Ícone do site ROCKBREJA

BEEREWIND #28

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro no nosso resumão da semana? Começando o BeeRewind com…

Sustentabilidade

Foto: Gabriel Siqueira

A Heineken, presente como patrocinadora na segunda edição do MITA Festival, que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de maio e em São Paulo nos dias 3 e 4 de junho, revela resultados de uma de suas principais iniciativas de circularidade em eventos da marca, a reutilização do Meu Copo Eco Heineken®. Parte de seu trabalho com a plataforma Green Your City, que tem o objetivo de promover festivais mais verdes e de sua meta de circularidade com consciência de uso e reaproveitamento de materiais, principalmente o utilizado para o consumo de chope, o Meu Copo Eco Heineken terá seu posterior reaproveitamento em outros eventos que a marca patrocinar.

O Meu Copo Eco Heineken é a ferramenta da mecânica, que funciona por meio de sua reutilização. Para isso, foi entregue uma pulseira +18 para o público logo na entrada, que poderiam retirar um copo eco direto no bar mediante ao consumo do chope Heineken, podendo ser usado durante todo o dia e devolvido no final. No formato de refil ou trocado por outro higienizado, mediante a entrega de um sujo para incentivar o uso de um copo individual, a finalidade do Meu Copo Eco Heineken era fortalecer a mecânica da reutilização, reduzindo a geração de resíduos para cumprir a circularidade. Em todas as saídas do evento, houveram locais para as pessoas entregarem os copos usados, o que garantiu o retorno. Os itens recolhidos foram direcionados para hubs de higienização, cumprindo seu ciclo de reutilização com o retorno do material para as próximas ativações da marca.

Ao todo, 64.450 copos foram utilizados, e, deles, 35.465 foram devolvidos no final dos quatro dias de evento. No Rio de Janeiro, 85% do público utilizou o Meu Copo Eco Heineken, sendo 15.302 destinados à reutilização. Em São Paulo, 73% usaram o item e 20.163 os devolveram no final.

“Aqui na Heineken, temos todo um ecossistema de projetos que buscamos, cada vez mais, trazer soluções sustentáveis nas nossas iniciativas culturais. Sabemos que essas iniciativas, como a do Meu Copo Eco, fazem parte de um trabalho super desafiador de mudança de comportamento, mas acreditamos que com consistência e perseverança, conseguiremos estar cada vez mais perto do que queremos construir – um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires,​ Gerente de Marketing da Heineken no Brasil.

A ação da Heineken não terminou com o Meu Copo Eco. Durante o MITA Festival, a ativação principal durante o evento, em conjunto com a agência Atenas, responsável pelo planejamento, criação e execução da plataforma de música e sustentabilidade da marca, foi o Heineken Moving Stage, um palco com um line-up abastecido e transformado pela Energia Verde (energia renovável) e energia do público. O propósito da instalação foi reforçar a união entre tecnologia e sustentabilidade em prol de um mundo mais verde, a partir de um visual mais tecnológico e disruptivo, trazendo uma conexão com a natureza nos principais detalhes. Com a presença e interação das pessoas, painéis cinéticos geraram energia através de movimentos e a instalação de luz reagia à música e às pessoas na pista de dança.

Com o objetivo de contribuir com a revitalização do centro, além do MITA, a marca trouxe uma iniciativa para o rooftop do Shopping Light, em São Paulo, que durante o evento, recebeu placas solares. Nesse espaço, as placas foram colocadas para gerar energia limpa durante todo o mês de junho. O shopping funciona em um palacete histórico no centro da cidade de São Paulo.

Parte de um projeto chamado de Green Station, o sistema fez parte de uma iniciativa ampla, que consiste em uma plataforma de ativações em eventos com a intenção de descarbonização, acessibilizando a transição energética. Chegando na neutralidade climática, esse projeto está incluído na parceria da Heineken com a MOE, companhia que instala placas solares nos festivais com a intenção de descarbonizar suas ativações. Assim, os produtos geram energia renovável para os festivais e locais onde eles acontecem, minimizando o impacto gerado. No MITA São Paulo, que ocorreu no Vale do Anhangabaú e adjacências, as placas foram estrategicamente montadas nesse ponto, onde ficava o lounge do festival, além da instalação de uma em uma praça no meio do Anhangabaú.

“Os projetos de descarbonização dos festivais tem mais êxito quando conseguimos ampliar o período de permanência das placas nos locais onde são implementadas.

No caso do MITA, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, conseguimos manter tempo o suficiente para descarbonizar totalmente a ativação de Heineken e atingir nossos objetivos”, reitera Caio Gutierrez, sócio da MOE.

De acordo com Débora Neves, coordenadora de Marketing do Shopping Light, a inclusão desse tipo de iniciativa no empreendimento traz grande satisfação, pois está alinhada aos princípios que norteiam o empreendimento. “Para o Shopping Light, valorizar o entorno implica adotar práticas sustentáveis e promover o bem-estar, além de oferecer apoio às comunidades locais, por meio de programas e campanhas voltados à responsabilidade ambiental. Estamos situados no coração de São Paulo e consideramos fundamental dar voz a essas causas, dada a nossa importância à região”, afirma.

As ações de Heineken no MITA 2023 seguem duas grandes metas de sustentabilidade a serem cumpridas:

Parceria

Foto: Divulgação

BH está ganhando a Arena MRV, um novo equipamento para o futebol mineiro com estrutura para receber eventos. E todo o entorno, está sendo valorizado com diversas novidades. Uma delas é a área gastronômica. A região ganhou em julho sua primeira growleria, única no segmento no entorno e bairros próximos. A Central do Malte foi montada pensando em atender aos eventos do novo estádio.

Com uma vista privilegiada da nova casa do Galo, o espaço tem estacionamento próprio e muito charme. Vai funcionar em dias de eventos no novo estádio em caráter especial, mas, claro, estará disponível para todas as torcidas nos demais dias. Toda a estrutura foi feita utilizando contêineres, com ambiente aconchegante. A decoração é toda voltada para a parceria com a Krug, destaque para um painel que mostra cada fase da produção de cerveja. Há ainda uma pequena plantação de lúpulo na frente da casa.

A nova casa é uma parceira da Krug Bier e essa relação começa quando a cervejaria estava instalada ainda no Belvedere. O proprietário da Central do Malte, Vinicius Miranda, já trabalhou naquele Brewpub que ficava em BH, inaugurado em 1997. E agora leva pra nova casa, perto da Arena MRV, tanto a linha completa de cervejas e chopes, sempre com oito estilos de chope no tapping, e alguns pratos que ganharam releituras no cardápio novo. Direto do Belvedere para a Arena MRV.

Entre os destaques, estão o croquete de linguiça artesanal, pasteizinhos de joelho de porco, costelinha suína recheada e carne de sereno. Tem ainda picanha com batatas recheadas, joelho de porco, filet ao gorgonzola e o mix Alemão, que são releituras da Krug Brewpub. Outro investimento que a casa está fazendo em atrações musicais. De quinta a sábado, a partir das 20h, sempre haverá música ao vivo na casa. Nos finais de semana, a casa tem espaço kids com monitores. Toda semana tem uma novidade.

Para a Krug Bier, é importante o investimento neste ponto de venda pois posiciona a marca pertinho da Arena MRV já que a Central do Malte está bem próxima ao novo local. E claro, nos dias de jogos haverá esquema especial de venda de chope e latas. Leva a cultura do consumo de chope em growler para aquela região e faz a Krug participar de maneira indireta de jogos e eventos que acontecerão na Arena.

Oktoberfest

Foto: Tomazzzoni

Depois de fazer história na última edição da maior festa alemã das Américas, o Camarote Spaten está de volta com toda a força. Nesta 38ª edição da Oktoberfest de Blumenau, o espaço abre suas portas todas as sextas-feiras e sábados, de 6 a 21 de outubro, além da quarta-feira, 11, véspera de feriado, e quinta-feira, 12, com performances de artistas nacionais, open bar e open food. O projeto possui dois andares, terraço, área de shows restrita e ambiente climatizado, possibilitando que o público curta as apresentações com exclusividade e também participe da festividade dos pavilhões. Dessa forma, além de todas as bandas tradicionais que se apresentam nos quatro palcos da Vila Germânica, é possível aproveitar a festa com novos ritmos dentro do camarote.

Durante oito dias, a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau, que estreou no ano anterior esse espaço inédito, promete trazer na festividade deste ano um ambiente moderno e experiências marcantes. “Queremos mostrar mais uma vez a força da marca, vamos trazer neste Camarote Spaten tudo o que há de mais contemporâneo e inovador, mostrando o estilo Spaten de ser forte na Oktoberfest, com boa música e um line-up potente no palco, diversos sabores gastronômicos e, claro, nosso tão elogiado chope”, conta Joice Carvalho, head de marketing da Spaten no Brasil. Os artistas confirmados são Menos é Mais, João Gomes, Dennis DJ, Turma do Pagode, KVSH, Jeito Moleque, Vitor Kley e Arca de Noé DJ Set, além de um time de DJs que promete aquecer a pista mais disputada da segunda maior Oktoberfest.

A anfitriã da festa, Spaten, autoridade cervejeira desde 1397 e presente desde a 1ª Oktoberfest do mundo, mostra toda a sua força com um open bar com seu chope Munich Helles, celebrada criação da própria cervejaria, além de outras marcas convidadas. Também conta com destilados e coquetéis, incluindo whisky, vodka e gin importados, além de não-alcoólicos, como energético, refrigerante e água. O menu do camarote oferece um open food especial, feito com ingredientes e receitas regionais, incluindo opções veganas e sem lactose, e muito mais.

Os ingressos estão disponíveis pelo site www.camarotespaten.com.br, a partir de R$600 (valor promocional para os primeiros compradores), que inclui o acesso à Vila Germânica. O público do camarote terá um receptivo exclusivo para troca dos bilhetes pela camiseta e caneca exclusiva, em local ainda a ser divulgado pela organização.

Adeus

A semana foi marcada pelo anúncio do fechamento de uma das cervejarias americanas tradicionais no mercado da artesanal, a Anchor Brewery. Com 127 anos de existência, a cervejaria que foi adquirida pela japonesa Saporro em 2017, vem sendo atingida pelo declínio de vendas, grande competição com outras marcas além da mudança de comportamento do consumidor pós pandemia. Mais sobre o assunto, clique aqui.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana28

Sair da versão mobile