contraste das estrelas no céu noturno.

Este ano, a cervejaria decidiu esconder suas recepções em lugares secretos, desafiando o público a encontrá-las em meio a natureza para garantir sua reserva. A partir do dia 7, a marca espalhará diversas dicas em suas redes sociais sobre a localização de cada uma. Serão quatro, instaladas em diferentes datas nos estados do Rio Grande do Sul (12/08), Santa Catarina (13/08), Paraná (19/08) e São Paulo (20/08). O primeiro explorador a encontrar a recepção em cada estado ganhará uma estadia, com direito a acompanhante, para se tornar hóspede do hotel, que “abre suas portas” oficialmente em setembro, na Serra Catarinense.

Para dar voz à campanha, a Cerveza Patagonia apresenta seu novo embaixador: Rodrigo Hilbert. O apresentador, reconhecido por seu lado explorador, já demonstrou diversas vezes sua paixão pela natureza e o ar livre, representando perfeitamente a proposta da marca. “Esse projeto é muito especial para mim, pois fazer esse chamado para as montanhas desperta boas lembranças. É gratificante participar de uma campanha cuja marca entende o real significado de conexão com a natureza”, conta Hilbert, que além de um filme publicitário, também fará conteúdos especiais sobre o projeto.

Com o mote “nosso mundo é lá fora”, a cervejaria quer inspirar as pessoas a escaparem do dia a dia dos grandes centros para se reconectarem com a natureza. “Queremos fazer a provocação de que cada pessoa possui um aventureiro dentro de si, e nada melhor do que essa busca pelas recepções para sair da rotina e desbravar novas experiências. Aprimoramos o Hotel de 5 Bilhões de Estrelas para irmos além, dando um empurrãozinho para as pessoas desbravarem o mundo lá fora, que é o mundo de Patagonia”, afirma Thomás Debeus, head de marketing da Cerveza Patagonia no Brasil.

O projeto, realizado pela primeira vez na Serra da Bocaina, em São Paulo, foi idealizado pelo Beta Collective. Esse ano, a agência Guru, de Florianópolis, está responsável por toda a ativação do novo espaço em Soldados Sebold, na Serra Catarinense, além da comunicação always on. A ação das recepções conta com a direção criativa pela David, de São Paulo, incluindo o filme publicitário, com captação e direção da Untitled e pós-produção de Space Gorilla. “A Cerveza Patagonia chegou ao Brasil pelo Sul, por conta da proximidade com a Argentina, e conseguiu inspirar os consumidores a abraçarem esse lifestyle de reconexão com a natureza e, especialmente, a paixão pelas montanhas”, conta Nilson Kalili, gerente regional de marketing da Ambev na Região Sul.

Congresso Cerveja Brasil

A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal realiza na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 9 horas, na unidade do Senai em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, a edição Nordeste do Congresso Cerveja Brasil. O evento irá apresentar estudos e análises estratégicos para fomentar discussões em busca do crescimento do segmento de cervejarias artesanais nos nove estados da região.

Segundo dados do Anuário da Cerveja 2022, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Nordeste conta com 120 fábricas que representam 6,9% das cervejarias do Brasil. De 2021 para 2022 oito novas unidades foram inauguradas. Entretanto, o crescimento de 7,1% foi o menor entre as regiões brasileiras.

Ainda assim, os estados do Nordeste estão entre os que mais geram empregos na indústria cervejeira. São mais de 7 mil trabalhadores que representam 16,8% da força de trabalho nas cervejarias brasileiras. Destes, cerca de 35% estão em Pernambuco e 30% na Bahia.

“Acreditamos que os estados da região estão entre os que possuem maior potencial de crescimento para o segmento artesanal. Com o Congresso Cerveja Brasil a Abracerva quer justamente discutir e apoiar políticas públicas que destravem novos investimentos de produtores de pequeno e médio porte”, afirma Gilberto Tarantino, presidente da associação.

Segundo o tributarista e consultor da Abracerva Marcos Moraes, um dos palestrantes do evento, as cervejas artesanais geram ao menos quatro vezes mais empregos que as grandes indústrias, além de fomentarem o desenvolvimento regional por meio de turismo, eventos e de sua conexão com a gastronomia. Responsáveis por cerca de 4% do volume de cerveja nacional, as artesanais geram mais de 16% dos empregos na indústria.

O Congresso Cerveja Brasil faz parte do road show itinerante Conexão Cerveja Brasil que também está realizando concursos cervejeiros nas cinco regiões do país. São as edições regionais da 3ª Copa Cerveja Brasil, que sempre contam com um evento de divulgação dos resultados. A edição Nordeste esse evento será na Cervejaria Proa, também em Lauro de Freitas.

Em dezembro será realizada a edição de fechamento do congresso e a etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, em São Paulo. A final da Copa reunirá todas as cervejas que ganharam medalha nas etapas regionais. Os medalhistas de ouro na final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do Mundo, nos Estados Unidos.

As cervejarias inscritas na 3ª Copa Cerveja Brasil ainda recebem descontos no Brusssels Beer Chalenge, na Bélgica, e na Copa Cervezas de América, que reúne amostras de toda a América Latina.

O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva e conta com o patrocínio da eChope, Abralatas, Cooperativa Agrária, Movimento Cerveja Rende, Sindicerv e apoio da Febracerva. A edição Nordeste do evento conta ainda com o apoio institucional do Sebrae-BA, CIEB – Centro das Indústrias do Estados da Bahia e Senai-BA.

Por falar em Abracerva…

A Abracerva realiza na Semana da Independência, de 6 a 10 de setembro, a primeira Semana Selvagem. A programação expande as atividades do 1° Encontro Selvagem, congresso pioneiro e inovador sobre cervejas selvagens de 2022.

Para este ano, além do Congresso, a semana inclui o lançamento das cervejas do Projeto Manipueira e a 1ª Feira Selvagem, um encontro de negócios e degustação dedicado a cervejas ácidas complexas do Brasil.

“As cervejas ácidas complexas têm um potencial de carregar e expor a brasilidade em forma da bebida mais querida dos brasileiros. Garrafas que não carregam apenas o líquido, mas também terroir e um conjunto de conhecimentos e culturas que moldaram nosso país. Óbvio, sabemos que o Brasil não começou na Independência, mas existe um simbolismo de formatação da ideia de Brasil que é importante em nossa história”, explica o coordenador da Semana Selvagem, Diego Rzatki.

A programação começa na noite de quarta-feira (6), a partir de 16 horas, no EAP – Empório Alto Pinheiros, com o pré-lançamento das cervejas da 1ª safra do Projeto Manipueira Selvagem. Produtores de diversas cidades do Brasil que se uniram para produzir cervejas fermentadas com microrganismos da mandioca irão apresentar os resultados de suas criações. A entrada é gratuita e haverá venda das cervejas no local.

Nos dias 7 e 8, quinta e sexta-feira, a Abracerva realiza com o apoio do Conselho Federal de Química o evento mais importante da semana, o II Encontro Selvagem. Serão palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado, dialogando sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas.

O evento ocorrerá na Cervejaria Tarantino no bairro do Limão. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde também está a programação completa do Encontro.

No sábado, a Abracerva promove a 1ª Feira Selvagem, evento pioneiro no país. A entrada custa R$ 150,00 o primeiro lote e dá direito a provar todos os mais de 70 rótulos de 30 cervejarias do Brasil e do exterior. As cervejarias também farão vendas de garrafas diretamente ao consumidor e os cervejeiros estarão presentes explicando suas obras que podem demorar mais de um ano para ficarem prontas.

O evento também será realizado na Tarantino e começa ao meio-dia para profissionais do setor de bares, hotelaria e restaurantes e às 14h para o público em geral. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

No domingo, dia 10, durante todo o dia, os associados da Abracerva e cervejeiros profissionais do Projeto Manipueira participaram do Encontro Técnico Selvagem, uma continuidade do 2° Encontro Selvagem, na Trilha Cervejaria. O evento terá presença de cervejeiros do Peru e da Bélgica dando cursos e palestras sobre cervejas ácidas complexas.

Ingressos aqui.

Lançamento

O rótulo que traz uma pintura surrealista já deixa claro que estamos diante de uma cerveja que rompe fronteiras, padrões e preconceitos. Este é o caso da Mama Milk, mais novo lançamento da Bodebrown, que mistura receita tradicional inglesa com adição de lactose e ostenta 11,5% de teor alcoólico.

A Mama Milk chega como mais novo lançamento da série Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito. Até o final do inverno, esta jornada sensorial terá apresentado 25 cervejas. E por falar em inverno, a Mama Milk é uma criação na medida para aproveitar a estação mais fria.

Inicialmente produzida no ano de 2010, com nome oficial de Venenosa Imperial Milk Stout, foi a primeira cerveja Milk Stout, ou Imperial Stout com lactose, produzida no Brasil. Em 2020, renasceu rebatizada como Mama Milk Imperial Milk Stout. Recebeu também uma nova roupagem, com novo rótulo, inspirado em obra do artista Mike Davis.

Trata-se de uma pintura surrealista de 2014, batizada como “The Squeaky Wheel”, que em sua tradução mais próxima seria algo como “roda que não range, ou que não recebe graxa”. Aqui no Brasil, uma expressão equivalente seria: “quem não chora não Mama”.

Dia do Garçom

Para formar e incluir mais pessoas no mercado de trabalho, em uma união entre a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e o Instituto Ceres, a companhia vai oferecer formação gratuita de iniciação e capacitação no mercado de serviço de bares, restaurantes e outros estabelecimentos relacionados ao universo cervejeiro. Este é mais um projeto que faz parte da agenda do Bora, programa de inclusão produtiva da Ambev que tem a ambição de impactar 5 milhões de brasileiros com oportunidades de emprego e renda até 2032.

O programa é gratuito e voltado para pessoas que querem buscar um trabalho ou voltar ao mercado, principalmente focado em bares e restaurantes. Os inscritos irão aprender sobre estilos, princípios básicos de harmonização e serviço de cervejas. Serão 8 horas de capacitação e, ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão de curso.

Para participar do Forma, basta acessar o site da Academia da Cerveja e realizar o cadastro. A formação é válida para maiores de 18 anos, de qualquer região do país.

Por falar em Ambev…

Com o objetivo de fidelizar a agenda de meetups de tecnologia, a Ambev Tech acaba de lançar o segundo circuito de Meetups Tech&Cheers. No ano passado, o projeto percorreu três cidades e aproximou mais de 200 pessoas nos encontros presenciais abordando as áreas de Engenharia de Software e UX Design.

Para este ano, a programação continuará acontecendo nos escritórios da companhia, uma com foco na área de Data Analytics e outra direcionada para mulheres na tecnologia. As edições vão contar com a participação de duas comunidades tech: Afroyá e Data Hackers.

“Desde o ano passado, a Ambev Tech abriu as portas dos seus escritórios e recebeu profissionais e entusiastas de tecnologia, pra falar sobre assuntos que estão em alta dentro do nosso ecossistema. Este momento se tornou ainda mais rico, com a parceria de comunidades tech que cocriam conosco estas experiências. Estamos muito animados com as novas edições” afirma Carla Uller, Gerente de Comunicação Ambev Tech.

O Meetup Tech&Cheers edição Data Connect será realizado no escritório da Ambev, em São Paulo (SP), no dia 30/08, das 19h às 22h. Este encontro conta com o apoio do Data Hackers, a maior comunidade de Data Science do Brasil.

A programação abordará temas em alta no momento e contará com palestras técnicas focadas em soluções da área e uma roda de conversa sobre “Como aproveitar as tecnologias emergentes para impulsionar a entrega de valor para os negócios através de Dados” com o Diretor de Analytics da Ambev, Daniel Cassiano e convidados do mercado.

Para se inscrever, basta clicar aqui.

Já o segundo encontro acontecerá no dia 31/08 das 19h às 22h em Blumenau (SC) em parceria com a Afroya, hub afrofuturista de projetos para desenvolvimento e pertencimento de talentos diversos ao ecossistema de tecnologia e inovação.

Esta edição é exclusiva para mulheres na tecnologia, e contará com dinâmicas e apresentações para liderança e desenvolvimento da área. A ação terá ainda o apoio da Blusoft, Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau.

Para se inscrever, basta clicar aqui. Os eventos são gratuitos e as inscrições são limitadas.

IPA Month

Todos os anos, o mundo celebra, no começo de agosto, o famoso estilo de cerveja que vem se expandindo, o India Pale Ale (IPA). Versátil, com diversidade de nuances e variedades, o estilo é mais conhecido pelo amargor e pelos aromas intensos. E quem aproveitou o International IPA Day – comemorado ao redor do globo na primeira quinta-feira de agosto -, vai poder curtir muito mais agora!

A Goose Island pegou carona na data mais lupulada – uma das mais esperadas do calendário cervejeiro -, e preparou uma série de surpresas para os “IPA lovers” até setembro! Com isso, a comemoração do IPA Day, que aconteceu no último dia 03, se transformou em IPA Month, com ações especiais que incluem novos sabores incríveis desse estilo de cerveja e, o melhor, a preços promocionais.

“IPA é nossa identidade, o que diferencia nossa marca das demais e o motivo da nossa existência. Nossas cervejas falam por si, com qualidade e sabor que conquistam cada vez mais fãs. Então, celebrar o IPA Day significa comemorar aquilo que nos move, o nosso propósito. Achamos que um dia seria pouco para celebrar”, diz o gerente de Marketing de Goose Island, Eduardo Mahtuk Neves.

Que a Goose tem criatividade e inovação no DNA, com talento para produzir a melhor IPA, todo mundo sabe. E agora prova que tem vocação também para criar a melhor celebração do IPA Day, com semanas regadas a ações dedicadas à India Pale Ale, a estrela da marca.

Para começar, Goose Island leva novos sabores de IPA para a Brewhouse, casa da marca no Largo da Batata, em Pinheiros, com preços fixos promocionais em todas as cervejas do estilo. Ao longo do mês, em todos os dias e horários, as IPAs de 280ml saem a R$13. Já as de 470ml custam R$20. Além disso, muita festa e celebração também estão por vir!

Anote na agenda: no dia 19 de agosto tem Festa na Brewhouse! A programação vai das 14h às 22h, com muita música e diversão com DJ Ian Valentin, Duoderiz, entre outras atrações!

 

Prontinho! Atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!

#BEEREWINDSemana32

Sair da versão mobile