fbpx

Chegamos na metade de nosso resumão cervejeiro e será que já podemos saber os sinais das cervejas deste ano? Enquanto isso, separamos estes assuntos no beerewind…

Dia do Mestre Cervejeiro

Selecionar minuciosamente cada ingrediente, desenvolver receitas e controlar a qualidade da cerveja, essas são algumas das atividades desempenhadas pelo(a) mestre-cervejeiro(a), profissional essencial durante cada etapa do processo produtivo da bebida.

No último domingo, 19, foi comemorado o dia desse especialista e para marcar a data, três mestres-cervejeiros da Ambev compartilham um pouco do papel de quem trabalha na área para garantir a qualidade das cervejas produzidas pela companhia.

“O(a) mestre-cervejeiro(a) tem a função de garantir os processos e os controles de qualidade da cerveja, buscando sempre a produção das melhores bebidas para encantar e conquistar mais os consumidores”, afirma Bruna Borges Mlynarczuk, mestre-cervejeira da Ambev na unidade de Ponta Grossa, no Paraná, desde 2014.

Para Juliana Jacomin Foresti, mestre-cervejeira e Gerente de Processo na Cervejaria de Agudos, em São Paulo, o papel desse profissional está intimamente ligado à segurança do produto. “É essencial garantir que todas as cervejas sejam produzidas conforme suas receitas, que as matérias-primas estejam sempre de acordo com os padrões de qualidade e que todos os controles estejam acontecendo em conformidade com nossos parâmetros”, diz.

Christian Benitez Méndez, Gerente de Processos da Ambev, ressalta que a função do mestre-cervejeiro está fortemente relacionada a manter a tradição e o legado das marcas, melhorando dia a dia a qualidade sensorial das cervejas e procurando uma conexão direta com os consumidores. “Tentamos entregar a melhor experiência para nossos consumidores, e nossa rotina diária está direcionada a realizar ajustes em nossos processos procurando a melhoria contínua de nossas cervejas. É importantíssimo que o mestre-cervejeiro disponha de um time engajado indo para a mesmo objetivo, considerando que o trabalho de construção de qualidade de nossas marcas depende muito do cuidado de nossos processos com as pessoas que trabalhamos na cervejaria”, acrescenta.

Na Ambev, o controle de qualidade das cervejas é feito a partir de mais de 1.300 pontos de inspeção e 376 testes ao longo do processo de produção. As receitas internacionais seguem os mesmos padrões de produção, independentemente de onde são produzidas. Cada lote de cervejas produzidas é degustado 16 vezes pelos(as) mestres-cervejeiros(as) da companhia para garantir as características sensoriais de sabor e aroma, além da qualidade de cada uma das bebidas.

E por falar em Ambev…

Foto: Divulgação

Um espaço que acolhe, ajuda no desenvolvimento e gera oportunidades. Essa é a ONG Cruzando Histórias, organização voltada para a valorização profissional e a empregabilidade de mulheres, que, ao lado da Ambev, está lançando uma edição especial do programa ‘Impulsione a Sua Carreira’.

O projeto, totalmente gratuito, é mais uma ação para promover o cuidado à mulher em situação de vulnerabilidade social e prepará-la para se reintegrar ao mercado de trabalho. Durante a realização do programa, as participantes vão ter acesso a uma trilha de desenvolvimento composta por oficinas, painéis, mentoria coletiva e bate-papo com a área de Recursos Humanos. Colaboradoras da Ambev serão voluntárias dessa ação e conduzirão algumas das atividades.

Ao todo, o ‘Impulsione a Sua Carreira’ vai apoiar a reinserção de cerca de 50 mulheres no mercado de trabalho, residentes da região de Campo Grande (RJ), Cachoeiras de Macacu (RJ) e Piraí (RJ). Na seleção, serão considerados disponibilidade, comprometimento, interesse em trabalhar no setor e vulnerabilidade social. Mulheres negras, mães e em situação de desemprego serão priorizadas. O programa tem duração prevista de quatro a seis semanas.

As interessadas em participar da seleção devem entrar em contato com a ONG Cruzando Histórias pelo site do projeto: https://ch.org.br/ambev

Novo episódio

Hora do Gole está com novo episódio da ‘Aquela Pausa’ que conversa com o Leandro Sequelle, fundador da Graja Beer, que vem trazendo a cerveja artesanal para a quebrada, vem ouvir!

Agora em lata!

Foto: Divulgação

Consumidores de todo o país já podem provar a melhor cerveja do Brasil em 2022. Eleita com a nota mais alta entre todas as 3.636 inscritas no Concurso Brasileiro de Cervejas, o rótulo da Cerveja Blumenau no estilo Grodziskie chega ao mercado em latas, com o nome de Blumenau Dona Patroa.

O nome homenageia Alcione Tomio Zanetti, esposa do fundador da cervejaria, Valmir Zanetti, e figura presente nos desafios e conquistas da marca. As latas de 473 ml estão disponíveis para os pontos de venda, assim como um volume em barril.

Desenvolvida dentro do projeto Blumenau Craftlab, que produz rótulos especiais de forma sazonal, a Dona Patroa segue um estilo histórico polonês, criado entre os séculos XVI e XVII e fabricado por poucas cervejarias no mundo. Leva apenas malte de trigo defumado em carvalho e é uma Ale leve e refrescante.

Save The Date!

A ABRACERVA tem desenvolvido um papel importante no sentido de dar suporte e apoiar as cervejarias artesanais que têm crescido de forma exponencial no mercado brasileiro. Buscando melhores condições comerciais e melhores regulamentações, a associação tem lutado para tornar a cerveja artesanal um produto amplamente conhecido e de fácil acesso para os consumidores. Essa empreitada caminha em diferentes esferas, desde questões tributárias até o fomento do aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Faz parte da missão da ABRACERVA fomentar o conhecimento e disseminar a cultura cervejeira. Diante disso, surgiu a ideia do congresso “Cerveja é Gastronomia”, com o objetivo de demonstrar que a cerveja também faz parte do universo da gastronomia, permeando suas mais diversas facetas.

Para a realização do evento, a ABRACERVA se juntou ao SINDICERV, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que há mais de 70 anos vem trabalhando nos debates, estudos, regulamentos, políticas públicas e normas que contemplem toda a cadeia produtiva da cerveja no Brasil.

O SINDICERV representa igualmente as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção nacional de cerveja.

As duas associações se uniram com o objetivo de promover um dia de debates e reflexões sobre os principais temas latentes no setor. Sendo assim, o congresso Cerveja é Gastronomia, acontece no dia 30 de junho (quinta-feira), na Universidade Anhembi Morumbi – Vila Olímpia e será gratuito, sendo apenas obrigatório levar 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para duas Instituições.

Reservas: https://www.sympla.com.br/congresso-abracerva-sindicerv—cerveja-e-gastronomia__1605817

Limpeza de Praia

Foto: Rafael Guedes

A tradicional etapa brasileira do campeonato mundial de surfe, a World Surf League (WSL), chegou no dia 23 e vai até o dia 30 de junho, na praia de Saquarema (RJ) que recebe mais uma vez os melhores atletas do mundo. Como a primeira marca global de bebidas a receber a classificação de neutralidade em resíduos plásticos e patrocinadora do campeonato, Corona também quer convidar os surfistas e apaixonados pelo esporte a imaginarem um mundo sem plástico.

É por isso que, antes de dar show na água, um trio de representantes da elite brasileira do surfe foi convocada por Corona para fazer a diferença também na areia: no dia 22/06, o tricampeão e atual campeão do mundo Gabriel Medina, o atual líder do ranking global masculino Filipe Toledo e a estrela do surfe feminino Tatiana Weston-Webb lideraram uma ação de limpeza de praia em Saquarema, garantindo a preservação ambiental para que o mar continue sendo o protagonista por muitos campeonatos. A ação, que foi realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, retirou da praia resíduos descartados de forma irregular, especialmente lixo plástico.

“Eu cresci na praia, então essa relação com o mar faz parte da minha história e de quem eu sou – sempre na água e com os pés na areia me sinto em casa, não importa onde eu esteja. O surfe também é sobre isso, estar em harmonia com a natureza e cuidar dos paraísos para que eles continuem recebendo a gente de braços abertos”, conta Gabriel Medina. “Estou animado em estar de volta à Saquarema e feliz por poder ajudar participando dessa ação ao lado da Corona e dos meus amigos Filipinho e Tati”, completa.

As limpezas de praia materializam desde 2019 o compromisso de longa data de Corona pela preservação das praias e dos oceanos: a marca já realizou mais de 77 limpezas de praia pelo Brasil, percorrendo aproximadamente 7 milhões de m² de praia e retirando mais cerca de 17,5 toneladas de lixo da natureza. Há menos de um mês, Corona também anunciou que vai destinar ainda neste ano os recursos para que mais de 5 mil toneladas de plástico – o que representaria mais de 287 milhões de garrafas descartáveis de 500 ml, uma garrafa de plástico para cada long neck de Corona vendida no Brasil – sejam recicladas.

Na areia, onde tradicionalmente atuaria oferecendo ao público produtos da marca e outras experiências, a cerveja escolheu levar uma oportunidade de reflexão para quem estiver acompanhando as baterias: Corona criou uma grande instalação que, representando a Terra, mostra metade do planeta como deveria ser e a outra metade coberta pelo plástico, ilustrando uma preocupante visão do futuro caso a poluição plástica não seja combatida. A iniciativa integra a campanha 77Terras, que tem como mensagem o fato de que a Terra é uma “edição limitada” – a provocação é de que a humanidade não tem 77 versões do planeta para danificar ao continuar mantendo o alto consumo de plástico como está fazendo hoje. Durante o período, a cerveja ainda vai levar a sustentabilidade e o estilo de vida de Corona para a Casa OFF Flutuar, espaço apresentado por Corona que vai receber convidados para experiências exclusivas.

“Corona é uma cerveja que nasceu na praia e tem uma conexão profunda com a natureza. O surfe é um esporte que celebra o respeito e a relação de harmonia com o oceano, por isso é uma das modalidades que apoiamos”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona. “Mas para continuar apoiando o esporte, precisamos preservar nossos oceanos e a vida marinha. E a poluição plástica é um dos grandes problemas atuais, por isso todos são necessários e bem-vindos como aliados nessa causa”, complementa.

Oktoberfest Blumenau

Guilherme Batista, Rafael Almeida, Giuliana Tosi e Tiago Kaka / Foto Tomazzzoni

Faltando apenas três meses para o retorno da maior festa alemã das Américas, a Spaten, cerveja oficial da Oktoberfest Blumenau 2022, lança a programação completa de seu camarote, que traz pela primeira vez grandes atrações nacionais. Com dois andares, terraço, área de shows restrita e ambiente climatizado, o público poderá curtir as apresentações com exclusividade, assim como participar da festividade nos pavilhões, como ocorre nos camarotes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

O Camarote Spaten abre suas portas às sextas-feiras e sábados, de 7 a 22 de outubro, além da terça-feira, dia 11, véspera de feriado, com shows de artistas nacionais. “Acreditamos que existem histórias que não se contam, somente se vivenciam. E quem melhor do que Spaten, cervejaria que existe desde 1397 para viver mais uma história com o público? Queremos criar um espaço exclusivo de Spaten onde o público possa viver intensamente a festa, oferecendo muita gastronomia, música e brindando os bons momentos”, comenta Joice Carvalho, head de marketing de Spaten no Brasil. Alguns dos nomes já confirmados são Pedro Sampaio, Pocah, Thiago Martins, Buchecha, Thiaguinho, 3030 e Jeito Moleque, e a produção também traz um time de DJs para embalar a noite.

O espaço conta com um open bar de chope da anfitriã da festa, Spaten, assim como das cervejarias convidadas Cerveza Patagonia, Goose Island e Colorado. Para os fãs de destilados e coquetéis, whisky, vodka e gin importados, além dos não-alcoólicos: energético, refrigerante e água. O menu do camarote também oferece open food especial, com opções veganas e sem lactose, batata chips, sanduíche de salsichão e também os deliciosos pão com bolinho, strudel da Confeitaria Benkendorf e mais opções que serão divulgadas em breve pela produção do evento.

Os ingressos estão disponíveis pelo site www.camarotespaten.com.br, a partir R$ 500,00 (valor promocional de divulgação), que inclui o acesso à Vila Germânica. O público do camarote terá um receptivo exclusivo para troca dos bilhetes pela camiseta e outros brindes, em local ainda a ser divulgado pela organização.

Lançamentos

ZEV & Dogma

Foto: Divulgação

A colaborativa nasceu a Winternator, uma Doppelbock de 8,7% de teor alcoólico e 25 IBU. Disponível nas duas cervejarias, bares da Dogma e parceiros da marca.

Animal, Bloco 7, Calmaria, Santa Cevada, São Bernardo, Suméria & T-Rex

Reprodução: Facebook

A união das cervejarias em apoio a Ucrânia, nascei a  Resist & Peace, uma Ukrainian Anti-Imperial Stout de 10% de teor alcoólico. Disponível pelas cervejarias e bares parceiros das marcas.

Dádiva & 5 Elementos

Nesta colaborativa veio dois novos rótulos, a Double IPA feita com o lúpulo Idaho 7 e Idaho Gem e a Double IPA com o lúpulo Nelson Sauvin. Os rótulos vêm em latas de 473 ml e estão disponíveis em bares, mercados especializados e e-commerces do Brasil todo.

As duas collabs marcam o momento importante da cervejaria cearense e celebram uma nova parceria entre as marcas. Agora, a 5Elementos passa a fazer parte do portfólio da Distribuidora Dádiva, empresa que será responsável pela maior parte da produção e pela distribuição dos produtos da marca tanto em solo nacional, quanto para outros países.

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana25

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.