Ícone do site ROCKBREJA

BEEREWIND #20

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição 20 do BeeRewind? A gente começa o resumão com…

Premiada

Localizada em Amparo, São Paulo, a cervejaria Ashby conquistou medalha de prata com a sua Ashby Pilsen Puro Malte na Copa CentroMX 2023, competição mexicana criada com o objetivo de divulgar e promover a cultura da indústria cervejeira e premiar a qualidade das cervejas e o talento dos cervejeiros. Sua produção foi feita com 100% malte de cevada importado e quatro tipos de lúpulos americanos e alemães.

A Ashby foi a única marca brasileira que conquistou uma medalha na categoria International Lager, que premia a categoria de cerveja mais popular no Brasil, a Lager. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), ela representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo.

Esse é o quinto prêmio que a Ashby Pilsen Puro Malte recebe. Ela conquistou medalha de ouro no final do ano passado no concurso Brussels Beer Challenge 2022. Já no ano de 2019, ela recebeu nos concursos World Beer Awards e Concurso Brasileiro de Cervejas medalha de prata. Em 2022, no World Beer Awards, a Pilsen Puro Malte conquistou medalha de bronze.

A bebida foi lançada em 2018 em comemoração aos 25 anos da cervejaria. Lançada na versão lata de 355ml, a Ashby Pilsen Puro Malte possui teor alcoólico de 4,6%. Para agradar o paladar brasileiro, algumas técnicas e segredos de antigas formulações da Alemanha e República Checa foram incorporadas pelos mestres cervejeiros da cervejaria, resultando em uma cerveja com mais corpo e aroma. De sabor levemente adocicado e aroma com nuances de pão e cereais, ela pode ser adquirida em diversas lojas especializadas por menos de R$4,00, valor acessível para uma cerveja especial.

“Quando lançamos a Pilsen Puro Malte, nosso objetivo foi brindar nossos 25 anos e mostrar que o Brasil produz cervejas de qualidade e com preços acessíveis, então nós ficamos muito honrados em receber esse prêmio, pois mostra que o nosso objetivo foi conquistado, já que até profissionais renomados de outros países atestam a qualidade da bebida”, afirma Scott Ashby, criador da cervejaria Ashby.

Dia Mundial da Reciclagem

Eles fazem parte de uma força de trabalho estimada entre 600 mil e 1 milhão de trabalhadores, conhecidos como catadores de lixo reciclável, no País. Estima-se que 90% do material reciclado que retorna para a indústria, passa pelas mãos desses profissionais, que atuam na coleta, separação e venda, como meio de vida ou complemento de renda.

Em um País que só em 2022 produziu 81,8 milhões de toneladas de lixo e reciclou apenas 4%, reconhecer a importância e o valor ambiental, econômico e social dos catadores é fundamental, principalmente no mês em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, no dia 17 de maio.

Para valorizar essa categoria tão importante para o setor cervejeiro, que tem entre suas prioridades a economia circular, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV conversou com Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

“A indústria da cerveja tem preocupação ambiental e diálogo com quem está na ponta, como os catadores. Entendemos que o setor tem bons projetos que contribuem para a recuperação das embalagens, fazendo com que parte dos materiais voltem às linhas de produção das empresas”, afirma o dirigente.

Há 30 anos, Roberto se dedica a buscar soluções, parcerias e políticas públicas para o fortalecimento dos catadores. A ANCAT é uma associação sem fins lucrativos que atua pelo avanço e a profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho dos catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil, realidade que ele conhece de perto.

Tudo começou nas ruas, quando aos 19 anos, Roberto iniciou suas andanças como catador. A discriminação sofrida por exercer essa prática o impulsionou a ir em busca de mudanças. Desde então, ele construiu uma trajetória de luta em prol da categoria. Fundou a cooperativa CRUMA, em Poá, São Paulo, participou na construção do Movimento Nacional de Catadores (MNCR), da criação da Rede de Cooperativas CataSampa e atualmente pleitear a presidência da ANCAT. “Somos trabalhadores invisíveis, mas que graças a nosso trabalho e dedicação, a profissão de catador passou a ser reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações”, orgulha-se.

Atualmente, além de ter se tornado uma referência nacional no debate sobre a gestão de resíduos sólidos e de visibilidade dos catadores, Roberto Rocha tem atuado de forma efetiva para estabelecer políticas públicas em prol da reciclagem, logística reversa e direitos dos profissionais da catação, buscando incluí-los de forma cada vez mais justa na cadeia produtiva. Além de buscar trazer reconhecimento ao fato de que sua atuação não se limita à coleta dos resíduos, mas contribuem também com um serviço de educação ambiental, ainda que a remuneração hoje esteja garantida apenas na ponta, na venda dos materiais, e não nesse processo como um todo.

“O trabalho realizado pelos catadores está totalmente alinhado com as propostas que são a base do ESG. E isso pode ser melhorado. Tanto no trabalho de recuperação de embalagens, parte importante das boas práticas ambientais, como no aspecto do social, que se refere a melhores condições de trabalho e renda”, finaliza o dirigente.

As mulheres são maioria dentro das organizações de catadores. De acordo com dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), as mulheres são maioria entre os catadores, representando 70% dos 800 mil trabalhadores em atividade no Brasil.

Parceria

Heineken, atual marca de cerveja mais amada pelos brasileiros (clique aqui), das maiores cervejarias do mundo, se junta à Live Nation Brasil, braço nacional da líder no mercado de entretenimento global, responsável por grandes turnês no país, como Sandy & Junior, Maroon 5, Metallica, entre tantas outras, a fim de fomentar sua presença e incentivar a cultura e grandes espetáculos ao vivo, além de promover ações colaborativas para seus consumidores.

A parceria ocorrerá em 15 shows internacionais a serem realizados pela Live Nation no Brasil em 2023 e 2024, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília, com a expectativa de impactar mais de 650 mil pessoas em todos os eventos. A primeira parceria foi ativada já no início de maio, durante a mais recente turnê mundial da cantora norte-americana Alicia Keys, nos shows realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, a Heineken também já está confirmada como a cerveja oficial da apresentação da banda norte-americana Foo Fighters, que desembarca no país em setembro.

“Para a Heineken, é uma parceria que faz muito sentido. Temos no nosso DNA o propósito como marca de oferecer experiências inesquecíveis e únicas, e o encontro com a Live Nation Brasil sintoniza totalmente essa visão da empresa em relação ao incentivo ao entretenimento e à cultura”, explica Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A marca celebra a parceria como uma consolidação de relevância no segmento de eventos e Brand Experience. Já patrocinadora e presente nos maiores festivais do Brasil, como Rock in Rio e The Town, Heineken investiu mais de R$ 200 milhões em cerca de 200 produções, só no ano passado. Além disso, foram mais de 1 mil dias de eventos e 25 milhões de pessoas impactadas por esses espetáculos.

“Acreditamos e promovemos momentos de socialização e conexões. Festivais de músicas são exemplos dessas oportunidades de entretenimento, em que as pessoas estão lá para desfrutar e colecionar memórias. Como marca de cerveja, estar presente nessas ocasiões de consumo tão especiais é fundamental”, conclui Bailão.

“Os shows lidam diretamente com a paixão e acabam sendo a plataforma perfeita para criar conexões reais e diretas com o público. Um bom evento é a relação perfeita entre o artista no palco com a experiência do entorno, e essa parceria com a Heineken é um resultado disso. Estamos juntos mirando no bem estar dos fãs a longo prazo, para que possamos entregar memórias inesquecíveis.” comenta Alexandre Faria, vice-presidente da Live Nation Brasil.

Festa da Cerveja 2023

Foto: Natália Elmor

Com o objetivo de popularizar a cultura cervejeira da Zona da Mata mineira, atrair turistas e evidenciar a qualidade dos produtos locais, a Unicerva realiza a segunda edição da Festa da Cerveja em Juiz de Fora. A estreia do evento em 2022 reuniu mais de 20 mil pessoas e contou com a participação de 17 cervejarias da região. Neste ano, a proposta é aperfeiçoar a estrutura, que inclui praça de alimentação, banheiros e área kids, além de oferecer uma programação gratuita rica em diversidade cultural, com shows e passeios.

A Festa da Cerveja marca as comemorações do Dia da Cerveja de Juiz de Fora (27/05). A data foi instituída pela câmara municipal em 2018, através de lei de autoria do vereador Marlon Siqueira, a fim de reforçar a vocação da cidade para a produção da bebida. Em maio de 2017, Juiz de Fora recebeu do governo do estado e da prefeitura o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias da Zona da Mata pela importância no cenário da cerveja artesanal. A cidade é a primeira de Minas Gerais a integrar a política pública de incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja.

O pioneirismo do município não para por aí. Juiz de Fora abriga a primeira cervejaria mineira, criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz. A cidade também é a casa da única cervejaria de convento com mecanismos artesanais em atividade no Brasil.

Informações aqui.

Lançamento

Sempre com o objetivo de lançar receitas fora da caixa, a cervejaria Pineal, de Sorocaba – SP, acaba de lançar três novas receitas no mercado, duas no formato lata de 473ml e uma somente disponível em chope.

A nova Mind Blow vem explodindo com notas de compota de figo, calda de caramelo, damasco e frutas brancas cristalizadas. Na boca a entrada é de acidez média-alta com o inconfundível DNA da Pineal, figo docinho equilibrando o gole, em segundo plano maple e cumaru neutralizando lindamente a sensação de acidez no palato, deixando um final de gole limpo e com leve salivação.

Return to Innocence Barrel Aged Brett Saison apresenta no aroma um buque frutado lembrando abacaxi doce e laranja, com notas levemente rústicas trazidas pela bretta, além de leve herbal e condimentado, somado a delicado amadeirado, fruto do seu longo repouso em carvalho americano. Na boca leve acidez na entrada, com notas frutadas e amadeirado discreto. Final seco e limpo.

A nova série Pineal Daily de cervejas mais leves e menor teor alcóolico, com única versão em chope, traz dessa vez, tamarindo em evidência, acidez assertiva e amigável.

Novas irmãs

Foto: Divulgação

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de boas combinações! E no mundo cervejeiro, quem é mestre em fazer isso é Brahma com a sua Brahma Duplo Malte. Sucesso entre os consumidores desde o seu lançamento em 2020, quando uniu o malte Pilsner ao malte Munich para entregar uma cerveja saborosa e muito cremosa, o que fez o produto se tornar um dos maiores sucessos do mercado dos últimos anos –, agora, a marca inova sua criação ao trazer outras três duplas. Ou melhor, outras versões de maltes combinados para surpreender e ampliar as experiências do paladar brasileiro: Brahma Duplo Malte Trigo, Brahma Duplo Malte Tostada e Brahma Duplo Malte Black. Três combinações incríveis, que vão aguçar ainda mais os paladares dos apaixonados por cervejas!

E para chegar ao produto final, cervejeiros e especialistas de Brahma estudaram a fundo quais combinações poderiam dar o match perfeito, sempre mantendo a cremosidade característica de Brahma. A mesma qualidade e a mesma tradição vieram juntas, a diferença está nas novas combinações e ingredientes que possibilitam ainda mais experiências em momentos cervejeiros, do futebol ao show sertanejo.

“Para este projeto se tornar realidade, partimos da premissa de trazer novas opções de cerveja, sem aumentar a complexidade, aguçando os sentidos e ao mesmo tempo, sendo de fácil entendimento para o consumidor. Então, seguimos por um caminho de valorizar os ingredientes, sempre trazendo o malte em primeiro plano, até chegarmos nas combinações perfeitas. Ao todo, foram mais de 20 protótipos e diversas degustações internas com especialistas e, principalmente, com o consumidor final”, comenta Laura Aguiar, diretora de conhecimento e cultura cervejeira.

Black + Pilsner = Brahma Duplo Malte Black: se o paladar pede uma nova combinação cremosa e mais intensa, a Brahma Duplo Malte Black une os maltes Pilsner e Black na medida certa. A cerveja tem coloração escura, espuma cremosa e aroma de malte black. A escolha traz no sabor um amargor suave, notas de frutas secas e biscoito. A sensação na boca é de um “corpo” leve e dulçor moderado.

Tostado + Pilsner = Brahma Duplo Malte Tostada: a nova combinação de Brahma Duplo Malte Tostada é para aqueles que desejam degustar uma cerveja cremosa e marcante, da união dos maltes Pilsner e Tostado. O processo de tosta é lento, proporcionando sabor e aroma de toffee e casca de pão. Para equilibrar com esse malte mais adocicado, o lúpulo é realçado na receita. O malte é o protagonista nesta cerveja brilhante de coloração acobreada, espuma cremosa, corpo levemente tostado e muito saborosa.

Trigo + Pilsner = Brahma Duplo Malte Trigo: se o momento pede uma nova combinação cremosa e leve, a Brahma Duplo Malte Trigo, que une os maltes Pilsner e Trigo, tem tudo a ver! O trigo entrega cremosidade e sensação de refrescância nesta cerveja com coloração clara e aparência opaca. Para realçar a refrescância, há o cítrico do lúpulo e das sementes de coentro moídas na hora. É o encontro do sabor com a refrescância, numa cerveja de espuma cremosa, com a alegria das especiarias.

“Há três anos, Brahma chacoalhou o mercado de cerveja apresentando Brahma Duplo Malte para os consumidores, mostrando que a combinação de dois maltes diferentes pode ter um resultado incrível! Depois de testar dezenas de receitas, a marca traz para o mercado três novas combinações de maltes especiais que prometem surpreender os consumidores. Todas elas têm algo em comum: a cremosidade superior, que é a marca registrada de Brahma Duplo Malte, mas trazem experiências de sabor bem diferentes”, comenta Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev.

Inicialmente, a partir de maio, as novas opções de Brahma Duplo Malte serão comercializadas nos pontos de venda e pelo Zé Delivery nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina e; a partir de agosto, estarão todas as regiões do país. Desde já, o produto também poderá ser encontrado nas próximas semanas nos principais e-commerces em todo o país. O lançamento estará disponível em latas de 350 ml sleek e, para identificar melhor cada uma das opções, é só se ligar nas cores: Trigo (azul), Tostada (dourada) e Black (preta).

Comida di Buteco 2023

O maior concurso de butecos do país chegou ao final de sua edição 2023. Na última terça-feira, 16/05, a cidade de São Paulo conheceu o grande vencedor do Comida di Buteco 2023. Pela segunda vez consecutiva, o Venezas Bar foi o vencedor da etapa regional. Ao todo, 110 jurados escolheram, entre mais de 100 bares, o melhor buteco da região. O Comida é a única iniciativa do gênero que tem representantes em todas as regiões da cidade. Participaram butecos em bairros das zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, além de Osasco.

“Eu acompanho o Comida de Buteco há muito tempo e sempre tive vontade de participar. Mas aí veio a pandemia e essa vontade se tornou medo, pois, como muitos bares, quase fechamos. Com muita resiliência, esperamos e fizemos o possível para nos manter em pé”, afirma Carlos Alberto Soares Junior, proprietário do Venezas Bar. “Aos poucos, as coisas foram voltando ao normal e resolvemos participar. Não tivemos boa colocação, mas seguimos em frente. No segundo ano, para minha surpresa, ganhamos. E agora, mais uma vez, fomos campeões. Isso só mostra que, com trabalho duro, nossos sonhos se realizam. Conseguimos mostrar nossa essência ao público e, acredito, isso foi decisivo para mais uma vitória”, completa.

Ao longo de um mês, público e jurados puderam visitar mais de 100 estabelecimentos na capital e em Osasco para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco contou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. A edição de 2023, no Brasil, superou a marca de 1 milhão de votos, um crescimento de 50% em relação à edição de 2022.

“Muito mais que uma eleição do melhor buteco da cidade, o Comida di Buteco se tornou uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, afirma Flavia Rocha, organizadora do Comida di Buteco. “Esses estabelecimentos guardam histórias de famílias, com suas memórias afetivas compartilhadas com público através de suas receitas e acolhimento. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, completa.

Agora o Comida di Buteco parte para a etapa nacional. Depois de eleitos todos os campeões de cada circuito, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões regionais para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional – o melhor buteco do Brasil.

Fermenta

Laura Aguiar / Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Fermenta, edital que vai apoiar projetos e iniciativas para disseminação e impulsionamento da cultura cervejeira. Serão selecionados até 5 projetos em três faixas de valor, sendo eles: dois projetos de até 15 mil reais, dois projetos de até 25 mil reais e um projeto de até 50 mil reais, divididos em dois eixos temáticos: crescimento compartilhado e capacitação, no qual serão contempladas iniciativas que visem a aceleração e crescimento contínuo do ecossistema cervejeiro; e disseminação da cultura cervejeira, no qual o foco é fomentar festivais, shows, encontros, competições, palestras, produção de conteúdo em diferentes formatos, produtos para plataformas de streaming (como podcasts, vídeocasts, etc.), dentre outros tipos de projetos, inéditos ou não inéditos, que visem o reconhecimento da cultura cervejeira.

Dentro do processo seletivo serão priorizadas iniciativas que promovam diversidade e ações afirmativas, com foco especialmente em públicos minorizados, como mulheres, população negra, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de refúgio e pessoas com baixa renda, ou que incentivem a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, seja via emprego formal ou via empreendedorismo, de modo que sejam capazes de gerar sua própria renda.

“Entendemos que profissionalização, democratização de conhecimento e fomento à cultura cervejeira são as chaves para o crescimento e destaque do mercado brasileiro. E para a gente, só vale crescer se for para crescer junto, o Fermenta é justamente sobre isso”, afirma Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev.

As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até às 18h do dia 16 de junho de 2023. Os interessados podem conferir o edital completo e cadastrar seus trabalhos, exclusivamente, pelo site do Prosas (clique aqui).

Promoção

A Eisenbahn, cerveja com vasto portfólio artesanal que pertence ao Grupo HEINEKEN no Brasil, lança a promoção ‘Eisenbahn Combina com MasterChef’. A cada R$ 30 em compras, os consumidores podem ganhar brindes instantâneos e exclusivos da coleção MasterChef, além de concorrer a 10 pacotes de viagens a São Paulo, com acompanhante, para ter uma experiência exclusiva do reality, que inclui um jantar assinado pelo jurado do programa, Erick Jacquin. A promoção está no ar desde o início do MasterChef 2023 e é válida até dia 1º de setembro. O regulamento pode ser conferido no site oficial.

A dinâmica funciona assim: cada R$30 de compras em produtos Eisenbahn dão direito a um número da sorte. Há o limite de quatro cupons por semana, por CPF, ou seja, R$ 120 em Eisenbahn semanais. Para concorrer, o interessado deve cadastrar o cupom fiscal no site da promoção, no qual ele pode ser sorteado com prêmios instantâneos além de do sorteio na premiação final. Os prêmios instantâneos são 1.500 vouchers de R$ 100 no iFood, 700 aventais personalizados, 300 kits de facas MasterChef e 200 kits churrasco. Já os 10 premiados do sorteio final viverão um dia de MasterChef com Eisenbahn, em São Paulo, com direito a um jantar assinado por Erick Jacquin.

Os produtos válidos na promoção são: a cerveja Pilsen puro malte em latas de 269 ml, 350 ml, 473 ml e garrafas long neck e de 600 ml. As cervejas Eisenbahn Unfiltered e Estilos duplicam as chances de ganhar, sendo que cada R$ 30 equivalem a dois números da sorte. São eles: cerveja Pilsen puro malte Unfiltered, Weizenbier, American IPA puro malte, Pale Ale puro malte, Session IPA Hilda e Vienna Lager puro malte. Todas essas cervejas entram na promoção com os modelos long neck e lata de 355ml, exceto a Vienna Lager que só concorre no modelo long neck.

A campanha é aberta apenas para pessoas maiores de 18 anos, residentes e domiciliadas no Brasil e que possuam CPF válido, desde que efetuem o cadastro no site aqui. As premiações podem sofrer alterações até a data do sorteio e estão sujeitas ao limite de produtos disponíveis.

A força de Spaten

A força física e bruta sempre foi uma manifestação mais reconhecida pelas pessoas. Mas, com o passar dos anos, a força vem se ressignificando e ultrapassando esse linear, ganhando relevância no dia a dia através de pequenos gestos que geram transformação. Como, por exemplo, uma música de rock famosa ao som de um piano. Pensando nisso, Spaten, lança uma nova campanha: o Estilo Spaten de Ser Forte, com o objetivo de mostrar como a marca vem se tornando uma das mais queridas no paladar dos brasileiros e parte do insight criativo de uma marca forte que atravessou o tempo e une diferentes ícones de força em uma realidade paralela.

De um jeito original e com muitas referências cinematográficas, Spaten resolveu fazer diferente e transformou o que poderia ser uma simples campanha de marketing em uma superprodução de cinema. Com gravação na Hungria, em cenários famosos no mundo do streaming e dos cinemas, Spaten apresenta o Multiverso da Força: uma produção que uniu não só uma fotografia de cinema, mas também diversos elementos que transformam o filme em uma história à parte. “Queremos nos conectar com o nosso consumidor de um jeito genuíno e inovador e, para essa campanha, pensamos em mostrar a força da nossa marca com criatividade, unindo a publicidade tradicional a um olhar mais grandioso do entretenimento”, reforça Joice Carvalho, Head de Marketing de Spaten.

Em uma realidade paralela, o filme, criado pela GUT São Paulo, retrata um bar onde grandes “forças” da história, que viveram em épocas distintas, estão reunidas no mesmo ambiente: cavaleiros medievais, uma gangue de motoqueiros, guerreiras africanas, e muitos outros brabos e brabas vivem um clima de tensão. Neste momento, um personagem misterioso entra em cena e pede uma Spaten. Depois disso, vai até o piano e toca uma música, o que faz com que até os mais fortes se contagiem com o estilo Spaten. Veja o filme aqui.

Criada em 1397 na Alemanha, Spaten é um das primeiras puro malte do mundo e criou seu próprio estilo, o Munich Helles. Além de ser um líquido forte e marcante, Spaten atravessou o tempo e se manteve relevante e atual para o consumidor, construindo um legado fundamental para o crescimento do universo cervejeiro como um todo. “A força de Spaten começa lá nos primórdios da marca. Somos uma das poucas cervejarias que participou da primeira Oktoberfest do mundo, na Alemanha, e viemos construindo um caminho de conquistas e um legado forte, sempre criando uma relação de qualidade entre o universo cervejeiro e nosso consumidor”, finaliza Joice.

“Spaten é uma cerveja forte, que literalmente atravessou a história. Só Spaten poderia estar nesse multiverso da força, que reúne ícones de força desses 700 anos. Criar esse bar impossível não só é refletir uma verdade da marca, como uma proposta de colocar a marca em um lugar de entretenimento, se relacionando com um dos assuntos mais quentes do momento”, afirma Tiago Abreu, diretor de criação da GUT São Paulo.

Confira:

Por falar em campanha…

Sabe aquela cena famosa daquele filme mais bombado dos últimos tempos? Ou todos os portais que te levam para milhares de mundos e até mesmo as batalhas para salvar o mundo? Com diversos Easter Eggs, muito bom humor e aquela diversão característica da marca, Bud Zero abre um portal de possibilidades e convida as pessoas a curtirem qualquer rolê, não importa o dia da semana – sem a culpa do dia seguinte!

Com o conceito “Qualquer dia é dia”, a marca apresenta um longform e uma série de filmetes, que explora a relação de dois jovens amigos que moram juntos. A história mostra um deles convidando o outro para o rolê, o que é prontamente recusado, porque é preciso trabalhar no dia seguinte. O amigo que convidou, então, sugere para o outro ir de Bud Zero e não perder o rolê por esse motivo. A partir daí, a cena se repete em multiversos diferentes, como: um sitcom, noir, mundo apocalíptico, espaço, ponta cabeça e animação, intercalando com cenas dos amigos curtindo muito no Universo de Bud Zero, o único universo onde ele diz sim pro rolê.

Os multiversos foram inspirados e construídos cheios de easter eggs baseados com paródias de diversas produções de cinema e televisão hollywoodiana. A trilha sonora é embalada por uma versão do hit Should I Stay or Should I Go da banda The Clash. E a estratégia marca um novo momento de Budweiser no Brasil, posicionando a marca com referências humorísticas ao universo pop icônico sem abrir mão da cultura urbana a qual sempre esteve inserida.

“A Bud Zero já chegou com tudo, conquistando paladar dos nossos consumidores. Desde o lançamento, temos criado uma série de ações e experiências, mostrando todas as possibilidades que podemos vivenciar quando estamos com Bud Zero. Não é porque você não pode tomar uma bebida alcoólica que não consegue aproveitar. E se ainda duvida disso, a gente te mostra que com Bud Zero, qualquer dia é dia”, afirma Carolina Caracas Gargione, diretora de marketing de Budweiser.

Os filmes da campanha, criada pela Agência África e Produtora Iconoclast Brasil, já estão na TV e nas redes sociais da marca, confira:

Mauá Beer Festival

Foto: Vinícius Frech

Em Junho, acontece a edição IV do Mauá Beer Festival, evento que reúne, neste ano, 10 cervejarias artesanais de Visconde de Mauá e região, na Serra da Mantiqueira.

O Mauá Beer Festival, é um evento que reúne as melhores cervejarias locais, música ininterrupta do começo ao fim, com expositores de comida e feira de artesanato, além de flash tattoos e outros atrativos. O ambiente é familiar, descontraído, pet friendly e com uma paisagem ao fundo exuberante, para criar um cenário único.

Com o sucesso alcançado na edição anterior, de 2022, o evento mostrou força com crítica super acima da média, a responsabilidade em manter e ampliar o padrão, se tornou um desafio interessante para a organização. Nesta edição de 2023, algumas mudanças no formato vai agraciar os apreciadores locais e turistas, que vão prestigiar o evento, juntamente com a gastronomia local e as belezas naturais.

Para melhor comportar o provável aumento de público, o idealizador Paulo Motta, amplia o formato do evento, passando para o Campo de Futebol do Lote 10. Local onde acontece a tradicional Festa no Pinhão.

Para esta edição, foram convidadas 10 cervejarias da Região da Mantiqueira, com algumas estreantes no evento.
Somam aos expositores, as cervejarias Backbone (Visconde de Mauá), Casa do Fritz (Penedo) e Hays (Volta Redonda). Retornam ao evento Ograner (Resende), Vale do Pavão (Visconde de Mauá), Penedon (Volta Redonda), Penélope (Penedo), Trevisan (Penedo), Edbier (Resende) e Elbers Bier (Serrinha do Alambari), que estarão com cerveja de pinhão e dezenas de tipos de cervejas plugadas durante todo evento.

“Fiquei muito feliz pelo sucesso do evento anterior, que após uma paralisada devido a pandemia, voltou com uma força incrível. Um ambiente com pessoas felizes, turistas entusiasmados, além da forte presença de moradores da região que provaram e aprovaram os chopes artesanais ao som de muita música boa! As cervejarias foram incríveis e vieram os proprietários, que puderam conversar diretamente com os consumidores. O evento é para quem quer apreciar a natureza exuberante, restaurantes com chefes renomados e os atrativos do nosso evento”, afirma Paulo Motta, produtor e idealizador do evento.

A entrada para o festival é gratuita, mas para degustar as cervejas artesanais é preciso adquirir o eco copo oficial do evento, que será vendido no local.

Além das diversas opções de cervejas artesanais, o evento conta agora com uma praça de alimentação com muita gastronomia e durante o evento, música de vários estilos para agraciar o público presente.

Informações aqui.

 

Prontinho! Atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana20

Sair da versão mobile