Ícone do site ROCKBREJA

beerewind #01

Feliz 2k22! Bora então começar a primeira semana do nosso primeiro resumão cervejeiro com um apanhado do final do ano e começo?

Começando com…

Cursos de Botânica da Hoegaarden

Foto: Divulgação

Começou lá no final do ano e vai até março deste ano, a temporada exclusiva de cursos online e presenciais, realizados no Greenhouse em Pinheiros, São Paulo.

A temporada de cursos, exposições e novos episódios do podcast “Plantando Ideias, iniciou junto com a primavera e está disponível até o mês de março de 2022.

A iniciativa visa conscientizar sobre a importância de criar “válvulas de escape” para dias corridos, principalmente nas grandes metrópoles e salienta os benefícios em criar conexões com a natureza. Entre os benefícios de lidar diretamente com plantas, estão, redução da ansiedade, melhora do humor e aumento da concentração.

Confira a programação:

13/jan. Podcast: O paisagismo ecológico
18/jan. Curso on-line: Volta ao mundo com as plantas aromáticas
22/jan. Curso presencial: Noções básicas de Botânica
27/jan. Podcast: A história do café
3/fev. Curso on-line: Secagem de flores para arranjos
10/fev. Podcast: As florestas brasileiras
17/fev. Curso online: Arte botânica no mundo
24/fev. Podcast: A botânica no modernismo

No Brasil, Hoegaarden faz parte do Fundo de Bebidas da ZX Ventures, fundo da Ambev para inovação e aceleração do portfólio do futuro da companhia

Save the Date!

Foto: Artshine e Rafa Guirro

Nos dias 22 e 23 de janeiro, a cervejaria mineira Doktor Brau marcará presença no Memorial da América Latina com chopes e garrafas para venda, além de copos e canecos exclusivos.

Os eventos, que acontecerão das 11h00 às 19h00, seguirão os parâmetros de segurança estabelecidos pela Secretaria da Saúde, garantindo a segurança de todos os participantes. O Memorial da América Latina fica na Av. Mário de Andrade, 664, na Barra Funda, próximo ao Terminal Barra Funda, em São Paulo.

Chope em casa

Também em 2021, a Goose Island trouxe uma boa novidade aos fãs! Os consumidores vão poder levar para casa alguns dos principais chopes da marca. A novidade chega para as já conhecidas versões IPA, Hazy, Honkers Ale, 312 e Yellow Line. Além destes, a marca traz mais dez inovações que serão rotativas e alternadas a cada trimestre.

Por falar em Ambev…

A Ambev está escalando uma solução para ajudar bares e restaurantes a reduzirem o consumo de água. O modelo criado pela startup TRC Sustentável, uma das nove startups selecionadas para segunda etapa da 3ª edição do programa Aceleradora 100+, usa tecnologia e predição para gerir o consumo de água.

A TRC Sustentável oferece ao mercado uma nova forma de gerenciamento hídrico e instalação de equipamentos, evitando desperdícios e reduzindo a quantidade de água gasta – atualmente, essa redução chega em até 60%. A empresa mapeia os sistemas de abastecimento hidráulico e, a partir do monitoramento remoto inteligente, emite alertas em caso de vazamentos, além de informar o nível de eficiência.

Agora, a Ambev quer expandir essa tecnologia para estimular bares e restaurantes do seu ecossistema a realizarem um consumo de água inteligente. Com a ampliação da plataforma SaveH, sistema gratuito de gestão hídrica da Ambev, o objetivo é desenvolver um aplicativo no qual os pontos de venda consigam monitorar o consumo de água de maneira simples, confiável e eficaz.

Os testes já começaram e participam dessa fase alguns pontos de vendas que fazem parte do ecossistema da companhia.

E por falar em solução verde da Ambev…

Foto: Divulgação

A Ambev anunciou em dezembro/21, que vai construir uma nova fábrica de vidros sustentáveis. Muito além de abastecer todo o país, a unidade representa a aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular. Com previsão de começar a operar em 2025, a unidade ficará no Paraná e vai ter um investimento de R$ 870 milhões.

Toda a produção estará alinhada à meta da companhia de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. A fábrica de vidros produzirá garrafas a partir da reciclagem de cacos, recolhidos em parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas. A nova planta terá capacidade de produzir garrafas long neck, 300ml, 600ml e 1L para diversos rótulos, como Stella Artois, Becks e Spaten, e abastecerá suas cervejarias em diversos estados, além do próprio Paraná.

Além disso, a unidade nascerá com 100% de energia elétrica renovável e será preparada para operar com biocombustíveis. Contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo e várias tecnologias de ponta, garantindo alta eficiência hídrica e energética.

Ao todo, a nova fábrica no Paraná deve gerar mais renda e emprego para o Estado com impacto positivo para todo o ecossistema de logística reversa. A formalização do investimento foi feita com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, representantes do governo e executivos da companhia. A Ambev já tem uma cervejaria em Ponta Grossa que, recentemente, se tornou a primeira grande cervejaria carbono neutro do país, junto com a maltaria de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Homenagem

Foto: Divulgação

A Dogma trouxe no final do ano o rótulo Satoshi, uma Hazy IPA de 6,5% de teor alcoólico feita com os lúpulos Bravo, Citra e Strata, o que lhe confere aromas cítricos e frutados intensos que lembram manga, maracujá e laranja. O nome escolhido foi justamente uma homenagem a ninguém menos do que Satoshi Nakamoto, o suposto criador do bitcoin.

Embora não se saiba ao certo sua verdadeira identidade, Satoshi Nakamoto foi a pessoa responsável pela criação do bitcoin em 2008, quando apresentou o conceito de moeda digital descentralizada. No ano seguinte, em 03 de janeiro de 2009, a rede bitcoin começou a funcionar.

Habilmente ilustrado por Leandro Dexter, o rótulo enigmático da Satoshi Hazy IPA é representado por uma pessoa com capuz, de modo a tornar impossível seu reconhecimento. Além disso, o estilo escolhido para homenagear figura tão enigmática não poderia ser outro, uma vez que Hazy em tradução literal do ingês significa nebuloso. Isso se dá ao fato de sua turbidez – única e exclusiva, característica do estilo.

A cerveja já está disponível no bar da marca, e-commerce e bares parceiros.

Embaixadores

Foto: Divulgação

O casal de atores Camila Queiroz e Klebber Toledo são os mais novos nomes da cerveja Estrella Galicia no Brasil. A empresa espanhola mantém uma tradição centenária no preparo de suas cervejas e investe alto na cultura que se assemelha aos valores da marca. Assim como fez na maior série de sucesso da Netflix, La Casa de Papel, a cervejaria busca por nomes que compartilham dos mesmos valores da cervejaria, através de trabalhos que se diferenciam por não seguir o padrão dos demais, ser feito com o máximo de detalhe e paixão, e, acima de tudo, nomes que não perdem a sua essência e valores apesar dos desafios. Foi desta forma, junto com a equipe de sua agência de publicidade, a Fillet, que a Estrella Galicia firmou uma parceria inédita com dois grandes nomes da dramaturgia nacional, um dos movimentos mais importantes fora da Europa.

Camila e Klebber chegam num momento especial. Há poucos dias, a empresa anunciou a implantação de uma nova fábrica no Brasil, em Araraquara (SP), e uma parceria de 12 anos de distribuição com o Sistema Coca-Cola. “A vinda da Camila e do Klebber só reforçam nosso compromisso com o mercado brasileiro. São pessoas que se dedicam para fazer um trabalho de qualidade, amam o que fazem sem perder suas autenticidades. Nossa associação é baseada em valores compartilhados como paixão, busca pela excelência e nossa tradição artesanal. Buscamos nomes que podemos definir como “Incomparáveis”, assim como nossa nova campanha e nossas cervejas. Tenho certeza que com esses ingredientes, desfrutaremos de ótimos momentos juntos que nos ajudarão a passar nossa mensagem aos amantes da cerveja em todo o País”, explica Dante Grassi, diretor de marketing da Estrella Galicia na América Latina.

A agência Fillet estruturou a campanha “Incomparável” e traçou um plano de buscar os embaixadores para ajudar a reforçar os principais valores da marca. “O que mais chamou atenção nos dois (Camila e Klebber) foi quando a gente se aproximou para contar um pouco da nossa proposta e descobrimos todo o cuidado que eles têm com o trabalho e nas demais coisas que fazem, e isso tem uma proximidade enorme com os princípios da Estrella Galicia. Este envolvimento criou ainda mais possibilidades para o projeto. Por exemplo, o Klebber gosta muito de velocidade e o motor é um dos pilares da cervejaria, como a parceria com a Scuderia Ferrari (F1), MotoGP, entre outros. Além disso, eles trabalham muito em torno de saudabilidade, se cuidam bastante, o que vai de encaixe com a proposta dos rótulos da Estrella Galicia Sem Glúten e Estrella Galicia 0,0”, comenta o diretor e um dos sócios da Fillet, Rodrigo Mauger.

Entre outras ações pontuais, a parceria com os atores também abrange a participação em uma Websérie que contará com outros personagens – estes serão apresentados em breve pela marca. Com o casal, Camila e Klebber, a ideia é montar episódios baseados no novo conceito da marca, traçando um paralelo entre os valores de Estrella Galicia e atributos da personalidade dos dois. “O vídeo os mostrará em seus locais prediletos, falando sobre sua vida, enquanto fazem uma atividade rotineira que seja bem característica deles. A ideia é captar esses momentos para criarmos uma narrativa com o depoimento”, ressalta Mauger.

Para os atores, dentre muitos pontos em comum, a parceria com Estrella Galícia faz muito sentido pois buscam sempre construir grandes histórias. “Já fomos abordados por outras marcas de cervejas antes, mas nenhuma trouxe uma proposta tão genuína e que vem de encontro com os valores que acreditamos e nosso momento de vida e carreira. Quando abraçamos uma marca é para valer, e tem que ter muita sinergia com nossas personalidades. Estamos orgulhosos em fazer parte desse novo momento da Estrella Galicia no Brasil e em nossas vidas. Com certeza estaremos juntos em momentos incomparáveis de 2022”, destaca Camila Queiroz e Klebber Toledo.

Nova roupagem

Foto: Soul Marketing

Novas embalagens. Roupa nova. Para ser mais versátil no mercado, a Läut está investindo em latas 473 ml e também em long necks 355 ml. As latas já estão no mercado nos principais supermercados parceiros da marca. E as long neck serão direcionadas para alguns eventos e pontos de venda. A empresa investiu em todo o maquinário para poder produzir essas versões, como envasadoras com a mais moderna tecnologia.

As latas têm muito apelo em eventos de rua, gela mais rápido, e são as preferidas de churrascos na beira da piscina, por exemplo. Já as long necks são demandas por estabelecimentos como alguns bares e especialmente em baladas. O estilo escolhido para essas duas novas versões é a pilsen, mais vendido da Läut, que é comercializada em garrafas de 600 ml. A Läut comemora o sucesso de sua expansão em 2021, depois de atravessar a pandemia, a empresa investe em novidades. Outros estilos serão estudados para também serem vendidos nesses formatos de embalagens.

Por falar em lançamento…

A LayBack, empresa que através dos seus produtos e ações busca fomentar a cultura do skate e do surfe no país, anuncia o lançamento de três novas cervejas artesanais em parceria com a cervejaria catarinense Lohn Bier. Os novos produtos estarão disponíveis a partir de janeiro e irão compor o cardápio das casas LayBack, que estão localizadas em São Paulo, Santos, Brasília, Belo Horizonte e Florianópolis.

Os três novos rótulos – Lime Kush APA, Cold IPA e Hop Lager – são compostos por óleos essenciais de plantas e frutas e por terpeno, um composto naturalmente produzido pelas plantas, que ajuda a realçar a característica do lúpulo.

Lançamento simultâneo

Levemente ácida, com adição de frutas e sensorialmente diferente do que até pouco tempo atrás se entendia como uma cerveja. A Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja. No dia 19 de janeiro, 64 marcas de cerveja artesanal independente apresentam, no mesmo dia, uma nova Catharina Sour para o seu público.

As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja.

Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias e também em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar. Este, aliás, é o grande objetivo da ação.

 

Está atualizado? Semana que vem a gente volta com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewind

Sair da versão mobile