Ícone do site ROCKBREJA

BEEREWIND #07

É Carnaval mas tem resumão cervejeiro da semana! Bora começar o que foi assunto no bloquinho da cerveja aqui no BeeRewind?

Cerveja diferentona

O consumo moderado de cerveja está associado ao aumento de micro-organismos benéficos na microbiota intestinal e consequentemente à diminuição de riscos de problemas cardíacos e diabetes, segundo um estudo recente da Universidade NOVA, de Portugal. Agora, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) querem otimizar esses benefícios. Com o cajá, um fruto também conhecido como taperebá, muito popular na região Norte do país, os cientistas desenvolveram uma cerveja artesanal potencialmente probiótica.

Probióticos são micro-organismos vivos, geralmente bactérias, muitas vezes adicionados em alimentos para se alojarem principalmente no intestino e assim produzirem efeitos positivos à saúde. Neste caso, conforme estudo publicado na revista científica Foods, foi usada a bactéria Lacticaseibacillus paracasei F19. Entre outros benefícios reconhecidos, essa bactéria traz ganhos para a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes — que podem ter efeito contra a obesidade segundo estudos com modelos animais — e no fortalecimento do sistema imune.

Coordenada por Susana Saad, professora da FCF-USP e integrante do FoRC, na pesquisa foram feitas quatro formulações da cerveja, todas com os ingredientes básicos da cerveja (água, malte, lúpulo e levedura). Em uma versão foram adicionados o probiótico e o suco do cajá; em outra o probiótico e o bagaço da fruta; uma terceira o probiótico com o suco e o bagaço combinados; e uma quarta só o probiótico — o grupo controle.

Categoria Sour — Além de análises de compostos voláteis, como álcoois, ésteres e terpenos, que conferem aroma e sabores, as formulações passaram por avaliações sensoriais com 117 voluntários. Sem saber qual das quatro estavam provando, os voluntários deveriam dizer o quanto gostaram da bebida (numa escala de um a nove) e qual a probabilidade de comprarem a cerveja se essa estivesse à venda no mercado (numa escala de um a cinco). Também deveriam descrever sensações relativas ao sabor.

“Três delas obtiveram nota seis de aprovação e três de consumo. Se destacou a formulação feita com o suco, que obteve notas sete e quatro, respectivamente. No geral, eles aprovaram a acidez, que é um diferencial potencializado pelo probiótico”, conta Ana Beatriz Praia, mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e primeira autora do estudo.

“A fruta e seu subproduto foram utilizados exclusivamente com o intuito de dar sabor à cerveja. No geral, o resultado foi uma cerveja leve, refrescante e ácida, o que a coloca na categoria de cerveja Sour. Boa para o clima brasileiro, especialmente no verão”, acrescenta Marcos Herkenhoff, pós-doutorando em genética de micro-organismos cervejeiros na FCF-USP e coautor do estudo.

Combo de benefícios — Em relação à quantidade de bactérias Lacticaseibacillus paracasei F19, todas as formulações conseguiram manter uma quantidade de micro-organismos entre 22% e 40% menor do que o produzido pelo grupo controle (ingredientes básicos + probiótico). “Isso mostra que há uma chance grande dessas cervejas manifestarem os efeitos do probiótico esperados. Se os níveis de bactérias são suficientes para isso, precisaremos verificar em estudos com animais e clínicos”, explica Herkenhoff.

Segundo ele, além do potencial probiótico, as cervejas obtidas na pesquisa têm menor valor energético por conta da fermentação alcoólica, produzida pela sua levedura, e a fermentação lática, gerada pelo probiótico. Com isso, são dois micro-organismos consumindo carboidrato, o que não ocorre nas cervejas convencionais. “Por haver duas fermentações, o seu teor alcoólico também é menor: fica entre 2,6% e 3,4%, enquanto o teor médio de uma cerveja convencional varia entre 4,8% e 5,2%.”

O desenvolvimento de uma cerveja à base do bagaço do cajá também poderia beneficiar a cadeia produtiva do fruto. O cajá é produzido principalmente na agricultura familiar e é muito utilizado no norte do país em sucos, sorvetes e doces em geral. Geralmente aproveita-se o suco e se descarta o bagaço. “Essa parte do estudo foi importante porque há poucas pesquisas que indicam formas de aproveitar esse subproduto. Esse conhecimento poderá, no futuro, agregar maior valor ao fruto e fortalecer a cadeia de produção”, afirma Praia.

A procura por cervejas diferenciadas é grande. “Existe um mercado promissor de cervejas não convencionais que está se estabelecendo. Além das cervejas Sour, hoje já encontramos cervejas sem glúten, com fermentação em barril, entre outras variedades”, diz Herkenhoff. “Se os benefícios probióticos da cerveja à base de cajá forem confirmados, isso certamente seria um diferencial de produto”, destaca Herkenhoff.

Pesquisas correlacionadas – O grupo ainda estuda outras inovações no mercado das cervejas. Uma delas é o desenvolvimento de novas leveduras não alcoólicas, utilizadas como forma de elaborar cervejas sem álcool que tenham menos diferenças no sabor em relação à cerveja convencional. “As grandes cervejarias já contam com leveduras não alcoólicas, no entanto, boa parte delas precisam ser aprimoradas quanto ao sabor. Além disso, ainda não há registros de cerveja probiótica sem álcool e o desenvolvimento dessa levedura é fundamental para isso”.

Outra inovação é o desenvolvimento de probióticos que possam ser aplicados em cervejas convencionais. “Além de conferir ganhos à saúde, essa é uma estratégia que permitirá modular os sabores de uma cerveja, conforme já validamos em estudos anteriores”.

Collab

Dando continuidade à campanha “0.0 Álcool — 0.0 Barreiras”, a Heineken 0.0, versão sem álcool da cerveja premium preferida pelos brasileiros, lança neste mês uma promoção inusitada em parceria com o Sem Parar, empresa líder em tags de pagamentos automáticos no Brasil. Consumidores que adquirirem R$ 20 em Heineken 0.0 podem concorrer a uma tag com R$ 1.000,00 em créditos pré-pagos do Sem Parar. Para participar, é só registrar o recibo no site oficial da promoção, no período de 13 de fevereiro a 6 de março, e concorrer.

Serão sorteados 100 sixpacks de Heineken 0.0 para consumidores de todo o país. A ação tem o objetivo de mostrar que é possível desfrutar do verão com o sabor de Heineken, mesmo que na estrada, aumentando o leque de ocasiões de consumo da cerveja zero álcool. “Essa é uma collab inédita e incomum: onde já se viu uma parceria entre uma marca de cerveja e uma marca de sistema de pagamentos? Além de super criativa e disruptiva, esta ação reforça que com Heineken 0.0 você pode aproveitar qualquer momento do seu verão de forma responsável e com segurança”, explica Igor de Castro Oliveira, gerente sênior da marca Heineken 0.0 no Brasil.

Para Gabriel Porto, CMO do Sem Parar, essa ação exclusiva une a força de duas marcas reconhecidas pelo público brasileiro e mostra que é possível curtir o verão com responsabilidade e sem enfrentar a parte chata das filas. “Essa promoção propõe uma estratégia inédita porque traz duas grandes marcas em momentos que antes não podiam coincidir. Agora é possível pegar a estrada com a melhor tag do mercado e de forma responsável”, afirma Porto. “Viajar de carro durante o verão faz parte da memória afetiva dos brasileiros e o Sem Parar está presente nessa história há mais de 20 anos, sempre surpreendendo seus clientes”, conclui.

A iniciativa foi idealizada pela Le Pub. Para Felipe Cury, CCO da agência, a ação mostra como coragem e criatividade, quando combinadas, podem ser benéficas para a marca. “Quando pensamos em Heineken®, pensamos sempre em inovar. E inovar é propor que uma cerveja sem álcool abra caminhos nas estradas. A promoção vem coroar uma campanha verdadeiramente integrada”, afirma o CCO.

Por falar em Carnaval…

O Carnaval é uma das maiores expressões culturais brasileiras e a Amstel, cerveja puro malte do Grupo HEINEKEN, é parceira oficial de 8 importantes camarotes na Avenida Marquês de Sapucaí, sendo eles o Nosso Camarote, Camarote Rio, Folia Tropical, Portela, Lounge Carioca, Camisa 10, Favela e Rio Praia. Neste ano, a marca estará celebrando os momentos de conexão e união que a data proporciona e reforça suas credenciais de qualidade, em especial a magia da levedura holandesa – responsável por unir água, malte e lúpulo e transformar em Amstel.

Nos espaços patrocinados, Amstel será a cerveja oficial, contando também com Amstel Ultra disponível para experimentação — a cerveja puro malte que conta com apenas 72 kcal por long neck, além disso, em alguns deles, o público contará com pontos instagramáveis. Também pertencentes ao Grupo HEINEKEN, o refrigerante FYS se une à Amstel no Nosso Camarote como tônica oficial, enquanto Blue Moon e Eisenbahn serão as cervejas oficiais dos camarotes Soma e Rio Exxperience, respectivamente.

Presente nos carnavais de outras cidades brasileiras, a marca investe em uma série de experiências para estabelecer contato e interagir com os foliões e com os participantes dos principais blocos pelo Brasil. Uma das atrações será o Amstelfone, que estará nas ruas por onde os blocos desfilarão no Rio de Janeiro e também em São Paulo. A brincadeira é simples: basta atender o telefone, ouvir a mensagem e ganhar uma Amstel gelada – lembrando que o telefone tocará de forma aleatória e sem prévio aviso. A ação em mídia OOH será em cocriação com o HNK LAB e estará acontecendo nos seguintes endereços: Praça Varnhagen — Avenida Maracanã, 725 – Tijuca; Rua Sousa Lima, 65 – Copacabana; Clube Piraquê — Av. Borges de Medeiros, 2415 — Lagoa.

“Neste ano, estamos aproveitando o atual momento para reforçar as credenciais de produto da Amstel, através de experiências únicas e conteúdos relevantes. O mote ‘a puro malte feita com levedura holandesa’, um atributo único de Amstel, está sendo a nossa mensagem principal no Carnaval e também no Big Brother Brasil 23”, comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing de Amstel no Brasil.

Amstel, cerveja puro malte feita com a magia da levedura holandesa, retorna ao Carnaval de rua de São Paulo por meio da parceria com eventos e blocos relevantes da cidade, como o CarnaUOL (04 de fevereiro), Casa Comigo (11 de fevereiro), Acadêmicos do Baixo Augusta (12 de fevereiro), Confraria do Pasmado (12 de fevereiro), Tarado Ni Você (18 de fevereiro), Unidos do Swing (20 de fevereiro) e Pagu (21 de fevereiro).

Na capital paulista, a marca estará realizando iniciativas como o CarnaCapela, uma ativação itinerante dedicada aos apaixonados onde os foliões poderão se “casar” e ficar juntos até que a quarta-feira de cinzas os separe (ou não). E no alto dos trios elétricos, haverá o Mic Amstel, e a latinha da marca será a estrela da vez. Isso porque os microfones estarão “fantasiados” de Amstel, participando bem de perto de todos os que fazem a festa acontecer. Os blocos parceiros também terão o Brilho na Lata. Aproveitando o formato clássico da lata Amstel, serão distribuídas minilatinhas Amstel, brindes contendo saquinhos de glitter biodegradável nas cores prata, dourado e vermelho.

O Instituto HEINEKEN, que tem como objetivo contribuir com a transformação da sociedade por meio do equilíbrio e com o fortalecimento dos atores envolvidos na cadeia da indústria cervejeira, em parceria com a Amstel, apoiarão ainda uma ação idealizada pelo Pimp My Carroça e o Cataki que visa incluir os catadores informais nas festas de rua onde a marca estará presente. Entre os dias 11 e 20 de fevereiro, os profissionais que trabalharem com a coleta de resíduos nos blocos patrocinados pela marca receberão treinamentos sobre segurança do trabalho, redução de danos e comunicação não violenta. Além disso, serão disponibilizados uniformes, kit de segurança e a contribuição de uma renda fixa diária para cada profissional. Durante os blocos Casa Comigo, Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você e Unidos do Swing, haverá ainda equipes e carroças de apoio para que os trabalhadores possam direcionar os materiais coletados aos pontos de armazenamento espalhados pelo trajeto.

“Como uma grande empresa no setor de bebidas, reconhecemos a importância de atuarmos ativamente no desafio de promover condições mais dignas de trabalho para os catadores informais, profissionais que exercem um papel tão fundamental na cadeia da reciclagem e que muitas vezes são invisibilizados ou tem seu ofício pouco valorizado em nossa sociedade. Acreditamos que é por meio do desenvolvimento social e da inclusão produtiva que poderemos gerar transformação, promovendo o incremento na renda dessas famílias, melhores oportunidades, ferramentas apropriadas de trabalho e um olhar de valorização ao protagonismo e importância do profissional catador”, explica Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.

Ainda sobre o Carnaval…

A festa nacional mais esperada do ano está perto de começar, e Itaipava será a patrocinadora oficial das principais festas do país e celebrará a data com uma edição comemorativa de Itaipava 100% malte com uma lata, que homenageia grandes personagens do Carnaval que muda de cor quando gelada. A marca também apresentará sua collab com edição exclusiva de óculos com a Chilli Beans e entrará na folia com seu squad de influenciadores munidos do ITA- no spray, uma espuma de cerveja. O plano ainda prevê novo filme para TV e Digital dentro da campanha ‘Língua do ITA’, OOH, MPDVs (pontos de venda).

Em Salvador (BA), por sua vez, será realizada uma cobertura de peso, em toda a cidade, patrocinando o Camarote Villa, um dos espaços de festa mais reconhecidos em Salvador, que percorre o circuito Barra-Ondina, com uma enorme estrutura e muitas atrações. A Itaipava terá bares em três pontos no evento com riqueza de detalhes que o carnaval pede. Para viver uma experiência de memória afetiva, haverá um Game da marca pelo qual os convidados poderão jogar e ganhar prêmios, tais como: óculos da Chilli Beans exclusivos Itaipava, doleiras, chinelos e outros mais.

Já no Carnavalito, pelo terceiro ano consecutivo, a marca irá promover a mistura entre a energia dos circuitos e a euforia de estar no meio da avenida, para dentro da casa da marca, no estádio Itaipava Arena Fonte Nova, durante os dias de 18 e 20 de fevereiro. O local contará com espaço instagramável e um escorregador que leva as iniciais da marca. E mais: a marca terá um tapete de dança onde quem pontuar mais no “passinho” ganhará acesso ao mirante do evento, com vista privilegiada do melhor ângulo da festa. E não para por aí: o folião poderá experimentar a cápsula do tempo, com registro 360° para garantir um banho de glitter e registrar o momento para compartilhar nas redes sociais. Na arena, a marca também patrocinará o ensaio do cantor baiano Xanddy Harmonia, com participação do Bell Marques e Timbalada.

A marca estará ainda em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no Oba Festival. Também vai estar presente em outras cidades como Juiz de Fora (MG), Sorocaba (SP), Olímpia (SP) e Ubá (MG).

“A Itaipava é a cerveja do Brasil real, de gente de verdade, aquele que escreve Brasil com ‘S’, e que gosta de cerveja leve e refrescante”, comenta Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis. “Temos muito orgulho de patrocinar o Carnaval que é uma das maiores festas populares do País, e por isso preparamos um plano completo com ativações de Norte a Sul”.

Novidade

Foto: João Couto

A Krug Bier, primeira cervejaria artesanal de Minas acaba de lançar mais uma novidade: sua Krug Cristal em versão lata. O lançamento aconteceu durante o carnaval de Beaga e já está disponível para compra na loja da Fábrica, E-commerce e principais supermercado da região metropolitana.

A ideia desse lançamento é oferecer o sabor e frescor – característicos do tradicional chopp – na versão lata, com 473 ml, teor alcoólico de 4,7% e baixo amargor. A pasteurização garante a durabilidade do produto e a praticidade da lata amplia o alcance junto aos consumidores.

“É a nossa grande aposta para o Carnaval deste ano. A cerveja em lata é prática e pode ser usada nas ruas, nos blocos, piscinas, enfim, a melhor pedida para as festas e a folia. Apostamos não só no formato lata, mas, também em resgatar um pouco da nossa história”, fala Alexandre Bruzzi, sócio da cervejaria.

Crescimento

O retorno dos grandes eventos, festivais musicais, festas tradicionais e torneios esportivos impulsionou o consumo de cerveja em 2022, alcançando o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% ante 7,7% em 2021, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja — SINDICERV.

“Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado a restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a relevância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, explica Márcio Maciel, Presidente Executivo do Sindicerv.

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja e a cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões.

Em termos de faturamento, a projeção das vendas da cadeia cervejeira apresentou alta de aproximadamente 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões ante R$ 231,6 bilhões no ano anterior.

Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo, com uma notável performance de venda das cervejas premium entre os consumidores.

O levantamento revelou que a categoria da cerveja não alcoólica foi uma das mais bem-sucedidas em 2022, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação dos produtos pelas fabricantes.

A projeção do volume por litros de aproximadamente 390 milhões, o que corresponde ao crescimento de 37,6 % nas vendas em comparação com 2021 (284,6 milhões/litro).

Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país seguida da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

Consumo responsável no Carnaval

Depois de uma demanda reprimida de dois anos de pandemia, a folia de Carnaval retorna como uma das festas mais esperadas do ano. E, para fazer parte de um Carnaval de sucesso, a Ambev aposta no consumo responsável de álcool como um dos principais pilares.

Nos blocos de rua, na avenida, nos camarotes ou festas, uma coisa é inegociável: diversão com responsabilidade e respeito – e isso passa pelo consumo responsável de bebidas alcoólicas. Para promover a moderação, a Ambev, com suas marcas Brahma e Beats, vai levar ativações e experiência para os foliões em todo o país.

Brahma, a cerveja oficial do Carnaval de rua em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Florianópolis, além de apoiar o trabalho de mais de 30 mil trabalhadores ambulantes e fornecer os kits com materiais de vendas, fez um treinamento obrigatório sobre temas relevantes como o consumo responsável de bebidas alcoólicas e enfrentamento ao assédio, junto com a Think Olga, consultoria de inovação social que ajuda a criar soluções para as desigualdades de gênero.

A marca vem promovendo ações de conscientização em outros grandes eventos, como a Copa do Mundo e os tradicionais rodeios que acontecem ao redor do país. Exemplo dessas ativações é o “Minuto da Moderação”, com a distribuição de água mineral ao público, que agora chega aos Camarotes Brahma do Carnaval deste ano.

Além disso, a Ambev também transmitirá um vídeo de conscientização com dicas e orientações para que o público possa aproveitar a folia de forma equilibrada. O conteúdo já está disponível no perfil institucional das redes da companhia.

Já Beats, que há alguns anos promove ações de consumo moderado entre os jovens, vai usar o conceito “Paradinha Beats!”. Neste carnaval, a marca será a grande apoiadora de todas as paradinhas, que vão lembrar as pessoas de pararem para beber água e se alimentarem bem.

Para que a festa dure mais e seja equilibrada, On By Beats volta à cena como uma barrinha prática, menos volumosa em comparação com refeições tradicionais, nutritiva (157 kcal a unidade), e sendo uma ótima alternativa para promover a saciedade dos foliões. Resultado do trabalho do Smart Drink LAB da Ambev, a barrinha foi testada clinicamente no Canadá e na Universidade de Passo Fundo (RS) e demonstrou ser eficiente especialmente quando há o consumo de álcool. Serão distribuídas mais de 60 mil barrinhas On By Beats pelos trios e blocos de rua patrocinados pela marca.

Além disso, a Ambev realizou uma parceria com a Neli Pereira, consultora de mixologia e brasilidades, para compartilhar com os foliões diversas dicas de moderação para o carnaval e receitas de drinks sem álcool para que aproveitem a festa da melhor forma.

“Vamos aproveitar a retomada oficial do Carnaval e a grande expectativa do público para falar de moderação. Nossas marcas vão incentivar o consumo responsável de álcool em todos as cidades onde estamos presentes, para impactar ainda mais pessoas”, destaca Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais e responsável pela agenda de Consumo Moderado na Ambev.

Ainda falando em AmBev…

Para fazer um Carnaval com mais respeito e segurança para todo mundo, a Ambev e a Think Olga – organização sem fins lucrativos que combate às desigualdades de gênero por meio da comunicação – criaram uma ação de conscientização para o enfrentamento ao assédio na maior festa de rua do mundo.

A plataforma #FestaBoaÉSemAssédio traz uma série de ações voltadas principalmente para organizadores dos eventos: produtores, agentes das prefeituras e vendedores ambulantes. As ações estão focadas neste ano em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis.

Por meio da Together, área criada para impulsionar e profissionalizar o mercado de eventos no País, a Ambev acredita que a iniciativa reforça que liberdade e respeito têm que fazer parte do Carnaval.

Independentemente da festa, as dicas valem para todos. O que NÃO está liberado:

● Tocar nas pessoas sem autorização;

● Xingar pessoas que te disseram “não”;

● Insistir em conversar e perseguir pessoas;

● Desrespeitar pessoas e animais;

● Jogar lixo na rua e destruir o espaço público;

● Arrumar briga.

Na hora de pedir ou oferecer ajuda:

● Não se coloque em risco;

● Chame a Polícia;

● Não deixe a vítima sozinha;

● Não duvide da vítima;

● Denuncie o assediador;

● Faça um boletim de ocorrência;

● Lembre-se dos contatos de emergência 190 (Polícia Militar) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher).

O que está liberado:

● Reunir os amigos;

● Se fantasiar!;

● Brilhar muito!;

● Paquerar;

● Andar muito atrás dos blocos e trios;

● Conversar e fazer novas amizades.

Também foi disponibilizada uma cartilha pela app CarnaBrasil com informações importantes sobre o que fazer em caso de importunação sexual e como fazer valer a lei (13.718/2018) nesse carnaval.

Nana Lima, diretora da Think Olga, explica que construir um ambiente seguro e livre de assédio é responsabilidade de todos. “Além das mensagens de conscientização para quem vai se divertir, que é de extrema importância, é necessário implicar também quem vai trabalhar no Carnaval. As produtoras envolvidas na organização, os agentes públicos e os ambulantes também precisam estar preparados.”

Bloquinho da reciclagem

Foto: Divulgação

Depois de dois anos sem festa, o Carnaval volta a agitar o Brasil. Entre os dias 18 e 23, e 26 e 27/2, cerca de 1.100 catadores individuais e organizados em cooperativas participarão do “Bloco dos Catadores”, em São Paulo e no Recife. Trata-se de mais uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) em parceria com a Ambev. A expectativa é que 60 toneladas sejam coletadas em São Paulo e 25 toneladas em Recife no período da festa, evento que costuma ser o mais lucrativo para a categoria.

Todos os catadores cadastrados nestas duas praças receberão um valor fixo por jornada de trabalho, além da remuneração pela venda dos materiais recolhidos. Os resíduos serão pesados na hora em centrais de coleta instaladas em locais estratégicos dos circuitos carnavalescos. Além disso, todos os trabalhadores receberão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta, bonés, camisetas, crachás e terão acesso a postos de apoio com hidratação e banheiros.

“Somos parceiros da Ambev em diversos projetos, inclusive em carnavais passados, com o objetivo de fortalecer o protagonismo dos catadores(as) na cadeia de reciclagem e economia circular. Esta ação do carnaval 2023 engloba uma prestação de serviços diferenciada. Além da atuação dos catadores, usaremos a tecnologia blockchain, para garantir a rastreabilidade dos resíduos”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao explicar a plataforma de rastreabilidade ANCAT Reutiliza Já, uma novidade na ação dos catadores em carnavais e que garante maior eficiência no controle e destinação de cada tipo de resíduo.

Em São Paulo, a ação será realizada pelas cooperativas integrantes da Rede de Cooperativas CataSampa, que será a responsável desde a etapa inicial do processo, que envolve uma triagem qualificada, com qualidade e rigor, até a comercialização dos materiais recicláveis. A iniciativa também conta com a parceria da ONG Pimp My Carroça, que possui foco nos catadores individuais. No Recife, a ação conta com o apoio da Prefeitura. A operação conta ainda com apoio da Solos, negócio de impacto que promove economia circular, junto a territórios e marcas, por meio da mobilização de pessoas para realizar o descarte correto das embalagens pós-consumo.

“Por mais um ano, estamos ao lado de ambulantes e catadores de todo o Brasil no Carnaval, que são extremamente importantes no nosso ecossistema e essenciais na nossa jornada de logística reversa e impacto positivo. Afinal, parcerias como essa com a ANCAT beneficiam toda a cadeia e incentivam a cultura da reciclagem e a conversão dos materiais em geração de renda, fomentando o crescimento compartilhado”, comenta Mariana Senna, diretora da Ambev.

Este é o primeiro evento após o recente anúncio de dois decretos importantes para os catadores: o programa Diogo Santana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular (decreto 11.414/23), projeto estruturante e de capacitação da categoria, e o decreto 11.413/23, que substitui o Recicla + (decreto 11.044/22), que regulamenta a logística reversa no país, com maior participação destes trabalhadores.

Lançamento

Avós

A cervejaria está em busca da Pils perfeita e lança o rótulo com dois tipos de receita:

Em ambas as receitas foram usados os lúpulos Tettnang e Mittelfrueh. Disponível no site, bares parceiros e Casa Avós.

Satélite

Reprodução: Instagram

Cerveja com kiwi? Sim! A cervejaria Satélite traz o rótulo KiwiSat P.16, cerveja do estilo American Sour com adição da fruta e complementando com a manga para obter corpo e complementar o sabor frutado. Disponível no e-commerce e bares parceiros.

50 Cervejas de 2022

Corre que é a última semana para você votar nas cervejas de 2022! Clique aqui,

 

Prontinho! Atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana07

Sair da versão mobile