fbpx

Em 2022, quatro cervejarias lançaram seus novos rótulos e o estilo delas nos pegou e ficamos tipo… ??? Pois bem vamos explicar cada uma delas.

No mundo tem diversos estilos de cervejas, IPA, Pilsen, RIS e agora Catharina Sour, são muito bem visto por aqui mas as cervejarias em não ser somente ‘mais um lançamento no mercado’, vieram a fundo e trouxeram novos estilos poucos vistos em solos brasileiros, bora conferir quais são?

Experiência dos Sentidos (Estilo: Tmavé Pivo Dark Lager / Cervejaria: @cervejaavos)

A cervejaria que participou do projeto ‘Experiência dos Sentidos’ que tem o objetivo de aproximar mais o mercado cervejeiro da comunidade surda, ampliar a discussão sobre o tema do capacitismo e arrecadar fundos que serão revertidos em bolsas de estudos para serem usadas por pessoas surdas em escolas cervejeiras profissionalizantes.

Pro estilo, foi feita uma Tmavé Pivo Dark Lager que segundo o site Beer And Brewing:

“Literalmente, tmavé pivo significa apenas “cerveja escura” em tcheco. Estilisticamente, no entanto, é muito mais específico: para os cervejeiros tchecos, tmavé pivo é um tipo específico de cerveja escura que lembra a clássica Munich Dunkel que a inspirou pela primeira vez, embora a interpretação tcheca tenha um corpo visivelmente mais rico. Ao contrário dos três maltes que você costuma ver no original alemão, o tmavé pivo é feito de quatro, cinco ou até mais tipos de malte, incluindo caramelo e malte torrado escuro. E embora o tmavé pivo possa vir em qualquer força, cervejeiros como Štěpán Kříž no Pivovar Hostomice da República Tcheca tendem a evitar versões de baixa gravidade.”

Antiphona (Estilo: Czech Dark Lager / Cervejaria: @cervejariadogma)

Indo também para o lado das cervejas escuras, a cervejaria trouxe a Antiphona e o estilo escolhido foi também lá do lado tcheco, a Czech Dark Lager, que segundo o BJCP:

“Este estilo é uma combinação dos estilos tchecos tmavý ležák (11–12,9 °P) e tmavé speciální pivo (13–14,9 °P). Exemplos mais modernos são mais secos e têm maior amargor, enquanto as versões tradicionais geralmente têm IBUs na faixa de 18 a 20 com um equilíbrio mais doce.”

Sour Abacaxi & Amburana (Estilo: Kettle Sour / Cervejaria: @cervejariatarantino)

Foto: Divulgação

Quando a Tarantino trouxe o rótulo Sour Abacaxi & Amburana veio a dúvida em relação ao estilo. Kettle Sour é ou não um estilo? A resposta é NÃO e sim uma técnica, como diz o site Central Brew:

“No Kettel Sour você faz o processo padrão de produção. Em seguida, você precisa acidificar o mosto, dentro do processo de produção, depois ferve a cerveja e fermenta com uma levedura simples.”

Le Pirate Fraçois (Estilo: French Pilsner / Cervejaria: @undertapbrewingco)

As Pilsners você encontra bastante por aqui mas indo pro lado francês é pouco visto, por isso, a Under Tap trouxe para o seu rótulo Le Pirate Fraçois.

O estilo não é tão diferente, somente é utilizado os lúpulos franceses Mistral e Aramis em sua receita.

 

Ficou curioso? Então vai lá nos @ de cada cervejaria e adquira a sua e boa degustação! Cheers!

#PapoDeBrejeiro

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.