Com água, malte, lúpulo, fermento, criatividade e uma boa pitada de loucura, eles criam uma infinidade de sabores. Mas se tem um ingrediente que não pode faltar na panela dos cervejeiros caseiros é o conhecimento. Por isso, a ACervA Paulista faz entre os dias 20 e 22 de novembro seu primeiro Festival de Cervejeiros, que tem apoio do Instituto da Cerveja Brasil e da Cervejaria Invicta. Serão dois dias inteiros dedicados ao que os caseiros mais gostam: a troca de informações. E no terceiro dia, uma festa na rua, aberta ao público, com food trucks e cervejarias convidadas.
O festival acontece no Instituto da Cerveja Brasil e vai contar com convidados de peso. O time de palestrantes internacionais conta com Hans Müller (Mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, da Alemanha), Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone) e Nathan Zeender (Mestre-cervejeiro e co-fundador da Right Proper Brewing Co, dos Estados Unidos). Já entre os craques nacionais estão Edu Passareli (especialista em cervejas e cervejeiro caseiro), André Leme Cancegliero (Sócio-proprietário da Cervejaria Urbana), Luís Celso Jr (jornalista, sommelier de cervejas e blogueiro), Marina Pascholati (Cervejeira da Blondine) e Victor Marinho (Cervejeiro caseiro e proprietário da Hophead Brewing Consulting) e Frederico Ming (Cervejaria Capitu).
Os temas são os mais abrangentes. Vão das tais loucuras que os caseiros aprontam com suas panelas ao crescimento do movimento cervejeiro, passando, claro, por questões técnicas do processo de produção da cerveja como fermentação e lupulagem. E a ACervA Paulista reuniu convidados de peso para falar sobre os assuntos.
Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre cerveja caseira e o mercado cervejeiro pode participar do Festival de Cervejeiros. As inscrições custam R$ 300 (até o dia 07 de outubro, quando o lote aumenta de valor) e dão direito a assistir a todas as palestras e painéis. A programação promete ser intensa: sexta e sábado, das 9h às 19h. Associados de qualquer ACervA do país têm descontos especiais.
Já no domingo é hora de relaxar. A festa será na Associação Cecília, espaço cultural que abriga eventos diversos, e começa cedo: às 11h. Aberta ao público, a confraternização terá food trucks, cervejarias convidadas e show. Como acontece na rua, também tem hora para acabar: às 19h.
As inscrições podem ser feitas pelo site da ACervA Paulista (http://bit.ly/festival-participe). O Instituto da Cerveja Brasil fica na Avenida das Carinás, 417, em Moema. E a Associação Cecília fica na Rua Vitorino Carmilo, 449, em Santa Cecília.
Confira a programação das palestras:
Off-flavors – Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone, Estados Unidos)
Como identificar os principais desvios no sabor da cerveja, as possíveis causas e como evitá-los.
Reinheitsgebot – Hans Müller (Mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, Bavaria, Alemanha)
Breve história da Lei da Pureza: riscos, benefícios, criatividade e o futuro da lei. Müller também mostra como opera uma cervejaria na Bavaria que segue a Lei da Pureza.
Fermentação espontânea e láctica – Nathan Zeender (Mestre-cervejeiro e co-fundador da Right Proper Brewing Co, dos Estados Unidos)
Fermentação com Brettanomyces e bactérias de ácido láctico estão abrindo novas e emocionantes fronteiras de sabores. Zeender fala sobre o o uso dos microorganismos que até pouco tempo eram considerados pragas pelas cervejarias.
Lúpulo, lúpulo e mais lúpulo – Leonardo Sewald (Sócio-proprietário da Cervejaria Seasons)
Técnicas avançadas de lupulagem. Sewald ensina a criar uma IPA, dá dicas para o aperfeiçoamento no uso do lúpulo e ensina aspectos associados ao seu manuseio.
Loucuras na panela – Humberto Ribeiro (Cervejeiro caseiro e proprietário da cervejaria Jambreiro) e Fred Ming (Cervejeiro caseiro e sócio-proprietário da Cervejaria Capitu)
Os cervejeiros que começaram na panela e criaram suas cervejarias fazem uma apresentação sobre uso de ingredientes e técnicas inusitados.
E painéis:
Sour beers no Brasil
O futuro deste estilo que começa a chegar no Brasil e como as sours são recebidas pelo público
geral.
Tradição X Inovação
Uma discussão sobre o uso da Lei da Pureza na produção de cervejas no Brasil, seus benefícios e
obstáculos e o uso de ingredientes inovadores.
Movimento cervejeiro
Movimento cervejeiro no Brasil e no mundo, evolução do mercado, novas tendências, e o que
esta revolução implica no consumidor.
Diferenças entre cervejeiros caseiros e profissionais
Uma discussão com cervejeiros caseiros que criaram uma marca e agora produzem em
microcervejarias.
Sobre a ACervA Paulista
A ACervA Paulista é uma associação sem fins lucrativos formada por cervejeiros caseiros do Estado de São Paulo. Sua finalidade é promover e incentivar a cultura cervejeira e, especialmente, difundir a fabricação da cerveja caseira. Foi criada em 2007 por um grupo de cinco cervejeiros caseiros que se encontrou virtualmente num grupo de discussão sobre cerveja artesanal no Orkut. Hoje, conta com cerca de 400 associados em todo o estado e é responsável, com as outras 16 ACervAs estaduais, de expandir a cultura de produção caseira.
Fonte: AcervA Paulista