Chegamos então na edição 30 do nosso beerewind, ou seja, o fim de ano está quase chegando, enquanto isso, separamos estes assuntos do mundão cervejeiro…
Tudo pronto!
Após hiato durante a pandemia, o South Beer Cup retoma as atividades seguindo o formato adotado em 2019, com inscrições abertas para marcas independentes que foram premiadas na última edição ou ganharam medalha de ouro em algum dos principais concursos do setor.
O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, grupo que reúne as principais cervejarias independentes da cidade e região, é o organizador da 10ª edição do renomado campeonato que acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em paralelo, o Polo promove a primeira edição da Copa Paulista de Cerveja, competição voltada especialmente aos produtores de cerveja artesanal do estado. (clique aqui)
Homenagem
O Museu da Cerveja de Blumenau (SC), que vai reabrir completamente reformulado no segundo semestre de 2022, vai proporcionar aos visitantes uma experiência que transmite a história e todo o conhecimento necessário para a produção da bebida. E todos esses aspectos foram construídos ao longo de séculos, com a participação de muitas pessoas.
Para homenagear alguns protagonistas da produção de cervejas, o espaço terá uma linha especial que levará o nome de profissionais que fazem a diferença no mercado. Os rótulos serão produzidos na Cerveja Blumenau.
O primeiro escolhido para a homenagem é o Gustavo Miranda. Engenheiro químico por formação, ele foi um dos primeiros brasileiros a trazer de Berlin, na Alemanha, o título de cervejeiro profissional e Sommelier de Cervejas. Participou da formação de centenas de profissionais do mercado brasileiro, julgou dezenas de concursos no Brasil e no mundo.
A cerveja escolhida para o lançamento da linha é um Fest Bier. Estilo mais comum a encher os canecos da Oktoberfest de Munique, é uma cerveja que equilibra personalidade e leveza, com alto drinkability.
A previsão de lançamento é na abertura do Museu da Cerveja de Blumenau, que está prevista para setembro deste ano.
Chegou!
Versão 0,0% álcool de Hoegaarden, a witbier mais premiada do mundo, chega a supermercados de São Paulo e e-commerces selecionados. Lançada em maio, agora o líquido está disponível nas prateleiras como a possibilidade dos consumidores desfrutarem de uma cerveja premium, do estilo witbier e com zero teor alcoólico.
Com destaque nos pontos de venda do St. Marche, Mambo, Pão de Açúcar, Empórium SP, e também nas plataformas online como Daki, Amazon e Empório Cerveja, que entregam em todo território nacional, a primeira witbier zero álcool no Brasil custa aproximadamente R$5,99.
Iniciativas
Mais um passo rumo ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2025, a Ambev acaba de neutralizar as emissões de carbono em mais três unidades, atingindo mais da metade da meta para este ano, ainda no primeiro semestre. A Arosuco Aromas, em Manaus (AM), a Cervejaria Minas Gerais, em Juatuba (MG), e a Refrigerantes Curitibana, em Almirante Tamandaré (PR), são as novas unidades carbono neutro da companhia. Juntas, elas deixarão de emitir, por ano, mais de 4.800 toneladas de gases de efeito estufa comparado com 2017, o que equivale a mais de 1740 carros tirados de circulação por ano.
Com mais esse avanço, a Ambev reforça o seu compromisso em promover ações que contribuam com a diminuição de emissão de gases de efeito estufa no ambiente e com a ampliação do conhecimento do público sobre as iniciativas sustentáveis da companhia. Para isso, a primeira fase da campanha conta com a veiculação de um vídeo institucional, em rede nacional e redes sociais, com narração da atriz Taís Araújo.
A jornada de baixo carbono nas operações da Ambev teve início há quase 20 anos, com foco na redução de consumo de energia elétrica e vapor e gestão mais eficiente de recursos em geral. Desde então, a companhia segue avançando de forma consistente em suas metas e compromissos de sustentabilidade.
Desde que a Ambev iniciou a reestruturação de sua matriz energética, foram muitos os avanços. Atualmente, todas as cervejarias da Ambev usam energia 100% limpa e renovável. Ao longo dos anos, foram realizados investimentos em tecnologia sustentável, o que proporcionou a redução de 49% do volume de CO2 liberado em suas operações. “É um assunto complexo, mas que queremos trazer de forma descomplicada para que o brasileiro compreenda a importância do tema. Quando pensamos em ação climática, pensamos em algo muito distante e não é. Ação climática está perto da gente e a utilização de fontes renováveis em nossas operações, pontos de venda, centros de distribuição e outros, reflete diretamente na vida e futuro das pessoas“, afirma Rodrigo Figueiredo, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
No fim de 2021, a Ambev deu um passo importante e pioneiro em sua jornada de sustentabilidade ao anunciar a primeira grande cervejaria e primeira maltaria carbono neutro do Brasil. A Cervejaria de Ponta Grossa (PR) e a Maltaria de Passo Fundo (RS), deram o start no plano que irá promover a descarbonização de todas as unidades da companhia no país.
Seguindo o plano para alcançar o net zero, em abril deste ano, a Ambev também anunciou a neutralização das operações de Agudos (SP) e Cachoeiras de Macacu (RJ) e agora somam a elas mais três unidades. A companhia também ampliou o uso de energia limpa para a sua frota em uma parceria com a Volkswagen Caminhões & Ônibus, FNM, Eletra e JAC Motors, e hoje conta com mais de 250 caminhões elétricos já rodando em mais de 20 cidades em 12 estados brasileiros diferentes.
Além das iniciativas, a Ambev também é pioneira em diversas práticas socioambientais, como a plataforma SaveE, criada com o objetivo principal de auxiliar indústrias, bares e restaurantes espalhados pelo Brasil a reduzirem o consumo de energia elétrica.
A Ambev também já fornece energia limpa para mais de três mil pontos de venda trazendo uma redução média de 15% na conta de luz, podendo chegar a 30% e, em parceria com Lemon Energia. A meta é expandir a iniciativa para bares, restaurantes e casas de shows de todo o país. São resultados muito significativos e que enfatizam o compromisso e empenho em firmar parcerias para avançar na utilização de energia renovável e é isso que a campanha lançada pela Ambev pretende comunicar. Para iniciar este movimento de aproximação com o público, um vídeo de 30 segundos, produzido pela agência Africa, ficará no ar por cinco semanas em diferentes canais de cobertura nacional e também nas redes sociais da Ambev.
Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2022
Representando a região Sul, Fabiano Ferreira da Cruz, de Xaxim – SC, é o grande vencedor desta edição do Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2022. O anúncio foi feito durante o evento Eisenbahn CraftGarten realizado no último sábado (30) em Blumenau – SC. Além de ter seu rótulo lançado pela marca, ele também vai ganhar um tour cervejeiro pela Alemanha.
Fabiano Ferreira da Cruz, de 32 anos, iniciou a sua paixão e curiosidade pelo universo da cerveja artesanal há quatro anos. “É uma alegria imensa ter participado do Mestre Cervejeiro 2022 e ser o grande vencedor desta edição. Vejo o concurso como uma grande oportunidade de aprender ainda mais sobre o universo da cerveja, além da possibilidade de abrir novas portas e ganhar visibilidade no mercado”, completa Fabiano.
A grande final do concurso Mestre Cervejeiro 2022 foi apresentada por Juliano Mendes (fundador da Eisenbahn) e transmitida ao vivo pelo canal da Eisenbahn no Youtube, durante o evento Eisenbahn CraftGarten em Blumenau, cidade onde a marca foi fundada. “O concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro tem como objetivo valorizar os cervejeiros caseiros, que são grandes apaixonados e atraem muitos novos entusiastas para o mundo das cervejas especiais. Neste 20 anos da marca, buscamos sempre reinventar o jeito de falar com os nossos consumidores, vejo que o crescimento do concurso reflete o atual bom momento das cervejas especiais no Brasil” explica Juliano Mendes, fundador da marca.
A celebração aconteceu no Backstage Ahoy! e deu protagonismo às pessoas que fazem gastronomia, música, arte e vivem o universo cervejeiro, o estilo de vida e a cultura artesanal com paixão. O evento também contou com as apresentações das bandas locais Vintage Cult e Black Sheep Band. Para abrilhantar o encontro, ainda teve muita brasilidade e rock’n’roll sob o comando dos djs Leo Biz, Rafael Barros e do duo Lais Gianesini e Gabriel Ugarte.
Fabiano Ferreira da Cruz, autor da melhor receita no estilo German Pils, além de receber o título de vencedor do concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2022, ganhou um pacote de viagem para a Alemanha e vai ter, em breve, a sua cerveja produzida pela marca.
Realizado desde 2007, o Mestre Cervejeiro completa doze edições com uma ótima aceitação no universo cervejeiro e sempre apostando em democratizar a cerveja artesanal.
Último EP!
E chegou ao fim a temporada da #AquelaPausa, podcast do Hora do Gole que encerra com a conversa com Tamara Nogueira, responsável pelas tours cervejeiras da Baden Baden. Vem ouvir!
Lançamentos
Under Tap & Buriti
A cervejaria Under Tap, de Santo André – SP, acaba de lançar duas cervejas bem diferentes e curiosas, uma azul e outra branca!
São duas Smoothie Sours, que são cervejas parecidas com vitaminas, bem cremosas, densas e com aromas frutados bem destacados. (clique aqui)
Dádiva & Câmara Fria
A American Coffee é a nova collab da cervejaria Dádiva com o Câmara Fria. Session IPA com café, ela tem 4,7% de álcool e é uma cerveja leve, refrescante e com amargor equilibrado e acertado. Os lúpulos trazem aromas cítricos e as notas do café são frutadas e com leve tosta, contribuindo para a complexidade de sabores.
Ela foi criada para acompanhar a Breakfast Pizza (R$ 31), com massa de fermentação natural e recheio de molho de tomate, cheddar inglês, bacon, ovo e um molho de pimentão tostado – uma inspiração no brunch americano, com que a cerveja também pode ser harmonizada – novidade no cardápio do Câmara Fria.
Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!
#beerewindSemana30