Bora que tem assunto na semana do nosso resumão cervejeiro do beerewind, vamos começar?
Formação de Trabalho
Em parceria com a Ambev, a Escola Politécnica (Poli) da USP inaugurou, na segunda-feira (21), um espaço para estimular a inovação e aprimorar a formação dos estudantes da universidade. O foco principal da parceria é aproximar alunos e professores de desafios reais do mercado a partir da colaboração entre as instituições, incentivando a cultura do empreendedorismo e o desenvolvimento de todo o ecossistema.
No Espaço On, os alunos da Poli-USP terão a oportunidade de construir e desenvolver projetos para melhorar a sua formação a partir de desafios práticos, podendo participar de mentorias de carreira, palestras, webinares e diversos outros formatos de interação.
O espaço, que tem cerca de 400m², foi desenvolvido de maneira colaborativa entre a USP e a Ambev a partir de testes e escuta ativa. “Esse convênio nasceu, desde o início, de uma construção conjunta. Ouvimos as ideias da Ambev, as demandas da universidade, dos professores, e tivemos a participação de muitos estudantes”, comenta o Professor Eduardo Zancul, Coordenador do Espaço ON pela USP.
O projeto tem uma arquitetura sustentável e foi pensado para ser altamente funcional. A arquibancada varia o tamanho do auditório e as instalações e estruturas são aparentes, justamente para que os estudantes consigam enxergar como cada parte foi feita. Além disso, foram utilizados materiais em sua forma mais natural possível, para gerar o menor impacto no meio ambiente.
Contagem regressiva
A Capital Brasileira da Cerveja logo vai ter um endereço para celebrar a história, o impacto e a paixão pela bebida. A contagem regressiva para a abertura do Museu da Cerveja, em Blumenau (SC), está aberta: de acordo com os novos administradores do espaço, em 100 dias o imóvel volta a receber o público com uma nova experiência. A previsão é que isso aconteça na última semana de junho de 2022.
O Museu da Cerveja fica na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro de Blumenau (SC). No momento, o espaço está cercado por tapumes. Depois de um processo de alinhamentos com órgãos governamentais e identificados imprevistos na estrutura, a obra está acontecendo.
Ulysses Kreutzfeld, um dos administradores do espaço, destaca a importância do museu para o turismo de Blumenau e região. “Estamos motivados para entregar uma experiência que consiga aproximar ainda mais o morador do impacto que a cerveja artesanal é capaz de promover e que reflita para o turista a soma da história e da paixão pela bebida que permeiam a cidade desde os primeiros anos”, comenta.
Em junho, serão entregues a nova visitação interna do Museu da Cerveja e as fachadas. Uma segunda etapa da obra, prevista para ser inaugurada em setembro, no aniversário da cidade, vai contemplar a expansão da área externa e a conexão com Praça Governador Hercílio Luz, conhecida como praça do Biergarten.
Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido a iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.
História contada pela cerveja
Antes de imigrar para o Brasil em 1930, fugindo da guerra, Johannes Strieder tinha uma propriedade na cidade de Emmelshausen, na Alemanha, onde funcionava um moinho que servia de sustento para a família. Quase um século depois, o local agora abriga a cervejaria Strieders Mühle, que preserva o nome em homenagem ao antigo proprietário. Já por aqui, mais precisamente em Descanso (SC), desde 2017, a tataraneta de Johannes, Diovana Strieder Schacker, comanda a Big John Cervejaria.
A conexão entre passado e presente aconteceu em dezembro de 2021 e rende frutos: uma comitiva da cervejaria brasileira está pronta para visitar a Strieders Mühle. E a mala não vai vazia: o cervejeiro da marca vai com o objetivo de produzir por lá a Neapa Tricorn Hat, que ganhou a medalha de prata no estilo no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2020. O rótulo colaborativo é a primeira iniciativa conjunta, que deve gerar novas visitas e cervejas.
A bebida, aliás, foi o que motivou o reencontro entre passado e presente. Os administradores da marca alemã encontraram Diovana pelas redes sociais e viram que ela é pós-graduada em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). “A partir da sinergia sobre o assunto, fomos conversando e surgiu a ideia de uma cerveja colaborativa. Quando compartilhei com a minha família, isso gerou uma enorme comoção“, comenta ela.
A emoção foi ainda maior porque a tia de Diovana, Rosane Strieder Dörken, vive na Alemanha há 29 anos. Ainda assim, não tinha registros sobre a vida da família anterior a imigração, já que os documentos foram extraviados ou destruídos. “Hoje sabemos mais sobre o nosso passado graças a esse projeto. A cerveja une as pessoas de uma forma muito bonita, uniu a história da nossa família também”, completa.
O resgate também emocionou os cervejeiros da Strieders Mühle, que decidiram reconstruir o moinho que era da família – destruído nos bombardeios da Segunda Guerra Mundial – e transferir para lá a cervejaria, que hoje fica em outra área da propriedade.
A expedição cervejeira acontece no final de março e a previsão é de que ainda no primeiro semestre a Neapa Tricorn Hat seja comercializada na Alemanha. Já no segundo semestre, cervejeiros da Strieders Mühle vem ao Brasil para produzirem na Big John Cervejaria um de seus rótulos.
Fundada em 2017, em Descanso (SC), a Big John Cervejaria é um dos principais nomes da cerveja artesanal da região. A fábrica tem mil e duzentos metros quadrados e capacidade produtiva para 316 mil litros ao mês. São doze estilos, comercializados em mercados, empórios, bares e restaurantes, além de dois pubs da marca, localizados em Descanso (SC) e em Balneário Camboriú (SC).
Mais informações em www.bigjohncervejaria.com.br.
Colab
Depois das cervejarias Dogma (São Paulo – SP) e Ignorus (Curitiba – PR), já está nas franquias da Mestre-Cervejeiro.com de todo Brasil o terceiro rótulo de cervejas colaborativas, projeto exclusivo da rede com lotes limitados e de produção única.
A cerveja foi produzida com a Everbrew, cervejaria hypada de Santos – SP e que conquistou o paladar nacional com ótimos rótulos. Intitualada de Skull Master, ela é uma Juicy IPA de coloração amarelo intenso, turva, com linda formação de espuma e média retenção.
Os lotes limitados e com produção única já estão nos pontos de venda em todo Brasil!
Conscientização
Já imaginou sair da Estação da Sé, no centro de São Paulo, e ir andando até o Aeroporto de Congonhas, ou seja, caminhar 12 quilômetros todos os dias para beber água? Ou percorrer toda a Avenida dos Bandeirantes, entre ida e volta? Essa é a distância que muitas pessoas no Brasil, que não têm acesso à água potável, percorrem para ter acesso a esse recurso.
A Água AMA, produto social da Ambev, quer fazer as pessoas refletirem sobre essa realidade e o cenário de desigualdade em que vivemos. Até o começo de abril, AMA fará essa provocação em uma campanha digital nos seus canais e com seus embaixadores, entre eles, Raul Santiago e Astrid Fontenelle, e em uma ação na cidade de São Paulo.
Quem circula pela capital paulista é impactado por mensagens que convidam as pessoas a se imaginarem percorrendo a pé distâncias comuns do dia a dia somente para ir em busca de água para beber. Para aproximar o público da realidade diária de muitos, as distâncias trabalhadas na campanha de AMA foram estudadas a partir de pontos populares e ao mesmo tempo icônicos, como, por exemplo, a estação Sé do Metrô e o Parque do Ibirapuera.
Além do espaço para anúncios mobile disponibilizado pela HYPR, as empresas JCDecaux e Ótima forneceram mais de 150 pontos bonificados para a exibição das mensagens. Essa parceria foi essencial para que a marca conseguisse exemplificar o trajeto percorrido por muitas pessoas que precisam diariamente ir em busca de água.
Lolla
Durante os três dias de evento em Interlagos, a Budweiser trouxe sua versão 0 ao festival. Feita a partir da receita da Budweiser já conhecida pelo consumidor, a versão zero álcool é saborosa e possui apenas 65 calorias na garrafa long neck.
“Estamos sempre conectados aos nossos consumidores, atentos às suas necessidades e desejos. Tanto o BUDX quanto Bud Zero chegam para reforçar a forte ligação da marca com as pessoas, proporcionando diversas experiências e opções de escolha para quem adora os momentos de curtição. Por isso, se a contagem regressiva para os grandes festivais chegou ao fim, nada melhor do que um espaço especial e uma Bud Zero para brindar e curtir esse reencontro com a música, para curtir o rolê do início ao fim”, afirma Carolina Caracas Gargione, Head de Budweiser no Brasil.
Vem aí
O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Projeto Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) confirmou para os dias para 08, 09 e 10 de setembro de 2022 a realização, na cidade, da 10ª edição da South Beer Cup, conhecida como a “Libertadores da América da Cerveja”.
O Polo, que reúne 11 cervejarias independentes, será responsável pela organização do evento, realizado pela primeira vez em 2011, em Buenos Aires. Desde então, a sede se reveza entre Brasil e Argentina.
Adiada em 2020 e 2021 por conta da pandemia, a competição volta a ser realizada e seguirá o formato adotado em 2019 que lhe rendeu o apelido de “The Champions”: somente cervejarias independentes ganhadoras de medalha de ouro em concursos principais poderão se inscrever.
Além da competição sul-americana, o evento com três dias de duração inclui também a 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal, aberta a todas as cervejarias registradas no Estado de São Paulo, e uma competição para homebrewers, que irá prestigiar cervejeiros caseiros de todo o Brasil.
A 10ª edição da South Beer Cup integra a programação do segundo Festival Cervejeiro que o Polo promove na cidade. O primeiro foi realizado em 2019, trazendo shows, gastronomia e a participação de cervejarias da região.
Lançamento
A The Pub Beer se une mais uma vez com uma grande banda de rock para lançar três rótulos exclusivos! Desta vez a banda escolhida é o Shaman que traz os rótulos Rescue Gold Ale (Belgian Gold Ale), Rescue IPA (IPA) e Rescue Black Ale (Black Ale). Já disponível no site da marca e bares parceiros.
Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!
#beerewind12