Cheguemos então na edição 28 do beerewind e como sempre, o assunto no mundão cervejeiro nunca para, bora começar o resumão?
Chegou no BR!
A importadora Interfood apresenta três novos rótulos da cervejaria escocesa Brewdog, como parte do programa Craft Sessions, com destaque às linhas exclusivas e especiais do portfólio. Neste mês, os lançamentos Pomegranate and Hibiscus, Valkyrie Vendetta e 5PM Saint chegam ao Brasil para compor a linha Overworks, reconhecida por produzir cervejas por meio de técnicas exclusivas de envelhecimento em barris, que garantem um sabor e aroma de alta qualidade.
Nova campanha
“ITA-refrescante”, “ITA-no malte”, “ITA-marcante”. Em sua nova campanha, que estreou no dia 10 de julho, a Itaipava usa o próprio ITA do nome para ressaltar os atributos da família contida no portfólio. Com irreverência e peças musicais, que propõem o público a dançar, a novidade reforça as qualidades da cerveja Itaipava. Além disso, a assinatura “Cerveja 100%” muda para “100% Cerveja”, tendo, agora, o produto no centro da comunicação.
Assinada pela WMcCann, a campanha conta com filme para TV, mídia OOH, marketing de influência com nomes como a atriz e cantora Cleo, e os cantores e músicos nordestinos Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes e Felipão, além de uma iniciativa para redes sociais chamada ITA-RESPONDE. A ação contempla vídeos com as participações de um mestre cervejeiro e uma sommelier de estilos do Grupo Petrópolis, respondendo desde mitos até perguntas técnicas sobre a fabricação da cerveja. São 10 pílulas que tratam de temas específicos que permeiam dúvidas dos consumidores e serão contadas, de forma técnica e simples, por quem entende do assunto.
Para o TikTok, a marca prepara um combo com diferentes iniciativas que contarão com conteúdos exclusivos para a plataforma, com o principal objetivo de dialogar com o público existente na rede. Um time de produtores de conteúdo levará ao perfil coreografias musicadas com o novo jingle de Itaipava, além de materiais que trarão elementos da marca de maneira lúdica e imersiva.
Novo episódio
E o podcast ‘Aquela Pausa’ do Hora do Gole já tem novo EP liberado! Desta vez a conversa foi com Peter de Albuquerque, head de cultura e criatividade da Ambev. Vem ouvir!
Time escalado!
Quando o assunto é futebol, o que não falta é uma boa resenha e pitacos para todo lado. Antes, durante e depois das partidas, então, todo mundo quer montar sua escalação ideal. E como marca mais presente no futebol durante anos e principal parceira da Seleção Brasileira, Brahma define o seu próprio esquadrão. A marca tem um time especial para trazer tudo sobre o futebol nacional, seja na internet, nas arquibancadas ou em qualquer lugar que a torcida brasileira estiver, descentralizando ainda mais os conteúdos e aproximando ainda mais as pessoas de seus formadores de opinião prediletos.
Para começar a montar sua equipe ideal, Brahma convoca quem traz o futebol em seu DNA: o time de influenciadores e influenciadoras da NWB. Assim, a marca renova a parceria com Fred e amplia suas ações para os canais Passa a Bola – de Ale Xavier e Luana Maluf – Desimpedidos e Camisa 21. Tudo isso com a criação de conteúdos exclusivos para as pessoas, unindo grandes paixões dos brasileiros: o esporte, muita diversão e cerveja.
E se toda grande escalação também tem aqueles jogadores que formam uma grande dupla e não deixam de tirar aquela onda com todo mundo, o PodPah, comandado por Igão e Mítico, se junta a esse time brahmeiro para levar aquela boa resenha para a torcida.
Para reforçar ainda mais o posicionamento de Brahma como parceiro do torcedor brasileiro, o Movimento Verde Amarelo também está convocado para representar o amor do brasileiro pelo futebol diretamente das arquibancadas.
Hip Hip Hurra!
Lagoon Beer completa um ano de mercado com números expressivos e franca expansão. A cerveja que é produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas, chegou ao mercado com cinco rótulos, sendo eles: Triple MaltPilsen, Lager, AmberLager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio pra ser mais uma.
“Graças a Deus estamos comemorando os bons números da Cervejaria neste ano de vida. Chegamos em um mercado competitivo e conseguimos nos estabelecer. Agora é por em prática os novos planejamentos”, fala João Paulo Figueiredo, CEO da Cervejaria.
Em um ano a cervejaria já está presente em 10 estados, 485 cidades e quase dois mil pontos de vendas. “Estamos muito satisfeitos com esse crescimento e estamos nos preparando para ampliar essa carteira”, fala Thiago Carneiro, gerente comercial da marca.
A cerveja Pilsen é o carro chefe sendo a mais vendida. Em seguida vem a Session IPA muito bem avaliada e a Lager.
Seletivas
A Aceleradora 100+ acaba de anunciar os 20 negócios selecionados para a 4ª edição do programa de inovação aberta, criado pela Ambev e voltado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. As startups agora partem para a etapa de Intensive Learning, processo com oito semanas de duração, em que os(as) empreendedores(as) passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e refinamento das suas propostas de piloto. Esta etapa conta com a execução do Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no país, e a presença da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), co-realizadora da iniciativa, e demais parceiros e apoiadores – PepsiCo, Valgroup, Machado Meyer e Ball Corporation.
Após essa fase, haverá uma nova seleção, em que serão definidos os negócios que avançam para a etapa de implementação dos pilotos e que se apresentam no Demoday da Aceleradora, previsto para ser realizado no início de 2023. O objetivo do programa é encontrar ideias inovadoras, que ajudem a companhia e parceiros a avançar em seus compromissos de sustentabilidade para 2025 nas frentes de mudanças climáticas, agricultura sustentável, embalagem circular, gestão de água e Amazônia.
“Na Ambev nós seguimos empenhados em promover ações de crescimento compartilhado para que todo o nosso ecossistema tenha oportunidade de se desenvolver com base em soluções que realmente contribuam para a promoção de um futuro melhor. A Aceleradora 100+ é a representação desse nosso objetivo, que além de ampliar os horizontes de startups que tem tanto potencial, ainda nos ajuda a alcançar nossas metas e compromissos. Sem falar na possibilidade de participar na sequência também do Global 100+ Accelerator, que é a versão internacional do programa.”, diz Lisa Lieberbaum, Gerente de Sustentabilidade da Ambev.
O relatório final que avaliou aspectos da última edição do programa, revelou que 100% dos empreendedores participantes entendem que o impacto positivo gerado pelo negócio foi ampliado após a participação na Aceleradora 100+. O estudo também mostrou que é unanimidade o desejo das startups em continuar com a parceria com a Ambev e PPA.
“Neste segundo ano da parceria tivemos um processo ainda mais apurado de seleção das iniciativas. Terminamos a primeira etapa de seleção muito satisfeitos com a turma deste ano, que traz como diferencial a entrada de diversos empreendimentos liderados por amazônidas e um terço da turma formada por cooperativas de vários tamanhos, além de iniciativas voltadas à soluções em tecnologia e turismo. Esperamos que essa diversidade de soluções que se complementam para o desafio de conservação da sociobiodiversidade fortaleça a troca de experiências e fomente novas parcerias entre os negócios e com outros parceiros da nossa rede”, comenta Juliana Simionato, Coordenadora de Projetos da PPA.
“A Aceleradora 100+ é um ótimo exemplo de como podemos criar iniciativas ganha-ganha. Os empreendedores recebem suporte técnico, faturam, implementam suas soluções, geram impacto positivo, têm a possibilidade de crescer junto a grandes parceiros. A Ambev encontra novas soluções para bater suas metas de sustentabilidade. A PPA encontra novas organizações que tangibilizam seu propósito. Nós colocamos nossa missão em prática, gerando resultados tangíveis para a solução de relevantes desafios socioambientais do nosso país. E, ainda, o ecossistema é beneficiado com negócios de impacto mais maduros pós programa,” afirma Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa.
Bud ME LEVA!
Os shows internacionais estão de volta ao Brasil. E se as entradas já estão esgotadas, ainda é possível garantir a presença na apresentação de seu artista favorito. Após trazer a música de volta aos palcos, Budweiser leva os fãs para assistirem a seus ídolos de perto. Em parceria com o Zé Delivery, a marca entra em cena com a iniciativa Bud Me Leva, com a distribuição de 70 pares de ingressos para os principais shows deste ano – todos patrocinados pela marca. Então, é bom já deixar a música preferida na ponta da língua e começar a torcer.
Para participar, é simples: a cada R$30 em compra – de produtos Budweiser – no Zé Delivery, a pessoa tem direito a um número da sorte. Para conseguir o seu, basta cadastrar o pedido no site https://www.budweiser.com.br/budmeleva/, escolher o show preferido, gerar a numeração e aguardar o sorteio. A promoção, válida para maiores de 18 anos, vai até às 14h, do dia 31 de julho.
Estão disponíveis pares de ingressos para as apresentações de Harry Styles (em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba), Justin Bieber (São Paulo), Dua Lipa (São Paulo), Coldplay (São Paulo e Rio de Janeiro) e Arctic Monkeys (Rio de Janeiro e Curitiba).
Novidade!
A Central da Cerveja é um marketplace que oferece em um único link as melhores cervejarias do Brasil e importadas, com a vantagem de encontrar todo o portfólio disponível das cervejarias e pagar um único frete.
Além das garrafas e latas, agora o site oferece a facilidade do cliente escolher barris de chope e receber na localidade que precisar. Para isso, basta se cadastrar no site e escolher o estilo desejado, a quantidade de litros necessária e a Central da Cerveja verificará a disponibilidade com as cervejarias escolhidas pelo cliente.
Importante: O cliente receberá no endereço especificado o barril descartável com a cerveja desejada. Os itens como chopeira, extratora e cilindro de CO2 não acompanham o barril. O prazo de entrega pode variar dependendo da distância da cervejaria escolhida.
Site: https://www.centraldacerveja.com.br/
Doações
O universo da cerveja é apaixonante. Por isso, muitas pessoas acabam guardando itens que evocam boas lembranças ou mesmo colecionando objetos sobre a bebida. Agora, estas peças podem ser protagonistas da visitação ao Museu da Cerveja de Blumenau (SC), espaço que vai oportunizar que o público conheça a história, as tradições e o conhecimento da Capital Brasileira da Cerveja.
É possível doar desde um único item até coleções de latinhas, rótulos, canecas e bolachas de cerveja, além de barris e equipamentos antigos. Outras peças também podem ser cadastradas para avaliação. Para fazer isso, basta enviar as informações e imagens através do link https://bit.ly/doe-itens-para-museu-da-cerveja. Uma comissão interna irá avaliar as ofertas e definir quais objetos serão expostos.
Ulysses Kreutzfeld, um dos gestores do Museu da Cerveja, comenta que um dos grandes objetivos do espaço é que a comunidade local se reconheça nas histórias contadas. “Desde que nos envolvemos com esse assunto, compreendemos de forma definitiva que a relação da cidade com a cerveja não está apenas na questão econômica ou na história. A cerveja e as suas diversas facetas – sensorial, celebrativa, empreendedora e assim por diante – são transversais à vida dos moradores, aos avanços e aos desafios da região”, comenta. “Isso nos conecta ainda mais com o nosso objetivo de que o Museu seja, antes de mais nada, um local em que o morador de Blumenau se sinta representado”, adiciona.
Por isso, segundo Ulysses, essa participação dos itens colecionados pelas pessoas é um projeto especial para a nova fase do Museu. “Queremos que os moradores conectem as suas histórias únicas com a bebida com as informações que o nosso time preparou para contar”, finaliza.
O Museu da Cerveja foi inaugurado em 1996 e em 2021 foi concedido à iniciativa privada. O espaço será aberto ao público no segundo semestre de 2022, com reformas na estrutura anterior, ampliação de espaços e uma experiência de visitação completamente nova.
Sustentabilidade
Maior empresa com capital 100% nacional do segmento, o Grupo Petrópolis, que possui oito fábricas de bebidas e mais de 190 unidades de distribuição espalhadas pelo Brasil, divulga pelo segundo ano consecutivo seu Relatório de Sustentabilidade. Motivada por metas traçadas para o compromisso ASG 2030, a empresa traz como alguns dos destaques nesta segunda edição do documento, a criação do Lab de Inovação e Sustentabilidade (LIS), e a realização de eventos voltados para a agenda ambiental, a exemplo do plantio e distribuição de árvores. E mais: mostra o lançamento da primeira cerveja da companhia produzida somente por mulheres, a Black Princess Strong Golden FemAle, que teve a arrecadação com a venda de lote revertida em doação para a ONG “Tamos Juntas”, que apoia o combate à violência contra a mulher.
Com objetivo de estimular a criação de novas soluções e de inspirar o intraempreendedorismo, o Grupo Petrópolis criou o LIS (Lab de Inovação e Sustentabilidade). Aberto a todos os colaboradores, o espaço tem o objetivo de fomentar e potencializar ações inovadoras nas fábricas, na distribuição e no corporativo, além de transformar a cultura do GP para viabilizar projetos e os integrar ao ecossistema de inovação e sustentabilidade da empresa.
“Nossa essência envolve o comprometimento com o ASG e com a inovação, que inclusive são temas cada dia mais em pauta, tanto nas organizações brasileiras quanto mundiais. Nesse sentido, o LIS é um local para testar soluções que envolvam tanto as questões sociais, ambientais e as de governança corporativa”, afirma o gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti.
Matriz de Materialidade
Um dos primeiros passos da jornada de sustentabilidade do Grupo Petrópolis, envolveu o mapeamento da materialidade de suas operações, que identificou o que é importante para a organização e suas partes interessadas, envolveu colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade, dentre outros. Para sua operacionalização, foram criados comitês para tratar os temas relacionados à sustentabilidade.
Após o levantamento foi possível avançar com o foco nos temas da empresa e nos compromissos para 2030, que incluem questões sociais, ambientais e de governança, em consonância com as diretrizes de ASG & I e com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da ONU. Na sequência, foi definida a estratégia de ASG, apoiada em responsabilidade ambiental e social, tendo como base os compromissos assumidos pelo grupo, de forma a permitir a implementação de uma governança que proporcione transparência e mensuração dos resultados.
Assim foi estruturada a gestão de ASG & I, de maneira proativa pelo Grupo Petrópolis, para evitar e diminuir riscos e identificar oportunidades de desenvolver uma liderança em sustentabilidade, para, assim, mitigar possíveis ameaças sociais e ambientais que também possam afetar as operações do grupo ou a sociedade.
Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental é uma iniciativa voluntária que olha para o desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade nas cidades próximas às unidades fabris. “No decorrer de 2021 foram desenvolvidas ações de educação ambiental nas comunidades escolares dos municípios, que envolveram seis secretarias municipais de educação e 24 escolas nos municípios-sede das fábricas. Mais de 2.200 alunos participaram das atividades, com a finalidade de repensar o uso de água e o descarte de materiais recicláveis e de propor ações em suas comunidades, além de jogos que avaliam seus conhecimentos sobre o tema”, informou o gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua.
O Lúpulo Brasileiro
O cultivo do lúpulo em solo brasileiro, iniciado em novembro de 2018 pelo Grupo Petrópolis, cresceu e se consolidou em grande escala no ano passado, e chegou a 21.385 plantas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A expectativa é que, ao longo do tempo, o Grupo Petrópolis contribua de maneira decisiva para a viabilização da cultura do lúpulo no Brasil e, por consequência, entre outros avanços, provoque a redução da emissão de gases nocivos com transporte, ao encurtar as distâncias entre o ponto de origem desse insumo até as fábricas.
Projeto Verde Novo
Projeto Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), que tem o Grupo Petrópolis como um dos principais parceiros há cinco anos, realizou 490 ações de plantio em Cuiabá (MT) e a distribuição de 149.075 mudas de árvores nativas e frutíferas.
No total as ações somaram 36.663 mudas em 2021, das quais 7.933 foram plantadas e 28.190 distribuídas à população em 45 atividades realizadas em escolas, parques, vias públicas e órgãos públicos. A quantidade de mudas utilizadas aumentou 2,3% em relação a 2020, quando 35.832 foram plantadas e distribuídas.
Feita por mulheres
Dentre os 10 produtos novos lançados pelo Grupo Petrópolis ao longo de 2021, a Black Princess Strong Golden FemAle foi destaque como a primeira cerveja produzida integralmente por mulheres, da brassagem ao envase. Esse lançamento marcou a consolidação de um importante pilar da marca: a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante à equidade de gênero e o combate à violência contra a mulher. A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestras-cervejeiras do grupo à frente do projeto.
“Com o propósito de ajudar mulheres que sofrem violência doméstica, toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo está sendo revertida para a ONG Tamo Juntas, organização social composta por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar, jurídica, psicológica, social e pedagógica, gratuita para o público feminino em situação de violência”, destacou Nathalia Cajueiro, coordenadora de Marketing da Black Princess no Grupo Petrópolis.
Melhores empresas
Um dos grandes objetivos no setor de recursos humanos é garantir índices positivos de qualidade de vida das pessoas, engajamento com o grupo e sustentabilidade de forma ampla e harmônica. Em 2021, com o reconhecimento dos colaboradores, o Grupo Petrópolis conquistou o primeiro lugar na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas 2021”, feita entre empresas de grande porte com mais de 17 mil funcionários.
Entre os índices de maior destaque na pesquisa estão: o tratamento com respeito e dignidade por parte da liderança com 95%; interesse genuíno no bem-estar da comunidade em que atua com 93%; equilíbrio razoável entre a vida pessoal e profissional com 91%; e posicionamento ético da empresa com 90%.
“Colocamos o colaborador no centro de nossas decisões. O ano de 2021 foi de muitas adversidades. Sobreviver e manter os empregos foram os principais desafios na pandemia, período em que houve uma grande mobilização de gestão para controlar o contágio da Covid-19 e preservar vidas. Tomamos a decisão de realmente proteger as pessoas, nos adaptamos bem, mas o grande destaque positivo vai mesmo para os colaboradores, que se engajaram e fizeram toda a diferença nesse momento delicado”, pontua o diretor de Recursos Humanos do Grupo Petrópolis, Magdiel Marcos Moda.
Diversidade
Em 2021, o time de Recursos Humanos trabalhou focado nas contratações para sensibilizar os gestores constantemente e promover a inclusão de uma sociedade cada dia mais diversa. Em especial, as mulheres, os pretos, os pardos e as pessoas com deficiência (PCDs).
Ao todo, o Grupo Petrópolis reúne mais de 24 mil colaboradores. Entre eles, 3.637 são pretos; 127 são indígenas; 8.368 são brancos; e 464 são amarelos e 10.888 são pardos.
Dia Mundial do Rock
No dia 13 selecionamos 6 perfis que falam sobre Rock e Cerveja para seguir nas redes sociais, bora conferir? (clique aqui)
Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!
#beerewindSemana28