Separamos os assuntos do mundão cervejeiro nessa primeira semana de maio aqui no beerewind, bora começar?
Novo episódio!
O EP3 da temporada #AquelaPausa do Hora do Gole é com a Madu Vitorino, uma das fundadoras do projeto Pretas Cervejeiras. Vem ouvir!
17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira
Durante os dias 30 de maio a 1º de junho, o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira chega a sua 17ª edição, no São Paulo Expo. Integrando a programação da bienal Brasil Brau, a maior feira da indústria cervejeira na América Latina, o fórum reunirá nomes nacionais e internacionais para apresentar temáticas referentes à produção, insumos, técnicas, perspectivas, tendências e reflexões sobre o mercado cervejeiro.
O Congresso mais longevo do segmento, existente desde 1989, este ano tem parceria inédita com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), a maior escola de capacitação cervejeira do país. A curadoria da grade de palestras vem sendo feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, os sócios-diretores à frente do instituto responsável por formar mais de 11.000 alunos. “O mercado evoluiu muito. Em 1980, o cenário era de apenas grandes cervejarias produzindo um ou dois estilos da bebida. De lá para cá, houve uma grande mudança com explosão no número de cervejarias – atualmente são mais de 1.300 no país –, além da diversidade de estilos disponíveis. E claro, o consumidor também mudou seu perfil, suas exigências, fazendo com que todo o mercado tivesse que se readaptar”, analisa o trio.
A visão dos profissionais, cujas carreiras pioneiras se misturam à própria história da profissionalização do setor cervejeiro no país – Kathia, por exemplo, é considerada a primeira Biersommelière brasileira – contribui para a formação de uma grade que olhe para o mercado em toda a sua extensão. Entre os nomes confirmados, terá presença a finlandesa Anikka Wilhelmson, VP de Inovação e Craft Food no grupo de malte Viking Malt. Com PhD em Tecnologia Química e um trabalho voltado para pesquisa em ciências de malte, cervejeira e bioprocessamento, ela compartilhará sua experiência com o uso do insumo, de forma a extrair o melhor resultado.
Já Alejandro Cortés abordará os segredos do Dry Hopping, técnica de adição de lúpulo que potencializa aspectos sensoriais da cerveja, como sabor e aroma. O mexicano trará aprendizados adquiridos com a mão na massa: ele foi cervejeiro caseiro; tornou-se fundador da Cervecería de Colima, a cervejaria artesanal que mais cresce no México; ganhou mais de 15 prêmios nacionais e internacionais; tornou-se o primeiro Cicerone® Avançado da América Latina; e trabalha desde 2019 na administração da nanocervejaria experimental John I. Haas.
Da República Tcheca para o evento, Tomas Kincl guiará uma palestra sobre os segredos da cerveja tcheca e técnicas de decocção, ao traçar uma relação entre a cultura e a indústria da República Tcheca e as condições específicas de produção de uma das cervejas mais apreciadas no mundo.
Na vez do engenheiro químico e Mestre-cervejeiro Rodrigo Sanches, entrará em pauta a Sustentabilidade na produção de Cervejas. Atualmente na liderança da área de Aplicação na IFF para a Indústria Cervejeira, o brasileiro compartilhará seus conhecimentos em uso de enzimas para uma fabricação de cerveja mais sustentável.
Também marcam presença no Congresso Eduardo Sena, Leandro Sequelle, Luiza Tolosa e Yumi Shimada. Os representantes da mídia cervejeira Hora do Gole, da cervejaria Graja Beer, da cervejaria Dádiva e da cervejaria Japas, respectivamente, se unirão em um painel apresentado pela Heineken e mediado por Beatriz Ruiz para debater diversidade e inclusão no mercado cervejeiro.
Interessados em acompanhar estas e demais palestras do 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira podem adquirir seu ingresso no site da Brasil Brau. A dica é garantir o passaporte para os três dias de programação, que conta com um desconto valioso, e o visitante absorve todo conteúdo disponível. A entrada do congresso dá direito à visitação da feira Brasil Brau.
Confira alguns dos temas e palestrantes, e acompanhe as atualizações pelo site da Brasil Brau:
Dia 30 de maio (segunda-feira)
9h: ALEJANDRO CORTÉS (México) – Mastering Dry Hopping: Grandes segredos para eficiência e melhor resultado sensorial
11h45: ANIKKA WILHELMSON (Finlândia) – Debulhando maltes especiais: entenda diferenças, onde utilizar e como extrair melhor resultado
15h45: RODRIGO VERONESE (Brasil) – Produção de Italian Grape Ales surpreendentes
Dia 31 de maio (terça-feira)
9h: EDUARDO SENA, LEANDRO SEQUELLE, LUIZA TOLOSA E YUMI SHIMADA (Brasil) – Diversidade e Inclusão no Mercado Cervejeiro
11h45: JOSÉ IVAN DE LIMA (Brasil) – Produção de Cervejas sem Álcool – o sucesso da Heineken 00%
14h30: TOMAS KIMCL (República Tcheca) – Segredos da Cerveja Tcheca e Técnicas de Decocção
15h45: ANDRÉ JUNQUEIRA (Brasil) – Como montar um programa de cervejas ácidas
Dia 1º de junho (quarta-feira)
9h: RODRIGO ZAMPAR (Brasil) – A cervejaria do futuro: como otimizar recursos para minimizar o impacto no meio ambiente, bem como melhorar os custos através do uso de tecnologias de membrana
10h20: JÉSSICA LOPES (Brasil) – Segredos para sua cervejaria bombar nas redes sociais
11h45: RODRIGO SANCHES (Brasil) – Sustentabilidade na produção de cervejas
14h30: KATHIA ZANATTA e MARI SCIOTTI (Brasil) – Explorando a brasilidade na harmonização de cervejas e a culinária sustentável
Festival Brasileiro da Cerveja
Aconteceu na primeira semana de maio, um dos eventos mais legais do mundão cervejeiro em Blumenau! Este ano. não conseguimos ir mas em 2023 quem sabe né?
Novo look!
“Unir os sentidos ao brindar através do tempo”. Este é o propósito do Museu da Cerveja de Blumenau (SC) que será reaberto ao público no final do primeiro semestre. Assim como o posicionamento estratégico, que valoriza as pessoas envolvidas no processo, o projeto de marca integrou profissionais de arquitetura, negócios, comunicação e turismo em um processo co-criativo. A iniciativa trará uma experiência de visitação inédita para a capital brasileira da bebida, está sendo apresentada para parceiros de negócios na Feira Brasileira da Cerveja, que vai até dia 6 de maio, no Parque Vila Germânica.
Toda a construção visual e conceitual do Museu da Cerveja, assim como a experiência de visitação, foi desenvolvida pela Glück, uma empresa focada em criar felicidade através do design. Iniciado em abril de 2021, o estudo e desenvolvimento da marca e experiência, integrou pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de acolher diferentes públicos.
Na identidade visual do espaço estão representados quatro aspectos fundamentais para a construção da nova experiência turística: a cerveja, a comunidade, a cultura e a celebração. Tudo isso se reflete em uma marca que une estes quatro pilares em copos de cerveja dispostos em uma mesa.
A participação no evento, de acordo com um dos gestores do Museu da Cerveja, Ulysses Kreutzfeld, é apenas o pontapé de apresentação do projeto à comunidade e ao mercado cervejeiro. “Há muitas experiências sendo desenvolvidas e histórias sendo construídas para que a cerveja seja compreendida pelo que ela realmente é: um aspecto fundamental da nossa história, do nosso presente e do nosso futuro”, comenta.
Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido a iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.
Inside The Star
A primeira experiência cervejeira do Grupo HEINEKEN no Brasil está de portas abertas novamente. Após o período de isolamento provocado pela pandemia, o Inside The Star, que convida o público a conhecer a companhia de forma gratuita, une conhecimento cervejeiro e a história da empresa e de suas marcas no Brasil em um ambiente lúdico e dinâmico, além de um passeio por sua cervejaria de Jacareí – a pioneira na produção de Heineken® no país.
Durante uma hora e meia o visitante é guiado por uma série de salas que contam tudo o que há por dentro da estrela mundialmente famosa: a história da companhia, desde a sua fundação até a chegada no Brasil, detalhes sobre a produção de cerveja e curiosidades das diversas marcas do portfólio. Além disso, durante o tempo de isolamento social em que a vivência esteve fechada, o Grupo HEINEKEN aproveitou para fazer algumas melhorias e trazer novidades para os participantes por meio atividades interativas para aumentar ainda mais a conexão do público com o Grupo e suas marcas.
A experiência ainda conta com um passeio pela cervejaria de Jacareí, para ver na prática partes do processo exclusivo de produção das cervejas do Grupo HEINEKEN. Durante o trajeto até o local os participantes recebem um equipamento de áudio individual para escutarem diversas informações e curiosidades sobre detalhes da produção, enquanto se deslocam até a cervejaria. Ao final, uma degustação oferecida pelo Grupo encerra a experiência com chave de ouro.
“Estávamos ansiosos para essa reabertura. Tivemos pouco tempo para mostrar ao público que o INSIDE THE STAR vai além de uma experiência cervejeira tradicional, pois nos permite abrir as portas da nossa cervejaria e criar uma conexão ainda mais próxima com os nossos consumidores, mostrando o que está por trás de marcas como Heineken®, Amstel, Eisenbahn e Devassa, que se destacam pela qualidade”, explica Rodrigo Luiz Balã, Diretor da Cervejaria de Jacareí.
Por conta do período pandêmico, os novos protocolos de segurança sugeridos pela OMS estão sendo rigidamente seguidos no INSIDE THE STAR. Para participar da experiência os visitantes devem apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19 com, ao menos, 2 doses ou teste PCR realizado com pelo menos 48h de antecedência da visitação.
O INSIDE THE STAR funciona de terça-feira à sábado, sempre em quatro horários: 9h30, 11h, 14h e 15h30. As visitas acontecem em grupos de até 10 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo site, onde visitantes podem conferir todos os demais detalhes: www.insidethestar.com.br. A entrada no INSIDE THE STAR é proibida para menores de 18 anos.
Nova temporada!
Acaba de estrear no canal de YouTube de Corona a segunda temporada de “Free Range Humans” – em português, “Humanos ao Ar Livre”. Assinada pela cerveja, a websérie conta as histórias de pessoas reais ao redor do mundo que deixaram a rotina tradicional em escritórios e ambientes fechados para se dedicar a projetos ao ar livre, inspirando quem está ao redor a enxergar mais sentido na vida em conexão com o mundo natural. Na nova edição, que chega já com todos os episódios, Corona dá protagonismo a seis personagens que atenderam ao chamado da natureza – são pessoas que estão ajudando a preservar a vida natural de diversas formas, como proteção de tubarões, a jardinagem de recifes de corais e preservação da vegetação marítima.
Assim como na edição anterior, lançada em 2020, a segunda temporada traz um protagonista brasileiro: o agente local Zenilton ‘Tinho’ Pereira, que há 18 anos participa do Projeto Tamar protegendo tartarugas marinhas – nascido e criado na Praia do Forte, na Bahia, Tinho se dedica ao monitoramento das praias pela proteção dos ninhos desses animais, ao seu acompanhamento durante a reabilitação e atendimento médico e também pelo seu retorno seguro ao mar. A organização sem fins lucrativos existe desde os anos 80 pela proteção das tartarugas e hoje é reconhecida internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha. Apenas uma entre cada mil tartarugas marinhas sobrevive ao nascimento e todas as espécies desse animal estão ameaçadas de extinção.
“Cresci junto com o projeto na Praia do Forte, então poder fazer parte dessa família hoje é muito gratificante, tanto pela fundação quanto pela oportunidade de exercer esse cargo. A importância dessa causa faz com que a gente se dedique de coração ao trabalho e às tartarugas marinhas – me sinto muito privilegiado por ter um contato direto com esses animais, coletando dados e ajudando em sua preservação”, conta Zenilton ‘Tinho’ Pereira, agente local do Projeto Tamar e personagem brasileiro de “Free Range Humans”.
“Corona é uma cerveja que nasceu na praia e tem uma conexão profunda com a natureza, convidando o público a viver os momentos do lado de fora e se comprometendo com iniciativas pela preservação dos paraísos naturais. Sabemos que a jornada por um mundo mais sustentável é longa, mas ouvir essas histórias inspiradoras renova as nossas esperanças, confirmando que é possível mudar o mundo quando estamos conectados sob um mesmo propósito”, comenta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona.
A websérie é um projeto do Corona Studios, operação global da marca de cerveja criada para oferecer conteúdo de entretenimento, credibilidade e alta qualidade para os consumidores, sempre com a pegada leve e inspiradora de Corona.
Bora?
A Madalena chega a Taubaté nos dias 13, 14 e 15 de maio com o Madalena Festival Food and Beer que reúne em um só lugar o melhor da cerveja premium, churrasco com carnes diferenciadas e muita música boa.
Para beber, o público tem acesso a diversos rótulos da Madalena como Lager Premium, Bohemian Pilsen, Double IPA, Weiss, Stout, Lager Light, Sandy Lemon, Session IPA, entre outros. No cardápio, 20 food trucks fazem a alegria dos apreciadores de carne com opções como torresmos, churrasco BBK, comidas regionais, batata frita, caipirinhas e cocktails diversos, costela BBQ, doces, entre outros, além dos tradicionais lanches da Busger, com 4 opções deliciosas de lanches, com carne da melhor qualidade do tipo Angus e seu famoso frango no balde.
Para completar, a música fica por conta de diversas bandas regionais, com o melhor do Rock’n Roll para animar a galera. O evento conta ainda com espaço kids exclusivo com brinquedos infláveis e muita diversão para toda a família.
Confira abaixo a programação musical completa:
Sexta-feira, 13 de maio
19h30 – Banda Aperitivos do Rock
Sábado, 14 de maio
16h30 – Banda Blackstage
20h – Banda Rock Brasil
Domingo, 15 de maio
14h – Banda Véllim
16h30 – O Cerco (Cover Charlie Brown Jr.)
20h – Banda Makina L.A.
A entrada no evento é gratuita.
Lançamentos
Santo Chico
A cervejaria traz o rótulo Bedre, uma Imperial IPA feita com o lúpulo Styrian Wolf, de origem Eslovêna e tem como características: laranja cristalizada, manga, melão, côco, capim-limão, maracujá e ponche de frutas. Disponível no bar da marca e bares parceiros.
Satélite
Froot Cosmos é a Imperia Sour da cervejaria com blend de abacaxi, manga e maracujá. Disponível a partir do dia 10/05 nos bares parceiros e e-commerce.
Satélite & Geezer
Outra da cervejaria mas com a colab da Geezer, a Self, uma Smoothie Sour de frutas amarelas, corpo elevadíssimo, leva adição de cacau, marshmallow, banana, pessego e maracujá. Inner Self, uma Smoothie Sour de frutas vermelhas, corpo elevadíssimo, leva adição de cacau, marshmallow, banana, morango e framboesa. Lançamento a partir do dia 10/05.
Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!
#beerewindSemana18