Um personagem pequeno, porém representativo, de “Hamlet”, uma das mais importantes peças de Shakespeare, se tornou grande nas mãos de Victor Meira, vocalista da Bratislava. A banda, que se apresenta na próxima edição do Lollapalooza (clique aqui), traz em seu último disco a canção “Yorick”, que fala sobre depressão e superação. O vídeo é um episódio da série “Cante um Livro”, criada por Iuri Bermudes, e que aborda a ligação entre a música e a literatura.
Leitor voraz, Victor Meira explica que a personagem “Yorick”, o bobo da corte morto há 23 anos na peça shakesperiana, fala sobre o caráter efêmero da vida. Na obra, Hamlet conversa com o coveiro e segura o crânio do bufão, já um esqueleto, e recita um breve discurso sobre o fim da vida e a sua brevidade. Victor conta sobre a ligação entre a canção e a peça:
“No refrão, da música da Bratislava, eu canto ‘Sei, não somos mais do que meros grãos de sal. E que a terra em que piso devora tudo no final’. Então o refrão da música e a moral do discurso proferido trazem a ideia de que, por mais que a gente seja esse vulcão de alegria, ódio e fúria, passamos a vida inteira nos preocupando com coisas fúteis. No final todo mundo vai pro mesmo lugar. Todas as peças do tabuleiro retornam pra mesma caixa”, filosofa.
Ao fim do vídeo, Victor Meira apresenta a canção “Yorick” em formato voz e piano. A canção fala sobre sentir-se sufocado com a rotina, com o cotidiano e sobre as brechas de epifania que são experimentadas raramente, ao longo da vida. “É sobre aproveitar essas brechas pra se sentir vivo. Um incentivo à criação, por nós mesmos, dessas brechas”, finaliza Victor.
A Bratislava é formada por Victor Meira (vocais/teclas/synths), Alexandre Meira (guitarra/vocais), Sandro Cobeleanschi (baixo) e Lucas Felipe Franco (bateria). A banda será uma das atrações do festival Lollapalooza Brasil, que acontece em São Paulo nos dias 25 e 26 de março de 2017.
Assista ao vídeo:
Fonte: Build Up Media