fbpx

No mês de setembro saiu o tão esperado álbum do Epica, o ‘The Holographic Principle’, que veio junto com o Epic Metal Fest para os fãs acompanharem de perto a performance do novo disco ao vivo e a surpresa não seria outra a não ser um ótimo trabalho feito.

O Epica tem mais de 15 anos de estradas e o seu ponto forte sempre foi o metal sinfônico, porém as vezes se arriscam em novos experimentos durante a carreira, temos como base o álbum ‘Requiem For The Indifferent’ de 2012, que mostrou um álbum seco mas pouco toques sinfônicos, mas de muita qualidade.

Em 2014 resenhamos o álbum ‘The Quantum Enigma’ (clique aqui), e gostamos do que ouvimos, porém parece que nestes dois anos, a qualidade musical da banda tem ficado cada vez melhor, e ‘The Holographic Principle’ veio provar em cada faixa presente.

As duas faixas já divulgadas “Edge Of The Blade” (clique aqui) e “Universal Death Squad” (clique aqui), são exemplos de um disco sem altos e baixos, em perfeita sintonia com o gutural de Mark, que senti mais presente neste álbum, com a sensibilidade de Simone Simons no vocal, incluindo claro os toques de orquestra que é marca do Epica em seus discos. Um detalhe que percebi foi uma mudança do timbre vocal de Simone, em momento ficando mais limpo, outros mais agudos.

Porém o disco não se resume em apenas dois singles, vale destacar o peso de “Divide And Conquer”, a viagem em “Dancing In A Hurricane” (me fez lembrar algumas momentos de RFTI), e os 11 minutos de aventura em “The Holographic Principle – A Profound Understanding of Reality”.

Quando falamos que a experiência musical sempre conta ao lançar um novo disco, só mostra o quão experientes o Epica estão em lançar obras que nos fazem viajar a um novo mundo em suas canções, de fato é um álbum superior ao de 2014, com o tempo pode ser um dos candidatos a um top 5 da banda como os melhores discos da carreira. Nota máxima de canecos!

Epica – The Holographic Principle (2016 – Nuclear Blast Records)

Tracklist:

01. Eidola
02. Edge of the Blade
03. A Phantasmic Parade
04. Universal Death Squad
05. Divide and Conquer
06. Beyond the Matrix
07. Once Upon a Nightmare
08. The Cosmic Algorithm
09. Ascension – Dream State Armageddon
10. Dancing in a Hurricane
11. Tear Down Your Walls
12. The Holographic Principle – A Profound Understanding of Reality

Formação:

Simone Simons – vocal (mezzo-soprano)
Mark Jansen – guitarra e vocal gutural
Rob Van der Loo – baixo
Isaac Delahaye – guitarra
Ariën van Weesenbeek – bateria
Coen Janssen – Teclado e Piano

NOTA:   10/10

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.