Simonmattia Riva é o mais novo melhor sommelier de cerveja do mundo. Fato que comprova que o mercado italiano de cervejas especiais também vive excelente fase e recebe esta coroação no IV Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja que teve em 2015 sua primeira realização no Brasil.
Os alemães Frank Lucas e Irina Zimmermann (única mulher na disputa) ficaram respectivamente em 2º e 3º lugar. Dois brasileiros também fizeram bonito e chegaram à final: Rodrigo Sawamura (em 4º lugar) e André Soares Rodrigues (5º lugar) que dividiu o posto com o suíço Roger Brügger.
O evento reuniu 48 sommeliers que representaram 10 nações (Brasil, Alemanha. Áustria, Suíça, Itália, Chile, Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela e Argentina). As provas classificatórias ocorreram na Academia Barbante de Cerveja, a provafinal foi no palco doDegusta Beer & Food e o anúncio do vencedor foi realizado em um jantar fechado para convidados no restaurante Brace – no Eataly São Paulo.
“A vitória de um italiano representa ainda mais importância para a competição. Afinal, o mercado italiano de cervejas especiais também cresce muito a cada ano – a exemplo do brasileiro – e é muito bacana que a cultura cervejeira ganhe mais essa grande representação. Ainda mais em um mercado tão famoso pela produção de vinhos e que começa a figurar com esse destaque também no segmento cervejeiro”, destaca Joyce Oliveira, gerente educacional da Academia Barbante de Cerveja (representante de Doemens em SP e BH).
Simonmattia Riva passou pela prova prática de identificação de estilos de cerveja, um teste teórico de múltipla escolha e um teste prático de off-flavors. E na grande final o italiano contou também com um pouco de sorte por ter tido a oportunidade de escolher a cerveja italiana Birra Baladin Nora em sua apresentação. O resultado não poderia ser outro. A Itália no topo do mundo cervejeiro e o jantar de premiação no Eataly São Paulo com um sabor ainda mais especial para a delegação italiana.
O sommelier de cervejas no mundo
O sommelier de cerveja deixou de ser uma profissão desconhecida. Ao lado dos clássicos sommeliers de vinho, este já é o ramo mais forte da sommelieria e o número de profissionais tem aumentado constantemente nos últimos anos. A formação de sommeliers de cerveja, que começou em 2004 na Alemanha pela Doemens Akademie, hoje já está presente em todo o mundo.
Os embaixadores da sofisticada cultura das cervejas, com senso ético, profissionalismo profundo, expressivo e vivaz, atraem os consumidores às variedades e ao consumo inteligente das cervejas. Os alunos, vindos geralmente da indústria da cerveja e da gastronomia, aprendem todas as habilidades em torno da degustação e conhecimento cervejeiro em seu mais elevado nível. Isto inclui o processo de produção, os diferentes estilos, a correta seleção para harmonizações gastronômicas, a perfeita apresentação e serviço. Na gastronomia, o sommelier também cria menus, aconselha na preparação de pratos com a bebida e organiza compras e estoques. É ele também quem faz de tudo para melhorar e garantir a qualidade do serviço de chope.
Desde 2009, a classe dos sommeliers de cerveja passou a ser homenageada na forma de uma “Copa do Mundo”, organizada e realizada há cada dois anos pela Doemens Akademie. Este ano, em julho, o campeão entre os mais de 2.000 sommeliers de cerveja será definido. Os 48 sommeliers de cerveja finalistas de diferentes nações competirão no Brasil, colocando seus conhecimentos e “narizes” em teste. Os seis sommeliers que forem capazes de se classificar, chegam à final em frente a um júri de prestigio internacional para apresentar seu talento e carisma. Esta fase não é apenas sobre os pontos de experiência e conhecimento cervejeiro, mas também quanto à capacidade de apresentar uma cerveja com serenidade e alegria, mesmo podendo ser um rótulo desconhecido para o profissional. Aquele que melhor apresentar a cultura e diversidade das cervejas será coroado o vencedor e se tornará o novo sommelier campeão do mundo.
Conheça a relação dos competidores do IV CAMPEONATO MUNDIAL DE SOMMELIERS DE CERVEJAS:
– BRASIL
Alexander Moraes
André Soares Rodrigues (5º colocado)
Daniel Fregonezi Tortella
Eduardo Pelizzon
Fábio de Faria e Souza Campos
Fernando Carvalho de Almeida
Fernando Fernandes Chaves
Gil Lebre Abbade Franco
Guilherme Germano Rossi
José Augusto Procópio Pinto
Luis Celso Sniecikoski Júnior
Luiz Yamauchi Junior
Marcelo Hugo Klein
Marcelo Penteado Crosta da Costa Lima
Marcos Roberto Gonçalves
Pedro Barcellos Teixeira
Pedro Henrique Capriles Bianchi
Pedro Veronese
Rodrigo de Mello Ferreira
Rodrigo Sawamura (4º colocado)
Tegnus Franciscus Lamas
– ALEMANHA
Christoph Puttnies
Cornelius Faust
Frank Lucas (2º colocado)
Grote Guido
Irina Zimmermann (única mulher nesta edição!) (3ª colocada)
Julian Menner
Karl-Ludwig Rieck
Klaus Artmann
Markus Sailer
Max Spielmann
– AUSTRIA
Clemens Kainradl
Felix Schiffner
Josef C. Sigl
Markus Thaller
Markus Reitlinger
– SUIÇA
Marcel Alber
Raimar Schramm
Roger Brügger (5o colocado)
– CHILE
Armin Schmid
– ITALIA
Andrea Rocca
Gilberto Acciaio
Riva Simonmattia (campeão)
Stefan Grauvogl
– ESTADOS UNIDOS
Donald G. Lindsay
– PORTO RICO
Franceschi George
– VENEZUELA
Carlos Ruiz
– ARGENTINA
Martin Boan
Patrocinadores:
Fonte: Notícia Expressa