Estamos na última semana de Abril mas ainda tem assunto rendendo no mundão cervejeiro e que separamos no beerewind, bora começar?
Colheita
Da flor à matéria-prima. É assim que a Ambev, precursora no desenvolvimento sustentável e de qualidade do lúpulo brasileiro em larga escala, se prepara para uma nova etapa no cultivo do insumo. Após dois anos desde o início do projeto que fomenta e incentiva a produção local do ingrediente, a companhia realiza o 1º Festival de Colheita de Lúpulo na Fazenda Santa Catarina, em Lages (SC), e espera colher a sua primeira safra, que será destinada para a receita de cervejas locais.
O evento aconteceu na última quarta-feira (13) e inaugurou oficialmente a fábrica de beneficiamento de lúpulo da Ambev, construída há dois anos, e que representa a materialização de todas as iniciativas da companhia para a implementação do insumo que, até então, era pouco produzido no Brasil, dadas as condições climáticas. Além de impulsionar o desenvolvimento de uma nova cultura em solo nacional, o projeto beneficia diretamente a comunidade local, a agricultura familiar, a academia e o ecossistema cervejeiro.
“O Projeto Fazenda Santa Catarina comprova como o trabalho colaborativo entre Ambev, pesquisadores e agricultores tem força para tornar o Brasil um potencial produtor de lúpulo de alta qualidade. Cada vez mais, queremos apoiar a academia brasileira com tecnologia e inovação para pensar novas formas do cultivo sustentável de ingredientes cervejeiros”, afirma a Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, Laura Aguiar.
A programação do festival contou com visita à lavoura de lúpulo da Ambev, música, bebidas e comidas típicas da região, além da ativação de marcas do portfólio da companhia, como a Colorado, conhecida pelos ingredientes brasileiros em suas receitas, e a Goose Island, com toda a sua experiência em lúpulos, e que, juntas, realizaram durante o evento a brassagem da Santa Lupulina, uma receita feita com goiaba serrana local e lúpulo colhido diretamente da Fazenda Santa Catarina.
Nova unidade
Depois do sucesso de sua primeira unidade em BH, a cervejaria Artéza agora está presente também em Contagem. Em 2019, a marca investiu em sua própria casa, o Espaço Artéza, um quintal aconchegante no Prado. Essa ideia veio para que a cervejaria tivesse seu próprio templo, e se relacionar diretamente com os clientes, num local onde haveria também música, cultura e gastronomia. Esse conceito agora vai ser ampliado para Contagem, cidade vizinha de BH. A direção encontrou uma casa linda e histórica, que já abrigou grandes restaurantes, como o tradicional La Madre, que marcaram a gastronomia da cidade. E além de um gastrobar, o novo endereço também vai abrigar um brew pub, com todas as cervejas da marca sendo fabricadas ali. Eles construíram uma cozinha cervejeira com capacidade para 500 litros, bem exclusiva, e tanques de fermentação estão sendo instalados na área externa. O estacionamento será utilizado também para eventos, shows e feiras.
Cervejaria Artéza Contagem
Endereço: Rua Joaquim Rocha, 20 – Betânia – Contagem – MG
Mais informações: (31) 99194-8968
120 lugares
https://www.instagram.com/cervejaarteza.contagem/
Funcionamento: de segunda a sexta das 17h até meia noite. Sábado, domingo e feriado, das 11h até meia noite.
Formas de pagamento: aceita dinheiro, cartões de crédito e débito
A casa está no iFood.
Nas telinhas!
Mantendo a tradição de marcar presença em novelas das 21 horas da TV Globo, a Itaipava, já conhecida como “a Cerveja de Novela”, preparou diversas ações de conteúdo para o remake da novela ‘Pantanal’, em diferentes núcleos de personagens e em momentos importantes da trama. Estrelando sua versão 100% Malte, quem assistiu à novela no último sábado, 16 de abril, viu a marca em um momento emocionante de reencontro entre pai e filho. Até agosto, a marca terá outras participações na novela da emissora.
Uma nova fase da novela começou na última semana. Nela, 20 anos se passaram e Jove (Jesuíta Barbosa) entrou em cena. Jove descobre que seu pai José Leôncio (Marcos Palmeira) está vivo e parte para o Pantanal para conhecer o fazendeiro. Foi neste momento que a marca Itaipava 100% Malte apareceu, durante os preparativos para a recepção de Jove.
Na cena, Filó (Dira Paes) pede que José Leôncio coloque as cervejas para gelar e leve algumas que estão geladas para a festa. Com a felicidade estampada no rosto, José Leôncio vai até a geladeira e, além de fazer o serviço solicitado, já pega uma garrafa, abre e faz um brinde com a Itaipava 100% Malte.
Nas redes sociais da Itaipava (Instagram e Twitter) foi possível ver posts e comentários dos primeiros capítulos de ‘Pantanal’ e, para a estreia de Itaipava 100% Malte, a marca convocou seus seguidores para assistirem juntos e brindar este momento marcante da novela.
Brasil Brau
De 30 de maio a 1º de junho, a 16ª edição da Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, acontece no São Paulo Expo, reunindo players da cadeia produtiva do setor cervejeiro nacional e internacional. Com mais de 100 marcas confirmadas para apresentar produtos, serviços e tecnologias, a feira ecoa para o mercado cervejeiro uma temática que vem sendo amplamente debatida, especialmente no contexto pós-pandemia: o da sustentabilidade. Lançamentos que corroboram a busca por processos mais sustentáveis aparecem de diferentes formas entre as novidades que serão expostas para o público da indústria cervejeira.
A Agrária, maior maltaria da América Latina, por exemplo, apresentará o novo Malte de Trigo Nacional, produzido com a qualidade característica de seus insumos. A empresa, que atende cerca de 30% do mercado nacional de malte, reafirmou ainda mais seu compromisso ambiental em 2021, lançando um relatório de responsabilidade e passando a ser signatária do Pacto Global da ONU.
Parceira de longa data da Agrária, a Prozyn, especializada na aplicação de enzimas e bioingredientes há 30 anos, também se prepara para apresentar inovações que seguem as tendências globais de mercado, como tecnologias naturais e clean label para o setor.
Já a MEMO, reconhecida na América Latina como líder de mercado na produção de chopeiras elétricas, torres de chope, pré-resfriadores e acessórios, levará para a feira um novo sistema de autosserviço de chope para eventos, bares e restaurantes, além de lançar uma linha de chopeiras ecológicas.
Em matéria de barris, a Rkeg, distribuidora oficial dos produtos da Europlast Kazan Plant, apresentará barris plásticos de 5, 10, 20 e 30 litros com conexões tipo S/D/A/G. A Europlast Kazan Plant integra a Europlast Business Association, com nove fábricas na Rússia que realizam o ciclo completo de produção da matéria-prima e produção de embalagem de plástico à reciclagem de garrafas PET e reutilização de embalagens.
No caso da Techfilter, que trabalha em busca de soluções e tecnologias para tratamento, reuso e filtração de água e fluidos, a grande novidade ficará por conta de um equipamento de filtração de cerveja, clarificação, estabilização e tratamento de fundo de tanque por membrana cerâmica. Em geral, técnicas de separação por membrana oferecem vantagens significativas, se comparadas com tecnologias tradicionais, incluindo a separação de moléculas e microrganismos, menor impacto térmico sobre produtos, consumo moderado de energia e sistemas modulares.
Honrando seu compromisso em conectar marcas produtoras e consumidoras por meio das últimas tendências para a indústria da cerveja, a Brasil Brau contará com muitas outras novidades do setor, transitando de ponta a ponta pela cadeia cervejeira. A internacional Fermentis by Lesaffre, líder global no fornecimento de fermentos para a indústria, por exemplo, apresentará novas embalagens de 100g para produtos destinados às cervejarias, com o objetivo de agilizar e adequar dosagens a volumes menores de produção.
Já a partir da NKA Schiavetto, especializada em equipamentos e instalações de alta tecnologia para a melhoria da produtividade e da qualidade no processo de fabricação de cervejas artesanais, o público poderá conhecer o Sistema de produção High Gravity Brewing, direcionado para o setor artesanal, além do moinho de malte mais avançado do mercado nacional. Enquanto isso, a IG Máquinas oferecerá máquinas de envasamento de barris com produção automática e eficiente, enchedoras e tampadoras para cervejas em garrafas.
Haverá ainda novidades em logística, barris e growlers, plataforma de gestão para cervejarias, pisos e revestimentos, enchedoras, cursos, lúpulos, copos, taças e canecas, livro e diversos equipamentos e serviços. Acesse o site da Brasil Brau para conferir todas as marcas participantes.
A 16ª edição da Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja – espera atrair cerca de 6500 visitantes de diferentes regiões do Brasil e internacionais. A programação inclui o 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, o IV Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja e a segunda edição do Brewer Lounge – um espaço de exposição dedicado à apresentação de conteúdo para unir abordagem técnica com degustações orientadas de cervejas.
A missão do evento é criar oportunidade para quem deseja planejar lançamentos, encontrar novos clientes, estreitar o relacionamento com clientes atuais, investir na ampliação do negócio e se posicionar entre os líderes do segmento. Outro diferencial está na política de admissão do público, que valoriza a participação de profissionais com vínculo comprovado com o setor.
Tudo pronto!
O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Programa Empreender da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, apresentou na segunda-feira (18/04) o calendário e a programação completa dos eventos cervejeiros que serão realizados na cidade no mês de setembro.
O evento contou com a presença de autoridades, convidados e representantes das 11 cervejarias que integram o Polo.
De 9 a 11 de setembro, o Craft Beer Ribeirão vai reunir cervejarias de todo o Brasil em torno da realização da 10ª South Beer Cup (festival sul-americano) e da 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal, além de promover rodadas de negócios, cursos para profissionais, atrações musicais e gastronômicas.
“A cultura da cerveja gera influência e é importante no desenvolvimento econômico, urbano e cultural da cidade e da região. Ribeirão já foi tida como capital do chope e estamos resgatando essa história que começou em 1890”, comentou Antônio Balieiro, integrante do Polo Cervejeiro.
O destaque da programação ficará por conta da South Beer Cup, a primeira competição cervejeira dedicada à América do Sul. Realizada pela primeira vez em 2011, o torneio chega a Ribeirão Preto em sua 10ª edição depois de passar por Buenos Aires (2011, 2013 e 2019), Blumenau (2012), Belo Horizonte (2014), Mar del Plata (2015 e 2017), Curitiba (2016) e Belém (2018). A cada ano, Brasil e Argentina se revezam para sediar o evento.
Em sua última realização, em 2019 (o evento foi cancelado nos últimos dois anos em razão da pandemia), a South Beer Cup recebeu 250 inscrições e distribuiu 42 medalhas entre 16 estilos. O Brasil ficou com 12 das 13 medalhas de ouro e o Chile com a outra. Foram premiadas 18 cervejarias brasileiras.
“A South Beer Cup 2024 já está confirmada e novamente Ribeirão Preto está cotada para receber o evento, o que demonstra a importância do setor na cidade”, comenta Tio Limongi, integrante do Polo Cervejeiro.
Durante o anúncio da programação, o prefeito Duarte Nogueira lembrou que o município foi reconhecido pelo Ministério do Turismo com nível A, sendo considerada uma das cidades com maior fluxo turístico e geração de emprego no setor, ao lado de importantes capitais brasileiras. “Sediar eventos como o South Beer Cup atestam a importância da nossa cidade com a chancela do setor cervejeiro”, pontuou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Maraca, o mercado cervejeiro foi um dos que soube se reinventar durante a pandemia, trazendo novos mecanismos e buscando o consumidor em sua casa. “Hoje o setor mostra sua força mais uma vez com o anúncio de eventos importantes que vão gerar emprego e renda para a cidade”, completou.
O gestor de Marketing e Relações Institucionais da ACIRP, Carlos Ferreira, aproveitou o momento para enaltecer o Programa Empreender, que possui 18 núcleos setoriais ativos, entre eles o Polo Cervejeiro, que beneficiam 400 empresas.
“Graças à metodologia que favorece o associativismo, é possível que empresários se unam para que seu segmento cresça e se desenvolva e, consequentemente, a cidade também cresce”, concluiu Ferreira.
10ª Edição do South Beer Cup
De 8 a 10 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip JP
A South Beer Cup é restrita às cervejarias que dão ênfase à qualidade e tem a finalidade de premiar cervejas de excelência da América do Sul. Edição formato ‘The Champions’, voltada para as micro cervejarias que tenham rótulos já premiados com ao menos uma medalha de ouro em uma das seguintes competições: Copa Argentina de Cervezas 2020 e 2021; Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 e 2022; Brussels Beer Challenge 2020 e 2021; European Beer Star 2020 e 2021, além de determinadas competições internacionais realizadas em América Latina.
1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal
Data: 8 a 10 de setembro
São Paulo contempla atualmente 220 fábricas de cervejas e está no 2º lugar no Ranking Nacional em números de cervejarias do Brasil. Este campeonato tem o propósito de reunir as bebidas artesanais fabricadas no Estado de São Paulo, promovendo a cultura cervejeira, incentivando a melhora da qualidade dos produtos e trazendo os principais produtores, distribuidores, fornecedores e entusiastas do ramo.
Craft Beer Ribeirão
Data: 9 a 11 de setembro
O evento contempla atrações musicais, gastronomia, as premiações da South Beer Cup e da Copa Paulista, além de feira de negócios, cursos, espaço kids e as melhores cervejarias da região.
Jornada Sommelier de cervejas
Pensando em manter os alunos nutridos de muito conteúdo cervejeiro, o Science of Beer Institute lança a Jornada Sommelier de cervejas. O programa, que tem sua terceira edição, tem o objetivo de democratizar o acesso ao universo da cerveja, através de conteúdos cervejeiros disponibilizados de forma gratuita. Ao se inscrever, o aluno entrará no programa e receberá por e-mail materiais educativos, tendo acesso a diversos materiais e aulas exclusivas. Além disso, os alunos inscritos terão benefícios e descontos em outros cursos online do Science of Beer.
Para que o programa seja colaborativo, o instituto também disponibiliza um canal de comunicação de mão dupla com os inscritos: através do e-mail jornadacervejeira@scienceofbeer.com.br, os alunos poderão sugerir temas de interesse, enviar artigos e e-books para serem compartilhados com o mailing ou simplesmente tecer comentários ou críticas.
Maiores informações: https://materiais.scienceofbeer.com.br/jornada-sommelier-de-cervejas
Nova temporada!
A quinta temporada do Podcast Hora do Gole traz de volta o especial Temporadas Negras, que propõe reflexões sobre racismo e inclusão, ressaltando histórias de vida e carreira de grandes potências negras que estão inspirando transformação em seus mercados.
O episódio de estreia é com Dani Lira, sócia e gestora do Torneira Bar, que vem mostrando ao mercado o impacto de colocar diversidade e inclusão como propósito do negócio. O programa promete trazer grandes surpresas ao longo da temporada.
Confira:
É oficial!
Na véspera do Dia da Cerveja Alemã (23), diretamente de Munique para o Brasil, a Spaten será a marca que vai chancelar a 37ª Oktoberfest de Blumenau em 2022. A chegada da marca da Ambev à Oktoberfest 2022 foi anunciada nesta última quarta-feira (20) pela Prefeitura de Blumenau, incluindo também a Sommerfest 2023. Das quatro décadas de história do festival tradicional alemão, três delas tiveram a participação de marcas da companhia, deixando um legado para o público blumenauense. Agora, o propósito da companhia é trazer a Spaten, uma autoridade em cerveja e uma das primeiras puro malte do mundo, com uma tradição cervejeira desde 1397.
A Oktoberfest de Munique, maior e mais icônica celebração da tradição alemã de cerveja, tradicionalmente abre os festejos sangrando o primeiro barril de Spaten todos os anos. Agora, a Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior do mundo, também irá realizar a mesma tradição, reforçando sua herança germânica e conexão com o berço das celebrações. A cerveja alemã, cuja origem remonta há mais de seis séculos, chega ao país repleta de histórias e, claro, muito sabor. Criadora do estilo Munich Helles, a Spaten é a bebida ideal para quem busca uma puro malte diferente de todas as conhecidas pelos brasileiros. Possui um notável sabor de malte, mas prazerosa de beber, tendo como principal característica um corpo e sabor equilibrados.
Além da ligação histórica que será formada entre as duas maiores Oktoberfests, de Munique e de Blumenau, a marca pretende ressignificar com o seu protagonismo a experiência do consumidor. “Spaten é uma expert em cerveja e, por isso, não poderia ficar de fora da festa cervejeira mais importante do Brasil. Assim como a Oktoberfest de Blumenau, a cerveja propõe uma imersão na cultura cervejeira por meio do paladar, com a qualidade e o sabor de uma puro malte da escola alemã, ideal para acompanhar o público em todos os momentos”, explica Joice Carvalho, gerente de marketing da marca.
Lançamentos
The Pub Beer & Nervosa
A banda Nervosa em parceria com o The Pub Beer traz mais três novos rótulos em seu portfólio: VENOMOUS – American IPA com Dry Hopping, BLOOD RED EAGLE – Red Ale com maltes Chocolate e Whisky, PEOPLE OF THE BLACK ALE – Black Ale com maltes Chocolate e Café. Disponível no site da marca e bares parceiros.
Abutres
A cervejaria traz o rótulo Palavras Cruzadas, uma West Coast IPA de aroma de frutas cítricas e frutas amarelas, como Pêssego, Melão, Papaia, Manga e Maracujá. No DH foi utilizado muito Ekuanot, Citra e Amarillo, já no Whirlpool uma bela mãozada de Citra , Amarillo e Cascade. Tudo isso complementado por um tratamento enzimático com Aromazyme visando uma extração ainda maior de aroma dos lúpulos utilizados. Disponível nos bares parceiros e e-commerce.
Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão! Cheers!
#beerewindSemana16