fbpx

Bora conferir o que foi assunto da semana no mundão cervejeiro e está na edição 27 do BeeRewind? Começando o resumão com…

Corrida

Foto: Divulgação

A cervejaria Krug Bier promove mais uma edição da Corrida Krug de Rua e Montanha 2023. O evento está marcado para domingo, dia 16 de julho e as inscrições já estão abertas. Os percursos de asfalto são de 5 Km para corrida e 3 Km para caminhada, já de montanha são de 10 e 18 Km. Além destes haverá também a corrida Kids para os pequenos atletas! As provas terão início a partir das 7h40 da manhã de acordo com as categorias.

A largada será no Biergarten, avenida Montreal 280. Os três primeiros lugares terão premiação. O participante pode adquirir o kit Completo (Camisa 100% poliamida, 1 lata Krug, 1 chope Krug, um chip, medalha Finisher para quem concluir o percurso) e brindes dos patrocinadores e o Kit Básico (1 lata Krug, 1 chope Krug, um chip, medalha Finisher para quem concluir o percurso) e brindes dos patrocinadores. Após a corrida teremos bandas, food trucks e chopes Krug Bier. Quem completar a corrida ganha um chope pra repor as energias. A entrega dos kits será nos dias 14 e 15 de julho em local a definir.

A cervejaria Krug termina sua tradicional campanha do agasalho junto com a corrida. Todos os anos, a cervejaria arrecada donativos e doa chope para quem se solidariza com a causa. Serão mais de mil litros de chope. E entre os dias 8 a 16, quem quiser doar um agasalho pode entregar as roupas na fábrica da Krug, durante o horário de funcionamento, entre 9 e 17h. Duas roupas de frio, em bom estado, valem um litro de chope e há o limite da troca de até dois litros de chope pilsen por CPF. Para participar da corrida é preciso adquirir o kit. A doação do agasalho só dá direito ao chope. Todas as doações serão encaminhadas para instituições de caridade Migos do Bem, Banho de Amor e Madrugada Sem Fome.

Festival Mineiro de Cerveja

Foto: Divulgação

Com o sucesso da primeira edição em abril, o Festival Mineiro de Cerveja vai realizar sua segunda edição no dia 22 de julho. As cervejarias mineiras Albanos, Kud, Lagoon, Artesamalt, Krug, Läut, Uaimii e Slod já estão confirmadas. O evento também vai contar com banheiros climatizados, praça de alimentação, além de ser um pet friendly.

O som ficará por conta das bandas Lurex, Velotrol, Seu Madruga, Cold Play Cover e DJ Pablo Catão para agitar a galera. Segundo João Roberto Pires, gerente de eventos da Cervejaria Läut essa iniciativa é muito positiva para o mercado mineiro. “Estamos sempre presente em eventos que julgamos importante para fortalecer esse alicerce que é a cultura cervejeira de Minas Gerais. Temos cervejas que são de respeito e merecem ser mostradas ao público através desses eventos”. Você já pode adquirir seu convite através do Sympla, podendo optar por diferentes tipos de combo que vem até com copo.

Litrão

A cerveja Petra, marca que pertence ao Grupo Petrópolis, maior cervejaria do país com capital 100% nacional, segue expandindo seu portfólio e lança a Petra Puro Malte na versão de um litro. A novidade chega para integrar a linha de produtos da marca, e traz mais possibilidades de escolha para o consumidor.

“O formato ‘litrão’ é uma das principais embalagens retornáveis do Brasil, sendo este formato um dos mais consumidos, sobretudo em bares do País”, comenta Alberto de Souza Filho, vice-presidente Comercial do Grupo Petrópolis. “Além disso, por ser retornável tem um forte componente sustentável porque diminui significativamente seu descarte no meio ambiente”.

“O lançamento de Petra Litrão atende as necessidades do consumidor e ocasiões de consumo, fazendo com que ganhe cada dia mais espaço nas mesas dos consumidores, tanto nos bares quanto também nos lares brasileiros”, destaca Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis. “E mais: a Petra Puro Malte é leve, equilibrada e de qualidade, e possui alta aceitação em todo o Brasil, reforçando ainda mais a oportunidade desse lançamento”.

Feita com Petra Malte, ingrediente proprietário do grupo Petrópolis, a cerveja tem grãos cuidadosamente cultivados e produzidos exclusivamente pela marca em processo de fabricação exigente, rigoroso e consciente.

Com formato retornável, a nova embalagem de Petra Puro Malte um litro já pode ser encontrada nas principais lojas do varejo e bares do país.

Tomorrowland Brasil

A regra é clara: tudo que é bom, merece replay! E agora, faltando apenas 100 dias para a Tomorrowland Brasil, Beats anuncia sua volta como patrocinadora do festival, que retorna ao país após sete anos, diretamente de Itu, interior de São Paulo. O evento promete agitar mais de 150 mil fãs de música eletrônica durante os dias 12, 13 e 14 de outubro. E Beats, que nasceu do lendário e primeiro grande evento de música eletrônica do Brasil “Skol Beats Festival”, está pronta para escrever mais um capítulo mágico em sua história.

A marca de drinks prontos da Ambev é presença garantida em diversos tipos de festa do país e agora promete causar frio na barriga dos amantes de eletrônico durante o festival. Beats também trará nomes surpresa para o espaço, além de claro, dos drinks que já são sucesso: Capibeats, GT e Senses.

“Estamos muito animados em anunciar esse comeback tão especial! Para nós, apoiar um festival icônico, que é sucesso no mundo todo quando o assunto é música eletrônica como a Tomorrowland Brasil, é revisitar nossas origens e tudo que construímos desde então” comenta Thais Soares, diretora de Beats.

Seguindo como parceira das melhores festas, Beats segue movimentando a curtição do público fiel de um momento para diversão na companhia das melhores pessoas, só que agora, dentro do universo do território eletrônico.

Crescimento

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária e Márcio Maciel, Presidente Executivo do SINDICERV / Foto: Cesar Rebouças

Mais uma edição do Anuário da Cerveja foi divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) durante o evento ‘Confraria Sindicerv: Números do Setor’. Os dados, referentes ao ano de 2022, mostram que o setor cervejeiro cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos. Ao todo, o Brasil registra 1.729 cervejarias.

Não houve diminuição do número de estabelecimentos em nenhuma unidade da Federação. O destaque vai para Minas Gerais que, com aumento de 33 cervejarias registradas, superou Santa Catarina em 2022 e alcançou a terceira posição no ranking com 222 estabelecimentos. São Paulo se mantém como o primeiro Estado com maior número de cervejarias registradas, com total de 387 estabelecimentos, seguido do Rio Grande do Sul com 310 cervejarias.

Segundo o levantamento, a tendência de concentração de cervejarias na região Sudeste permanece, apresentando 798 estabelecimentos registrados, o que representa 46,2% do total de cervejarias do Brasil. Já a região que teve o maior crescimento relativo no ano foi a Norte, que apesar de contar apenas com 36 estabelecimentos, apresentou 20% de aumento no número de estabelecimentos registrados em comparação a 2021.

O número de municípios com pelo menos uma cervejaria também aumentou e agora um a cada oito municípios brasileiros possuem pelo menos uma cervejaria registrada. Isso quer dizer que são 722 municípios brasileiros com pelo menos uma cervejaria, o que representa um aumento da dispersão em 7,4% se comparado a 2021, quando havia ao menos uma cervejaria em 672 municípios brasileiros.

O Acre, Amapá e Roraima seguem sendo as únicas unidades federativas que possuem apenas um município com presença de cervejaria.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos e deve alcançar, em 2023, o volume de vendas de 16,1 bilhões de litros, um crescimento de 4,5% em relação a 2022, de acordo com dados da empresa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV.

Para o Presidente Executivo do SINDICERV, Márcio Maciel, os números comprovam o potencial do mercado do setor cervejeiro nacional, que demonstrou evolução, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por taxa de juros em alto patamar e expectativa de inflação em elevação.

“A cadeia produtiva da cerveja contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos e geração de 2% do Produto Interno Bruto Nacional. Para cada emprego em uma cervejaria são criados 34 novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para SINDICERV. Em números, a cadeia gera mais de 27 bilhões em salários e é responsável por mais de R$ 49,6 bilhões (base 2022) de tributos por ano, sendo um dos principais colaboradores para o crescimento do Brasil.

Para o presidente da ABRACERVA – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Gilberto Tarantino, os dados do Anuário refletem a maturidade do mercado de cerveja artesanal e o poder empreendedor das micro, pequenas e médias cervejarias.

“Seguimos crescendo, estamos cada vez mais presentes no território nacional e movimentando a economia local. A enorme quantidade de produtos e marcas ilustram o alto poder de inovação deste segmento”, afirma.

O Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes. A marca representa um aumento de 10,4% na densidade cervejeira do país, que em 2021 era de 137.713 habitantes para cada estabelecimento.

Santa Catarina é a unidade da Federação em que os habitantes estão mais bem servidos com cervejarias, alcançando a primeira posição com a marca de um estabelecimento para cada 34.132 habitantes. Já São Paulo, apesar de ser o estado com maior número de estabelecimentos, se encontra na sexta posição, por ser mais populoso, apresentando uma cervejaria para cada 120.540 habitantes, valor próximo ao nacional.

Em relação aos municípios, essa é a primeira vez que uma cidade apresenta densidade cervejeira abaixo de mil habitantes por estabelecimento. Tal feito foi alcançado por Linha Nova/RS, o município com a mais alta densidade cervejeira no Brasil, apresentando uma cervejaria para cada 862 habitantes. O município conta com 2 cervejarias, para um total de 1.724 habitantes.

As cervejarias brasileiras alcançaram 42.831 produtos e 54.727 marcas de cerveja. Em relação a novos produtos, houve um crescimento de 19,8 % ao total de produtos registrados que havia em 2021, o que representa 7.090 produtos a mais.

A exemplo do que ocorre para estabelecimentos registrados, há uma concentração de registros de produtos nas regiões Sul e Sudeste, com a marca de 91,8% de todos os produtos registrados em cervejaria do país.

São Paulo lidera como o estado com maior número de marcas nos registros de cerveja (16.528) e maior número de produtos registrados (12.319) e, também, como o município com maior quantidade de registro de cervejas (1.817).

“Houve avanços significativos no processo regulatório dos últimos anos, inclusive com modernização dos padrões de identidade e qualidade da cerveja, o que proporcionou um incremento significativo no número de registros de produtos e de cervejarias. Como resultado, temos benefícios direto ao setor, conforme números retratados no anuário, e também aos consumidores que têm acesso a uma gama de produtos diferenciados, aproveitando ingredientes regionais e tipicamente brasileiros”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

O setor cervejeiro no Brasil é historicamente relevante para economia nacional, gerando mais de 42 mil empregos diretos.

A região sudeste detém 57,8% dos empregos diretos, seguida das regiões Nordeste e Sul com, respectivamente, 16,8% e 14,7%. Na sequência temos o Centro-Oeste com 7,1% e a região Norte com apenas 3,7%.

O evento contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – ABRACERVA, da Federação Brasileira das Cervejas Artesanais – FEBRACERVA, da ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo – APROLÚPULO, e da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Semana Rock

Foto: Divulgação

Um dos locais mais procurados e frequentados pelos fãs de rock and roll nacional e internacional é o The Blue Pub – típico pub inglês com duas unidades em São Paulo. Já tradicional na cidade, oferece música ao vivo de qualidade, cervejas de vários países e culinária caprichada.

A programação musical da semana está incrível e foi escolhida a dedo para homenagear este estilo musical, que de tão importante tem um dia para chamar de seu.

No pub do Itaim, o som já começa na segunda, dia 10/07, com Rodrigo Hid acústico (solo); na terça, (11), é a vez de Hammer Soul (duo); quarta (12) terá banda B-Sides Duo; quinta (13), Dia Mundial do Rock, sobe ao palco Music Box e o sextou será animado pela banda Johnny 16.

Para complementar, de 10 a 13/07, em comemoração aos Dia do Rock, o Jack Daniel’s Nº7 estará de R$ 36 por R$ 33, a dose, e de R$ 360 por R$ 330, a garrafa, e o Bacon and Cheese Fries – batatas fritas cobertas com bacon e queijo gratinado – de R$ 47 por R$ 41. Além disso, na compra de três pints de Paulaner Weiss, ganha uma bola ou um cachecol personalizados, dependendo da disponibilidade.

De terça, quarta e quinta a entrada na unidade do Itaim – que acaba de completar dois anos – é gratuita. Já na sexta, R$ 15 para quem entrar após às 20h.

A banda Big Chico Trio & D.K Harrel abre a semana de música ao vivo no pub da Bela Vista – localizado a dois quarteirões da avenida Paulista-, na terça (11); a quarta já é consagrada com Dj Roberto Maia (da 89 FM) e banda Almanak, com versões de clássicos e atualidades do rock e do pop como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Michael Jackson, Florence and the Machine e Foo Fighters, por exemplo. A quinta será com a banda Hurricanes, que acaba de lançar o primeiro álbum, que une a sonoridade contemporânea com as raízes do blues e rock dos anos 70. Na sexta (14), a banda Hot Rocks esquentará o público.

Lá, de 11 a 13/07, o Evan Willians de R$36 por R$ 29, a dose, e de R$ 360 por R$ 290, a garrafa e Bacon and Cheese Fries – batatas fritas cobertas com bacon e queijo gratinado – de R$ 47 por R$ 41. Quem comprar três pints de Paulaner Weiss, também leva pra casa uma bola ou um cachecol.

A dica é chegar antes das 19h no pub da Bela Vista, porque a entrada será gratuita; após este horário, R$ 49 consumíveis na terça; R$ 27, na quarta e na quinta e R$ 37, na sexta.

Semana Rock 2

Com o rock’and’roll presente em seu DNA desde que abriu as portas no Itaim em 2004, o Kia Ora celebra o Dia Internacional do Rock este ano com atrações para adultos e crianças durante o mês de julho. Na quinta-feira (13), a banda Foo Fighters cover Brasil toca no palco do bar sucessos do grupo liderado por Dave Grohl. Já no sábado (22), a Rockin’ Kidz apresenta cantigas de roda misturadas com clássicos do gênero.

Formada em 2011, a Foo Fighters cover Brasil (foto à esquerda) é um dos mais representativos covers da banda de Seattle do país. O grupo ficou conhecido nacionalmente após o vocalista ter sido convidado pelo próprio Dave Grohl a substituí-lo por alguns minutos em um espetáculo em Belo Horizonte. No Kia Ora, em 13 de julho, não devem faltar hits como ‘Learn to fly’, ‘Everlong’ e ‘Shame Shame’, entre outros.

A fim de proporcionar às crianças uma experiência única de participar de um show de rock de verdade com sucessos que passam de geração em geração, a Rockin’ Kidz faz uma apresentação cheia de surpresas do início ao fim. São cantigas como Cai cai balão, O sapo não lava o pé e Marcha soldado ao som de guitarra, baixo e bateria que devem encantar os pequenos e também os adultos no sábado à tarde.

De volta!

Sofisticada assim como o evento, Stella Artois é a patrocinadora oficial do The Wimbledon Championships, o mais antigo torneio de tênis do mundo e considerado como o de maior prestígio, que acontece até o próximo dia 16 de julho, em Wimbledon, no Reino Unido. A novidade foi anunciada recentemente pela AB InBev, cervejaria líder mundial, e o All England Lawn Tennis Club.

A Stella Artois já era parceira do Torneio de Tênis de Wimbledon há alguns anos, e neste ano, a parceria volta com uma novidade emocionante: o “Prêmio de Saque Perfeito”. O novo prêmio reconhecerá os jogadores que entregarem os melhores saques durante o evento de duas semanas. A premiação será liderada pelo ex-tenista profissional britânico-canadense Greg Rusedski, conhecido por seu estilo de saque único e recordista de saque mais rápido no tênis masculino até 2004.

Stout Day

Foto: Divulgação

Quem gosta das cervejas escuras, encorpadas e com notas que normalmente remetem a chocolate e café já pode reservar na agenda o dia 13 de julho, quando acontece o “Stout Day”, no Hocus Pocus. O evento no bar da cervejaria carioca instalado no Largo da Batata, em Pinheiros, vai das 17h à 0h e apresenta cinco rótulos exclusivos de stout para a data com aromas e sabores que lembram conhecidas sobremesas. Para acompanhar, a casa criou algumas “laricas” doces.

A Speculoos apresenta sabor do tradicional biscoito belga de mesmo nome feito com açúcar, manteiga, canela, cravo, cardamomo e erva-doce. A Stroopwafel homenageia a bolacha holandesa que leva um toque de caramelo. O Donut tem sabor intenso da rosquinha com toque de chocolate típica norte-americana. A Banoffee representa o famoso doce de banana com caramelo e biscoito. Já a Elephants’ Graveyard simula o tradicional chocolate americano Reese’s, com amendoim.

O lançamento das cinco cervejas acontece simultaneamente no Stout Day do bar Hocus Pocus DNA, no Rio de Janeiro (Rua Dezenove de Fevereiro, 186 – Botafogo).

Retornáveis na mira

Uma simples mudança no hábito de consumo dos brasileiros trouxe ganhos significativos para o meio ambiente. Ao consumir cervejas em embalagens retornáveis, o consumidor está ajudando a Ambev a reduzir a geração de resíduos todos os anos, fazendo com que centenas de toneladas de matéria-prima virgem deixem de ser inseridas no ciclo de vida dos produtos. A aposta da companhia na circularidade de embalagens faz parte do compromisso de ter 100% do portfólio em embalagens retornáveis ou feitas, em sua maioria, de conteúdo reciclado, até 2025.

“Somos inquietos e estamos sempre em busca de criar boas razões para brindar. O nosso principal objetivo é encontrar maneiras de gerar impacto positivo para o planeta. Para isso, uma das nossas apostas é expandir o uso de material reciclado em nossas embalagens e contribuir para o aumento das taxas de reciclagem por meio da recuperação e reutilização de vidro, alumínio e PET”, conta Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Além do amplo portfólio de produtos e serviços já conhecido pelos consumidores, a companhia mantém a Ambev Vidros no Rio de Janeiro, uma fábrica que produz garrafas de vidro a partir da reciclagem de cacos. A unidade é uma das maiores recicladoras de cacos de vidro na América Latina.

De acordo com o executivo, mais de 45% da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro que chegam por meio de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas, o que fomenta o crescimento compartilhado de todo o ecossistema. “Além da reciclagem de vidro, investimos também em garrafas de vidro retornáveis, que podem ser reutilizadas mais de 20 vezes por ano, evitando a necessidade de produzir mais garrafas com matéria-prima virgem”, explica.

Para ampliar os esforços pela reciclagem, a Ambev lançou, no final de 2018, um projeto de recolha de vidro descartável em pontos de venda onde é feito o consumo da bebida, como bares e restaurantes, junto à startup Green Mining. No final de 2021, a empresa anunciou investimento de R$870 milhões para a construção de uma nova fábrica de vidros no Paraná. A unidade será construída em em Carambeí e tem o início de suas operações previsto para 2025.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!

#BEEREWINDSemana27

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.