Bora começar a edição 15 do beerewind e ver o que separamos de assunto no mundão cervejeiro? Começando com…
Clube de Corrida
A vida saudável e o happy hour podem, sim, andar juntos. Ou melhor, correr. E foi pensando em aliar o consumo consciente de cervejas ao esporte que a cervejaria Dogma e o BEERCREW criaram o Dogma Run Prjct, clube com o objetivo de estimular o consumo consciente, a qualidade de vida e a inserção da corrida na vida das pessoas.
O projeto, pioneiro por ter acompanhamento de profissionais por meio de planilhas de corrida – via APP Treino onLine – terá início neste mês e duração até outubro. Ele será dividido em: 1° Treino: 3km / 6km , 2° Treino: 3km / 6km / 9km, 3° Treino: 6km / 9km / 12km e por fim 4° Treino: 6km / 12km / 15km. Todos os grupos de corrida serão acompanhados por um professor do começo ao fim do percurso.
Toda organização do projeto será feita pela equipe do BEERCREW, e seu líder Rodrigo Kimura, Educador Físico. “Não estamos focados apenas em desempenho, queremos mostrar que é possível o equilíbrio entre a vida saudável e curtir uma boa cerveja. Todos fins de treinos faremos um brinde à conquista de cada participante”, afirma Kimura.
Para participar é necessário pagar uma taxa única, que varia de R$260,00 a R$300,00, e efetuar o cadastro através do Sympla. Os interessados podem entrar em contato pelo Instagram: @dogmarunprjct @beercrewsp
Sem filtro!
A Eisenbahn celebra vinte anos de história e anuncia o lançamento da nova cerveja que fará parte do portfólio permanente da marca: a Pilsen Unfiltered. Considerada uma versão ainda mais artesanal para o estilo Pilsen, o novo rótulo chega às gôndolas dos supermercados de todo o Brasil em maio, nos formatos lata de 350 ml e long neck. A Eisenbahn Unfiltered é uma Pilsen não filtrada e por isso é capaz de reter os sabores e aromas característicos de uma cerveja artesanal, resultando em um sabor único. Apesar de todo o caráter artesanal, por se tratar de uma Pilsen, continua sendo refrescante e fácil de beber como uma boa cerveja Lager.
Para ter a experiência de sabor, as partículas precisam ser misturadas com o líquido da cerveja antes de beber. “Podemos comparar a apreciação de uma Eisenbahn Pilsen Unfiltered com a de um suco de polpa, onde o líquido precisa ser misturado para que o gosto fique ainda melhor. Para este lançamento, criamos as embalagens com as artes invertidas para ressaltarmos, de uma forma intuitiva e divertida, a importância do ritual de girar e misturar o líquido da cerveja para ter uma verdadeira experiência final de degustação”, aponta Karina Pugliesi, gerente de marketing.
Produção gringa
O negócio que começou da amizade de três jovens empreendedores de Novo Hamburgo há seis anos extrapolou as fronteiras do Rio Grande do Sul. A cervejaria artesanal Fatbull comemora um rótulo inédito: a primeira microcervejaria gaúcha a ser produzida em território internacional. Desde 2020 as cervejas conhecidas e premiadas nacionalmente pela marca hamburguense estão sendo feitas em Perth, na Austrália. Em 2021, o volume produzido na capital da Austrália Ocidental cresceu 22% em comparação com o primeiro ano de operação. Para 2022, a meta é ampliar os pontos de venda e entrar na grande rede varejista australiana Liquorland.
“Já estamos com as cervejas no cadastro da rede e com negociações bem avançadas. Ainda no primeiro semestre deste ano devemos anunciar oficialmente essa entrada. Será um marco importante das produções das cervejas da Fatbull aqui na Austrália, uma vez que essa rede é muito forte e nos levará para outro patamar em escala de distribuição e venda”, explica o empresário brasileiro da Fatbull na Austrália, Cristiano Merino.
Gaúcho e conterrâneo hamburguense dos sócios Daniel Jeffman, Alexandro Nunes e Tiago Bird, Cristiano foi para Austrália em 2017, por oportunidade de trabalho de uma empresa petrolífera da qual ainda é vinculado atualmente. “Logo que eu cheguei, vi potencial para a cerveja produzida pela Fatbull. São receitas singulares e comecei a ver potencial de penetração da marca ao frequentar eventos cervejeiros locais”, explica Merino, amigo de infância dos sócios da Fatbull.
A primeira viagem para desbravar o potencial da cidade de Perth pelos sócios da Fatbull foi ainda no primeiro ano de Merino no país estrangeiro. “Nosso plano foi provar as cervejas dos produtores australianos e visitar fábricas em potencial para nossa cerveja”, explica o cervejeiro da Fatbull, Dani Jeffman. Segundo ele, a primeira impressão sensorial desta viagem revelou potencial de mercado. “Todas as cervejas que experimentamos não eram leves como os estilos que produzimos artesanalmente no Brasil. Mas, o clima era favorável ao consumo de rótulos mais refrescantes e leves, por também ter um verão tropical parecido com o nosso”, conta Jeffman.
As primeiras cervejas produzidas pela Fatbull na Austrália, em brewing contract com a cervejaria australiana Billabong, foram os estilos Pale Ale, Ipa, Pilsner e Imperial Sout. Em agosto de 2021, a marca gaúcha caiu nas graças do modelo internacional David Genat (vencedor do Austrualian Survivor e participante do “Celebrity Apprentice Australia”), durante uma cortesia de cervejas em programa de televisão. A partir daí, um estilo próprio de IPA foi lançado especialmente para o ator. “As vendas esgotaram rápido e, hoje, ele é um grande embaixador da nossa cerveja aqui em Perth”, comenta Cris Merino. A Golden God Ipa tem sabor cítrico intenso com um toque floral. Leva notas de pêssego e frutas tropicais com um notável sabor de manga.
Ainda esse ano, a Fatbull planeja lançar a Pink´s Not Dead (nome do estilo da Catharina Sour da Fatbull produzida no RS). A aposta nesse estilo deve alavancar ainda mais os negócios no exterior, uma vez que o estilo Catharina sour é reconhecido mundialmente como ‘brasileiro’. Criado em Santa Catarina, o estilo foi reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) e se trata de uma cerveja ácida com adição de frutas, que, no caso da Fatbull leva pitaya na receita.
Seminário Internacional do Lúpulo
O Grupo Petrópolis patrocina a primeira edição do Seminário Internacional do Lúpulo, que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de maio, em Paulínia, no interior de São Paulo. O evento contará com palestras dos principais especialistas do setor, incluindo a participação do diretor Industrial do Grupo, Diego Gomes, pioneiro e entusiasta da cultura do lúpulo no Brasil. O Grupo Petrópolis foi a primeira empresa cervejeira do Brasil a cultivar lúpulo em território nacional e a obter o termo de conformidade emitido com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além da nota fiscal de origem das plantas.
Durante o Seminário Internacional do Lúpulo, 13 palestras serão ministradas nos dois dias de programação. E mais: o seminário vai proporcionar o compartilhamento de experiências e oportunidades entre participantes de diversas localidades. Atualmente, o tema ganha cada vez mais relevância no País, já que a produção de lúpulo obteve crescimento de mais 160% em um ano, o que indica a importância da cultura e a oportunidade de crescimento desse mercado local. Prova disso, é que foram produzidas 24 toneladas em 2021, frente a 9 toneladas em 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo, a Aprolúpulo.
O evento tem como objetivo debater e compartilhar perspectivas, experiências, desafios e oportunidades deste novo momento do lúpulo no Brasil. Concilia objetivos técnicos e estratégicos para que produtores e empresas do Brasil possam pensar, criar e agir a cadeia do lúpulo de forma coordenada, com inovações em produtos, padrões de uso, processos produtivos e tendências na velocidade demandada pelo mercado internacional.
Os participantes do seminário poderão visitar o viveiro de mudas de lúpulo Van de Bergen, onde terão acesso às estufas com altíssimo grau tecnológico aplicado, rastreabilidade total de todas as plantas, automação completa de clima, sistema moderno de segurança sanitária e mais.
O evento é organizado pela Van de Bergen, com patrocínio do Grupo Petrópolis, Brava Terra e Agrofarmpol, e recebe apoio da Aprolúpulo e especialistas do setor. As atividades ocorrerão no Vitória Hotel Convention Paulínia, a partir das 15 horas do dia 19/05. No dia 20/05, as palestras terminam às 16 horas.
Informações e inscrições: https://seminariodolupulo.com.br/
Delicinhas
Em abril, o Clube do Malte propõe para os seus assinantes, uma combinação pouco explorada no mundo da gastronomia: cerveja e doce! Em comemoração ao mês da Páscoa, surgiu a Candy Experience, uma linha exclusiva para a edição de abril do Beer Pack (pacote mensal que os assinantes recebem em casa). São quatro cervejas feitas especialmente para harmonizar com sobremesas, levando em conta os quatro princípios básicos da harmonização com cerveja: equilíbrio de forças, semelhança, contraste e complemento.
Entre as combinações propostas temos uma Stout com Cacau perfeita para degustar com brownie; uma Dunkel com Café que combina com o tiramissu; Saison com Goiaba para apreciar acompanhada de uma cheesecake; e uma Sour com Maracujá que combina com uma mousse de chocolate, finalizando as diferentes harmonizações. Além das sugestões de combinação entre as cervejas do Beer Pack, a edição de abril ainda proporciona receitas das sobremesas perfeitas para cada tipo de harmonização. O conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa, no site do Clube do Malte: https://www.clubedomalte.com.br/candy-experience
Lúpulo nobre selecionado à mão
Como o uso do Saaz, um lúpulo nobre selecionado à mão, garante a qualidade e a harmonia do sabor único de Stella Artois – este é o conceito da nova campanha da marca, batizada de “Stella Artois – Lúpulo Nobre”, criada pela agência Mother e adaptada pela CP+B Brasil.
A campanha traz protagonismo para o lúpulo e como o uso desse ingrediente selecionado à mão por Stella Artois garante o sabor diferenciado da cerveja nascida na Bélgica. “Nesta campanha, queremos chamar a atenção dos consumidores para esse que é um dos principais diferenciais de Stella Artois: o lúpulo nobre Saaz, um dos melhores do mundo, selecionado à mão”, afirma Mariana Porto, head de Marketing de Stella Artois. “Queremos trazer o lúpulo para a pauta de qualidade da cerveja, mostrando ao consumidor sua função e importância na composição e sabor do líquido”.
De acordo com Sybilla Geraldi, mestre-cervejeira da Ambev, “O lúpulo é o ingrediente que contribui com o amargor e aroma da cerveja e por isso ele é tão importante em sua composição. No caso de Stella, que carrega uma tradição cervejeira de mais de 600 anos, o lúpulo é um elemento essencial e responsável pelo seu diferencial”.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=JqkuF2L799A
Anote na agenda!
Anote aí na sua agenda a data de abertura dos ingressos para o SPARTACUS BEER LEGENDS o evento de cervejas mais high end do Brasil!
SPARTACUS BEER LEGENDS
Abertura do 1º Lote: 06/05/2022
Horário: a partir das 19h
Site: https://www.spartacusbeer.com.br/
O ingresso garantirá:
✅ Acesso livre ao evento das 14h às 21h;
✅Degustação livre (open) de todas as cervejas. Serão ao menos 100 rótulos raros e nobres de um total de 25 cervejarias (nacionais e gringas);
✅ Taça Oficial do Ingresso (lindíssima e inédita, logo mais mostraremos!);
✅Água para hidratação ao longo do evento;
✅Acesso a todas as atrações musicais;
👉 A aquisição do ingresso poderá ser feita no boleto ou também no cartão de crédito em até 12x.
Inscrições abertas
Já pensou em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável? A Aceleradora 100+, programa de inovação da Ambev, chega à sua 4ª edição e convida startups e empreendedores de impacto socioambiental a apresentarem soluções que unam inovação e sustentabilidade. O objetivo do programa é implementar pilotos que ajudem a companhia e seus parceiros a avançarem em seus compromissos de sustentabilidade para 2025, especialmente os que envolvem mudanças climáticas, embalagem circular, agricultura sustentável, gestão de água, ecossistema empreendedor e Amazônia.
Podem se inscrever, até o dia 4 de maio, startups com soluções prontas para serem implementadas e testadas, em fase piloto ou de ida ao mercado. As inscrições podem ser feitas pelo site aceleradora.ambev.com.br. Caso o negócio esteja em um nível de maturidade mais avançado, de tração ou escala, há a possibilidade de se inscrever no programa global, 100+ Accelerator da AB Inbev, pelo site www.100accelerator.com.
Lançamento… mas só lá fora tá!
A banda Pantera em parceria com a KnuckleBonz e a cervejaria Great South Bay Brewery traz o rótulo Vulgar Display of Lager, em edição limitada por lá. No Brasil, não há importadora da cervejaria então peça ajuda do amigo que mora nos Estados Unidos para trazer para você. 🙂
Por falar em Lançamentos…
Dilema
A cervejaria traz o rótulo Magnificence, uma Double Hazy IPA onde a protagonista é o Motueka, um lúpulo neozelandês que traz muitas notas frescas de limão e também de frutas tropicais. Disponível nos bares parceiros e e-commerce.
Dogma
Em entusiasmo com o novo equipamento de Dry Hopping, a Dogma trouxe a Cyclon, um Extra Pale Ale, que traz sabores clássicos das IPAS e Pale Ales. Disponível no bar da marca, bares parceiros e e-commerce.
ZEV
Em celebração à Páscoa, a cervejaria traz a Oatmeal Stout da série Z com adição de cacau e baunilha. Disponível no site da Cervejaria, bares parceiros e e-commerce.
Atualizado? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!
#beerewindSemana15